fbpx

Milagre de Natal! SWISS está liberando disponibilidade em Primeira Classe para parceiros da Star Alliance

Notícias

Por Raimundo Junior

Voar na Primeira Classe da SWISS, em voo de longo curso, é um desejo nutrido por praticamente todo viajante frequente. Acontece que isso, até então, vinha sendo um privilégio para poucos, já que a empresa só costuma disponibilizar vagas para o os clientes elite do seu próprio programa de fidelidade, o Miles&More. A boa notícia é que essa regra vem sendo excepcionada ultimamente.


Requisitos para reservar SWISS First Class

Todos os sites e blogs internacionais de viagem são uníssonos em incluir a Primeira Classe da SWISS, dentre aqueles produtos mais exclusivos e de difícil acesso no mundo das milhas. Isso decorre do fato da companhia suíça não liberar, em regra, bilhetes award para parceiros e, sobretudo, porque mesmo no seu programa próprio, só permitir o resgate pelos clientes top tier – membros Senator ou HON Circle – do Miles & More.

É bem verdade que, em situações episódicas reportadas ao longo dos últimos 6 anos, foram liberadas vagas para parceiros, especialmente no MileagePlus da United.

Aliás, já tínhamos um “gostinho” de como era essa cabine, num resgate do MileagePlus na quinta liberdade do ar, entre São Paulo e Buenos Aires. Acontece que esse não era um resgate award, mas oferta de bilhete comercial aos clientes do programa de fidelidade da United, fruto de acordo bilateral.

Por essa razão, excepcionados os clientes pagantes, voar na Primeira Classe da SWISS em voos longos, parecia um sonho distante para a maioria dos viajantes frequentes que tiram proveito do nosso universo de milhas e pontos.


Encontrando o mapa do tesouro

Como tenho uma viagem longa com a família agora no fim do ano, venho monitorando frequentemente o mercado em busca de alternativas para aprimorar os voos que já tenho e/ou fazer resgates substitutivos que me permitam deixar de usar milhas mais valiosas e/ou difícil de gerar.

Evidentemente que a viagem foi muito bem estruturada, com todos os voos médios e longos em Classe Executiva e/ou Primeira Classe. Mas sempre se pode melhorar! Afinal, é preciso tirar proveito da expertise de escrever semanalmente sobre bons resgates, para o maior site do mundo em língua portuguesa, com foco em viagens premium usando milhas e pontos. Aliás, a série Resgates de Primeira está prestes a completar dois anos ininterruptos, cobrindo praticamente todas as possibilidades de bons resgates do mercado.

No final do último mês de novembro, em busca de voos alternativos ligando Europa e Ásia – já tenho Classe Executiva da SWISS, resgatada pelo TAP Miles&Go – acabei identificando que a SWISS estava liberando, ocasionalmente, disponibilidade award no MileagePlus, da United. Levei o tema para debate no grupo de trabalho do Passageiro de Primeira e segui um debate direto com o maior expert das milhas e pontos, nosso autêntico Passageiro de Primeira, Fábio Vilela.

Conseguimos identificar exatamente os padrões para achar vaga, já que, ao pesquisar voos diretos de/para Zurique, essas disponibilidades nunca são mostradas. Era preciso, portanto, forçar a disponibilidade, elegendo outra origem/destino, tendo Zurique apenas como ponto de conexão.


Acervo acessível aos parceiros Star Alliance

Um fato que merece nota, é que essas vagas que “forçamos” disponibilidade, ao utilizar os critérios adequados de pesquisa, são vagas Saver Award, de Classe Tarifária O, que é o acervo, em tese, acessível pelo conjunto de parceiros Star Alliance.

Aliás, os poucos blogs internacionais que reportaram esse novo “milagre”, não perceberam a extensão do que viram. Apenas referiram que estava sendo possível emitir a Primeira Classe utilizado milhas do MileagePlus.

Ora, sendo vaga em Classe “O”, naturalmente ela deferia refletir em outros programas parceiros. Começamos, então, a fazer as checagens devidas.

Em primeiro lugar, conferir se as vagas estavam sendo espelhadas no ExpertFlyer, o que foi confirmado:

A essa altura, já estávamos, Fábio Vilela e eu, debatendo no privado todas as variantes e possibilidades desse resgate.

Fomos também chegar em outros programas da aliança. No KrisFlyer, programa que ambos somos usuários, não refletiu nas pesquisas on-line (pois não mostra cabine mistas). Já no LifeMiles, da Avianca, as disponibilidades foram mostradas, quando utilizados os mesmos critérios das pesquisas no MileagePlus e ExperFlyer.

Após muito debate e questionamento, concluímos que essa disponibilidade deveria ser refletida em toda a aliança, inclusive no parceiro TAP Miles&Go.


Fábio mostrando porque é o Passageiro de Primeira

Como falei acima, o escopo inicial de buscas era o trecho Europa-Ásia, visando atender a uma necessidade pessoal de viagem em família. Fábio, a essa altura, já estava elaborando uma volta ao mundo com foco nesse resgate.

Enquanto eu estava com foco limitado a uma rota, Fábio já engatilhava o maior resgate de passagem premium de que já tive notícia: resgatar dois voos ultralongos na Primeira Classe da SWISS + acesso a dois dos mais distintos, exclusivos e luxuosos lounges de Primeira Classe do mundo da aviação + transfer em aeroportos em Porsche e Mercedes, usando milhas TAP Miles&Go. E ainda tem quem pense que o programa não é bom!

Para conferir os valores dos resgates por região, acesse este post aqui.

Bilhete GRU-ZRH-FRA

Como dizemos aqui na minha região, “enquanto eu ia com a farinha, Fábio já vinha com o pirão pronto”! 😂

Fácil, nunca foi!

Nas primeiras tentativas, os atendentes que conseguiam enxergar a disponibilidade, reportavam que não tava na base sistema e/ou, que não havia autorização para fazer o resgate.

Até comentei com ele, que se havia alguém no Brasil com expertise para “convencer” os atendentes a fazer e como fazer esse resgate, esse alguém era o próprio Fábio Vilela.

E foi assim que, após mais de uma dezena de ligações, esse resgate magnífico foi concretizado e pudemos acompanhar nos stories de Fábio, todos os detalhes dessa bela viagem.

Não tenho como afirmar com 100% de segurança, mas é praticamente certo que o primeiro cliente do mundo a emitir esse bilhete com o TAP Miles&Go foi, com toda justiça, o nosso Passageiro de Primeira, Fábio Vilela.

E isso foi um prêmio, mais do que justo, para marcar a primeira nova volta ao mundo do autêntico Passageiro de Primeira, que complementou a viagem com a First da JAL, entre Tóquio e Nova York e a First da American Airlines, de lá para São Paulo.


Comentário

Não há dúvida que podemos classificar esse resgate como um incrível “milagre de Natal”, dadas as sabidas barreiras para termos acesso à Primeira Classe da SWISS.

Não temos certeza se essa disponibilidade em “O” (Saver Award), que é rara, é preciso dizer, vai continuar por muito tempo, mas quem tiver oportunidade, não deixe de aproveitar!

Aproveito para deixar meus efusivos parabéns a Fábio Vilela pela viagem e, sobretudo, pelo Resgate de Primeira!

Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2024!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
20% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.