fbpx

Como emiti Primeira Classe da SWISS com milhas do TAP Miles&Go

Notícias

Por Fábio Vilela

Olááá pessoal! Será que eu ainda sei fazer post hein? O bom filho a casa torna, rs.

Depois do maravilhoso post escrito pelo Raimundo, eu vim compartilhar como foi a minha situação em específico para emitir a primeira classe da SWISS com milhas – que convenhamos, é como se fosse o Holy Grail do mundo dos Frequent Flyers.


A exclusividade da Primeira Classe da SWISS com milhas

Como a maioria de vocês sabem, a SWISS não libera assentos em Primeira Classe para parceiros emitirem com pontos de outros programas. Esta emissão fica restrita para os próprios sócios com status HON do Miles&More (programa do grupo), ou seja, é bem exclusivo e consequentemente super cobiçada / desejada.


Primeiros sinais, busca e padrão de disponibilidade

Nas nossas pesquisas e discussões diárias aqui no PP, quando começamos a notar um certo padrão da disponibilização desta bendita classe tarifária (O) da SWISS, tratei logo de começar a pesquisar onde ela também estava refletindo.

Conforme descobrimos e já citado aqui no PP, você não irá conseguir achar esta disponibilidade se procurar os trechos que se iniciam ou terminam em Zurich. Pelo o que pude observar, a classe aparece na sua maioria das vezes quando você busca para/de cidades que são hub’s das empresas do grupo como Munich (MUC), Frankfurt (FRA) e Vienna(VIE) – claro, podendo haver exceções.

Isto é o que chamamos de married segments, que é quando o sistema é programado para abrir uma classe tarifária somente se você pesquisar da origem XXX para o destino YYY (mesmo com conexão). Sendo assim, se você pesquisar trechos puros, não encontrará.

Esta prática é muito comum, e inclusive vale para tarifação pagante também. Quantas vezes um voo de UDI para CWB (conectando em GRU) fica mais barato que um voo somente de UDI para GRU. Tenho certeza que vocês também já passaram por isto.

Agora voltando aos programas parceiros: em sites como a United, que emitem cabine mista de forma online, é possível verificar instantaneamente a disponibilidade de emissão com a SWISS, veja por exemplo para ir agora dia 24/12.

Para tirar a prova, você também pode usar o ExpertFlyer forçando a pesquisa. Basta ir na aba Awards and Upgrades – preencher a data e o itinerário e marcar a SWISS e a Tarifa “O” e “I”.

Na próxima página você vera a disponibilidade aparecendo tanto em Executiva (I) quanto em Primeira Classe (O). YES!


Minha saga com o Miles&Go

Tendo em vista todo este cenário, começou a saga para conseguir emitir com o o TAP Miles&Go, já que é necessário ligar.

No meu caso precisei de diversas ligações até achar uma colaboradora paciente e que conseguiu tudo. Eu já tinha tudo anotado, para entregar tudo de “mão beijada” – isto facilita viu?

Recebi algumas justificativas de outros atendentes que não poderiam vender Primeira Classe com milhas ou que não havia disponibilidade (esta se repetiu por 4x).

Mas o Fabinho é insistente, e sabendo da disponibilidade da tarifa em outros programas, eu tinha certeza que ela estaria aberta para todos, por isto continuei.

O que pude notar é que você precisa instruir ao atendente para “forçar” ou filtrar a busca exclusivamente na empresa LX (SWISS) – pra quem não sabe, eles tem um comando que conseguem fazer isso.

Da maioria dos os atendentes do Miles&GO que tive a oportunidade de conversar, a grande parte não se sente confortável quando você tenta (de forma educada e paciente) ensinar algo novo pra eles. Mas volto a falar, tive muita calma (meus chakras estavam alinhados, rs) pra ir sugerindo o passo a passo até o lugar finalmente aparecer no dia e voo que eu queria.

Depois que ela pegou os lugares, foi só esperar a parte da tarifação e em seguida passar o cartão de crédito. Em menos de 24 horas o bilhete chegou no email e eu estava pronto para viajar.

Como o voo se iniciou no Brasil não paguei taxa de combustível e ficou um total de R$638,50 – já com o fee de emissão. Para conferir os valores dos resgates em Primeira Classe por região, acesse este post aqui.

A disponibilidade saindo do Brasil é muito mais escassa e quase inexistente se comparado por exemplo a um trecho entre Frankfurt e Tokyo (Narita) via Zurich. Ah e vem seguindo o mesmo padrão da First Class da Lufthansa, só liberam na janela de 14 dias.

Um detalhe que gosto de mencionar: depois que a atendente conseguiu segurar os lugares na classe O (Primeira Classe com milhas), ela me ofereceu para deletar os trechos de Frankfurt (que estavam na executiva) – caso realmente não fosse meu destino final. Mas como eu queria passar em Frankfurt, pra ir no First Class Terminal e pegar uns patinhos que estavam lá me esperando há meses, eu realmente desembarquei na cidade, ou seja, não precisei desembarcar em Zurich e abandonar a última perna.

Aliás, lembrem-se sempre da sigla sagrada caso não consiga emitir de primeira: HUCA – Hang Up Call Again – que significa desligue e ligue de novo.


Valeu a pena o esforço das ligações?

Vou deixar as fotos falarem por si! 🙂

Pude viajar na espaçosa primeira classe da SWISS com poltronas que viram camas.

Dormir em uma das suítes do First Class lounge da SWISS (Desta vez sem acidentes com tomadas, rs)

Comer um fondue no restaurante a la carte do First Class Lounge

Passar no First Class Terminal e buscar meus patinhos.

Ser levado de Porsche da Lufthansa até o avião.

Trocar de terminal em Zurich na Mercedes da Swiss.

Comer o famoso salmão Balik.

E por fim, degustar um fondue no voo para Narita.


Comentário

Quando eu me vejo escrevendo este tipo de post, viajo imediatamente ao passado, afinal foi como tudo começou aqui no PP. Uma baita nostalgia!

Poder ensinar vocês de como usar pontos de uma maneira saudável, correta e para o seu devido fim, sempre será a essência deste site.

Nunca se esqueça que a maior recompensa que um programa de fidelidade pode te dar, chama-se experiências, e estas que irão marcar para sempre suas viagens.

Espero que tenham gostado e quem ficou com alguma dúvida, pode perguntar nos comentários. E aproveite enquanto é tempo, isto não deve durar!

Os destaques desta minha viagem estão meu meu instagram – então vocês podem assistir tudo lá no @fabiovilela

Inclusive, agora quero desafiar vocês – quem conseguir emitir vai ter que vir aqui me contar detalhadamente!

Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2024!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
20% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.