Há alguns meses o Governo liberou a emissão do Certificado Internacional de Vacinação pela internet. Nesse post vamos ensinar como emitir o Certificado de Vacinação contra febre amarela de forma online. O processo leva poucos minutos e o Certificado é enviado por e-mail em até 10 dias úteis. A emissão do documento é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Destinos populares entre os brasileiros como Austrália e Tailândia e vizinhos como Bolívia, Colômbia e Paraguai exigem vacinação contra a febre amarela. Geralmente ela deve ser aplicada com uma antecedência de 10 dias do embarque.
Passo a Passo
Para realizar a solicitação pela internet você deverá digitalizar dois documentos:
- RG (com CPF)
- Comprovante de Vacinação contra febre amarela
Com os documentos digitalizados você pode dar início ao processo.
Passo 1. Crie seu cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal nessa página.
Passo 2. Dê início a solicitação do Certificado nessa página.
Como você já vai ser cadastrado no Portal de Serviços do Governo, dados como nome, CPF, protocolo e e-mail serão preenchidos automaticamente. Os demais campos deverão ser preenchidos (Data de Nascimento, Sexo, Nacionalidade, Estado de Residência e Cidade de Residência).
No campo Número do Documento você deverá preencher com o número do seu RG, em seguida anexá-lo e clicar em Adicionar Dados na Tabela.
Passo 3. Preencher com as informações da vacina
Após fazer o envio dos seus dados pessoais você deverá preencher os campos Lote da Vacina e Data da Vacina. Em seguida você deverá anexar o cartão de vacinação.
Depois é só clicar em Enviar Solicitação.
Passo 4. Aguarde a análise da Anvisa
Com os formulários preenchidos e documentos digitalizados enviados, você deverá aguardar a análise da Anvisa. Que pode ocorrer em até 10 dias úteis.
Solicitação em postos conveniados
O Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela impresso continua disponível em Centros de Orientação da Anvisa em aeroportos e postos conveniados espalhados pelo Brasil.
Esperamos que esse artigo tenha deixado mais claro como emitir o Certificado de Vacinação pela internet. Lembrando que o Sistema Único de Saúde (SUS) distribui a vacina contra febre amarela gratuitamente. Para quem já possuí o documento, ele é vitalício – não há, portanto, necessidade de um novo.
É importante ressaltar que a emissão do Certificado Internacional de Vacinação online é uma iniciativa brasileira e pode não ser amplamente conhecida internacionalmente. Por tanto, não sabemos ainda, como será a aceitação do Certificado emitido pela internet nos países que exigem a vacina.