O prazo para realizar o cadastro das ‘chaves’ do novo sistema de pagamentos Pix começou hoje (05). Esse é o primeiro passo quem tem planos de utilizar o novo sistema que entra em vigor no dia 16 de novembro.
O que é o Pix
Conforme publicamos aqui no site, o Pix é um meio de pagamentos criado pelo Banco Central que permitirá transferências e pagamentos instantâneos 24 horas por dia e sete dias por semana. Além de ser mais um meio de pagamento, ele será uma nova maneira de transferir recursos, como ocorre atualmente com o TED e o DOC.
Através dele, qualquer pessoa física ou empresa que tenha uma conta corrente, conta de depósito ou conta de pagamento pré-paga poderá utilizá-lo.
O que é a chave Pix?
A chave Pix é como serão identificados os usuários, sejam eles clientes ou empresas. Com a chave será possível receber transferências e pagamentos sem precisar disponibilizar todos os dados da sua conta.
Nas transferências tradicionais feitas via DOC e TED, é necessário compartilhar dados como instituição bancária, nome, agência, conta e CPF/CNPJ. Com o Pix, as transferências poderão ser recebidas a partir de um único dado como o número de celular ou CPF/CNPJ ou um e-mail, uma forma mais simples e ágil.
- É obrigatório?
O cadastro da chave Pix não é obrigatório, já que também é possível fazer ou receber o pagamento instantâneo preenchendo todos os dados da conta a cada operação, como acontece hoje ao fazer um TED. Porém, dessa forma o processo será bem mais demorado do que por uma chave Pix.
- Como cadastrar?
Cada registro das chaves é feito diretamente em um dos canais da instituição onde o cliente tem conta. Lembrando que para realizar esse cadastro, o cliente precisa confirmar a posse da chave e vincular à conta do Pix.
Por exemplo, no caso do uso do e-mail ou do telefone celular como chave, o usuário receberá um código por SMS ou por e-mail que deverá ser inserido no aplicativo para confirmar sua identificação.
- Limite de chaves cadastradas
No total, cada pessoa pode ter cinco chaves para cada conta da qual for titular. No caso de empresas, o limite é de 20 chaves por conta.
Se o usuário tiver mais de uma conta, é possível vincular chaves distintas em diferentes contas. Mas atente-se que não é possível vincular a mesma chave a mais de uma conta, ou seja, não será possível utilizar o seu telefone celular como identificação em uma conta do Bradesco e outra do Itaú, por exemplo. Será necessário escolher uma instituição para esse vínculo.
Comentário
Esse é o primeiro passo para que em breve os usuários comecem a utilizar o Pix, o novo sistema de pagamentos que promete muito mais rapidez e agilidade em transações bancárias.
Recomendamos novamente que se atentem a questão do limite de chaves e que elas não podem ser repetidas entre instituições, ou seja, se você cadastrar seu CPF como chave Pix em uma instituição, você não poderá utilizá-lo como chave também em outra. Portanto, analise as instituições em que você possui conta para gerenciar a melhor maneira de utilizar o Pix para você.
Alguém já realizou o cadastro da chave Pix? Como foi sua experiência?