Quais são as rotas operadas com a nova Classe Executiva e Primeira Classe da ANA?

Notícias

Por Diego Bastos

A ANA (All Nippon Airways) introduziu, em meados de 2019, suas novas cabines premium: “The Room” para a Classe Executiva e “The Suite” para a Primeira Classe. Essas luxuosas cabines estrearam na rota entre Tóquio (HND) e Londres (LHR), expandindo-se para voos entre Tóquio (HND/NRT) e Nova York (JFK), além de Tóquio (HND) e Frankfurt (FRA) ainda em 2019. Como é costume da empresa ajustar ao longo dos anos seu cronograma, vamos te atualizar nessa matéria das rotas operadas com as novas cabines premium da companhia. Confira!


Rotas operadas com a Classe Executiva e Primeira Classe da ANA

As novas cabines premium da ANA estão presentes apenas nas aeronaves do modelo Boeing 777-300ER, mas não em todas elas como veremos mais adiante. O modelo equipado com as novas cabines destaca-se pela eficiência operacional, sendo amplamente utilizado por diversas companhias aéreas em todo o mundo em rotas de longa distância.

Dos 15 jatos Boeing 777-300ER presentes em sua frota, apenas 9 contam com a nova classe executiva (The Room) e primeira classe (The Suite). Destes, 6 foram entregues à companhia aérea em 2019, ano em que foi apresentada a remodelagem das cabines, conforme divulgamos aqui no PP, e 3 foram reconfigurados para os novos padrões da companhia. Portanto, nos demais 777-300ER, você ainda encontrará a classe executiva mais antiga, o que não significa que não possam passar por uma remodelagem, embora isso não seja considerado a curto prazo.

Veja abaixo as atuais rotas operadas, hoje, com as novas cabines da ANA:

  • Tóquio (HND) – Londres (LHR);
  • Tóquio (HND) – Nova Iorque (JFK);
  • Tóquio (HND) – Chicago (ORD);
  • Tóquio (NRT) – São Francisco (SFO); e
  • Tóquio (NRT) – Chicago (ORD).


Como identificar se o voo é operado com as novas cabines

Como comentamos no tópico anterior, as novas cabines The Room e The Suite estão presentes apenas nos Boeings 777-300ER da companhia. No entanto, não são todas as aeronaves deste modelo que estão configuradas com as novas cabines. Confira a seguir como é possível identificar se o voo contará com a presença ou não da The Room e The Suite:

Mapa de assentos da Classe Executiva

A nova configuração conta com 64 assentos de Classe Executiva, enquanto que na configuração antiga, varia entre 52 e 68 assentos. Portanto, ao consultar o mapa de assentos da Classe Executiva, se a cabine for até a fileira de número 20, o voo contará com a nova Classe Executiva e Primeira Classe. 

Site da All Nippon Airways

Ao pesquisar por um voo diretamente no site da ANA, ao selecionar o tipo de cabine (Executiva ou Primeira Classe) e inserir os dados da viagem, nos resultados da busca, haverá uma indicação com os termos “The Suite” ou “The Room” quando for previsto que o voo em questão opere com a nova configuração.


Conheça as novas cabines premium da ANA

As novas cabines “The Room” e “The Suite” são o resultado de cinco anos de desenvolvimento e colaboração entre a companhia, o arquiteto japonês Kengo Kuma e os designers da britânica Acumen e foram inspiradas na herança japonesa e nos princípios de design ocidentais. Confira a seguir alguns detalhes de cada uma delas:

The Room – A nova business class

A chamada “The Room” oferece um dos maiores ambientes de classe executiva do mundo, com um amplo sofá que é o dobro da largura da classe executiva anterior além de possuir portas flexíveis – inspirada nos modernos espaços multifuncionais japoneses. De acordo com a companhia os assentos oferecem “lugar para tudo”, incluindo discretos porta-trecos para pertences pessoais. A divisória móvel ajustável permite o jantar a dois e até realização de reuniões.

Para trazer o calor e uma “casa longe de casa”, Kengo Kuma terminou os assentos com três acabamentos de madeira diferentes inspirados em modernas casas japonesas. A nova classe executiva possui um total de 64 assentos, diferente do layout atual, que conta com até 68 assentos.

The Suite – A nova First Class

Projetado com atenção impecável aos detalhes, a “The Suite” é inspirada em hotéis de luxo japoneses e é o mais espaçoso assento totalmente fechado já visto em uma aeronave da companhia. A cabine possui oito assentos, distribuídos por duas filas numa configuração 1-2-1.

Os novos assentos de primeira classe que são revestidos com uma luxuosa madeira escura, vem com portas e um monitor de 43 polegadas – o primeiro 4K do mundo em um avião comercial. A Suite também possui uma divisória móvel ajustável, uma tomada universal e porta USB.


Como resgatar voos da ANA com milhas e pontos

A ANA é uma das 26 companhias membros da Star Alliance. Sendo assim, é possível resgatar voos da companhia com milhas e pontos utilizando os programas parceiros desta mesma aliança. Entre as opções mais comuns para brasileiros, temos:

  1. LifeMiles (avianca)
  2. MileagePlus (United)
  3. TAP Miles&Go (TAP)
  4. Aeroplan (Air Canada)

Embora os programas mencionados sejam os mais conhecidos e acessíveis no Brasil para acumular milhas e pontos visando ao resgate com a ANA, você pode encontrar condições mais favoráveis em termos absolutos para emissões no programa própria companhia, o ANA Mileage Club, e até mesmo no Flying Club da Virgin Atlantic (que não faz parte da Star Alliance). Com o ANA Mileage Club, é possível emitir a nova The Room por 75.000 milhas ida e volta, enquanto com o Flying Club é possível encontrar trechos a partir de 45.000 pontos (chegando ou partindo de Tóquio) com a mesma cabine. Nesse contexto, recomendamos a leitura da matéria “Como acumular pontos no Flying Club da Virgin Atlantic“.

No entanto, após a retomada do turismo no pós-pandemia, o aumento da demanda por viagens fez com que esteja cada vez mais difícil encontrar bilhetes, sobretudo em Primeira Classe da ANA em tarifa award. Esse resgate se mostra viável apenas nas raras datas em que a companhia disponibiliza esse tipo de assento para os parceiros do programa, o que, infelizmente, é algo bastante raro.


Comentário

As cabines premium da ANA – All Nippon Airways são, há algum tempo, consideradas algumas das mais luxuosas do mundo, sempre figurando entre as melhores em diversas premiações da aviação, inclusive no Skytrax World Airline Awards, considerado o ‘Oscar’ da aviação civil. As melhorias e aprimoramentos com a The Room e The Suite estão em linha com o padrão de conforto e excelência da empresa, justificados por tais reconhecimentos e das 5 estrelas pela Skytrax.

Desde 2019, quando foram apresentadas, a companhia as implementou em apenas 60% de sua frota de 777-300ER, sem planos no momento de expandir para mais aeronaves do modelo, o que limita a oferta de assentos e torna difícil encontrar disponibilidade para emissões com milhas e pontos.

Você já voou nas novas cabines premium da ANA? Como foi a experiência? Compartilhe com a gente nos comentários!

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Grupos de Alerta do PP
Grupos de Alerta do PPReceba alertas de passagens aéreas no seu WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.