Como o Ale contou nesse post, a leitora Roberta nos enviou um email contando que havia sido surpreendida no meio da sua viagem pelo Marrocos quando o governo do país decidiu fechar todas as suas fronteiras, impedindo que ela e outros brasileiros voltassem para casa.
O desfecho da história é que a Rede Record fretou um avião da LATAM para trazer de volta atores e equipe técnica que gravavam cenas de uma novela no país e permitiu que os turistas brasileiros presos no país voltassem no mesmo voo, sem precisar pagar nada por isso.
O voo
Como podem imaginar, o voo de repatriação é um pouco diferente de um voo comercial comum. A Roberta enviou algumas fotos para nos contar como foi o voo.
Boarding Pass histórico
Para embarcar, cada passageiro teve direito a uma peça de bagagem de até 23 quilos e um volume de mão de até 8 quilos.
Com o aeroporto de Marrakesh fechado, o embarque foi feito na remota e o avião da LATAM era o único que estava na pista. O saguão do aeroporto estava vazio!
Além disso, as empresas de catering do aeroporto não estavam funcionando, por isso, a tripulação do voo distribuiu pacotes de lanches que haviam sido trazidos do Brasil.
O lanche foi servido por comissárias que estavam de máscaras e luvas. O serviço foi o mesmo tanto para a classe econômica quanto para os passageiro da classe executiva.
Segundo a Roberta, quando a aeronave entrou no espaço aéreo brasileiro, o comandante anunciou à todos que já estavam em território nacional, e a notícia foi recebida com aplausos aliviados dos passageiros a bordo.
Além disso, o avião desviou da sua rota original, o que levantou suspeitas de que pousariam em outro local, como Goiânia. No fim era apenas uma mudança para desviar de uma nuvem.
O avião pousos em Guarulhos sábado à tarde. E ao chegar em GRU não houve nenhum controle para possivelmente identificar algum passageiro com sintomas. As únicas instruções foram dadas através do sistema de áudio da aeronave, que aconselhou a qualquer um com sintomas a procurar um posto de saúde.
Estamos vivendo momentos sem precedentes. É bom ver que tudo deu certo para os brasileiros que estavam no Marrocos e que todos agora já estão seguros em casa.
Agradecemos à leitora Roberta pelo envio do relato e das fotos e desejamos uma boa quarentena!