Você sabia que é possível emitir passagens para voar com a companhia americana Delta usando milhas do LATAM Pass, o programa de fidelidade da LATAM? Nesta matéria, te explicamos tudo o que você precisa saber para fazer essa emissão!
☞ pular para…
- Como funciona o resgate com parceiras no LATAM Pass
- As tabelas fixas do LATAM Pass
- Disponibilidade compartilhada
- Como encontrar disponibilidade de voos com a Delta
- Como realizar a emissão no LATAM Pass
- Comentário
Como funciona o resgate com parceiras no LATAM Pass
O LATAM Pass é o único programa brasileiro que ainda usa uma tabela fixa para resgatar passagens com companhias parceiras. No entanto, desde a mudança no sistema de emissão, não é mais possível consultar a disponibilidade desses voos online.
Quando o voo é operado 100% por uma companhia parceira, o resgate segue um valor tabelado, que varia conforme a origem e o destino. O programa tabela de regiões, e cada resgate é calculado com base nessa classificação.
Por exemplo, um voo de São Paulo para Nova York entra na categoria de resgates entre as regiões Brasil e América do Norte. Se for operado por uma companhia parceira, como a Delta, ele terá um valor fixo por trecho. Isso significa que, se houver uma conexão em Atlanta, o resgate será cobrado em dois trechos: São Paulo-Atlanta e Atlanta-Nova York. Por outro lado, se o voo for operado pela própria LATAM, o valor pode variar conforme data, disponibilidade e promoções.
A disponibilidade desses voos costuma ser limitada, pois depende da quantidade de assentos que a companhia parceira libera. A LATAM não tem controle sobre isso – quem decide quantos lugares estarão disponíveis para resgate é a própria empresa que opera o voo, como a Delta.
Por se basearem em tabelas fixas, esses resgates não sofrem flutuações no valor em milhas, apenas dependem da disponibilidade. No entanto, com a mudança do LATAM Pass, agora só é possível fazer essas emissões pelo Call Center ou WhatsApp. Se você buscar pelo site, pode até encontrar os mesmos voos, mas com preços comerciais, que costumam ser bem mais altos do que a tarifa especial para resgates com milhas.
As tabelas fixas do LATAM Pass
Como mencionamos antes, nos voos operados por companhias parceiras da LATAM, como a Delta, os resgates no LATAM Pass seguem valores tabelados, que variam conforme a origem e o destino.
Abaixo, você confere as quatro tabelas de precificação do programa, organizadas pelas classes existentes:
- Econômica – clique aqui
- Econômica Premium – clique aqui
- Executiva – clique aqui
- Primeira Classe – clique aqui
Disponibilidade compartilhada
Quando uma companhia aérea libera assentos para emissão com milhas, essa disponibilidade é “compartilhada” entre todos os programas de fidelidade parceiros. Para entender melhor, veja este exemplo:
A Delta disponibilizou cinco assentos na Classe Executiva para resgate com milhas no voo DL226 – entre São Paulo (GRU) e Nova York (JFK) – no dia 26 de agosto. Esses lugares podem ser emitidos tanto pelo SkyMiles, programa de fidelidade da própria Delta, quanto por parceiros como o Flying Blue (Air France/KLM), LATAM Pass (LATAM) e Club Premier (Aeroméxico), entre outros parceiros da Delta.
Se um membro do Flying Blue resgatar dois bilhetes e outro do LATAM Pass emitir três, todos os assentos liberados para resgate com milhas nesse voo estarão esgotados. É por isso que dizemos que a disponibilidade é “compartilhada”.
Vale lembrar que, apesar de essa ser a regra na maioria dos casos, não é algo absoluto. Alguns programas podem ter acesso a mais assentos ou até mesmo não ter disponibilidade nenhuma em determinados voos.
Como encontrar disponibilidade de voos com a Delta
Para encontrar a disponibilidade de tarifas award da Delta, podemos usar os sites de outras companhias da SkyTeam, aliança aérea da qual a Delta faz parte. Veja abaixo:
Lembre-se de que usamos os sites das companhias parceiras apenas para consultar a disponibilidade de voos, não para emitir as passagens. Por isso, ignore os valores exibidos nesses programas, pois eles não correspondem ao que será cobrado pelo LATAM Pass.
Entre os sites disponíveis, o da Air France é o mais fácil para fazer essa pesquisa. No entanto, é preciso ter uma conta no Flying Blue, o programa de fidelidade da companhia. Depois de criar sua conta, basta acessar o site da Air France e selecionar a opção “Reservar com Milhas”.
Na aba “Reservar com Milhas”, o site pedirá que você faça login na sua conta do Flying Blue. Basta clicar em “Entrar” e preencher seu usuário e senha.
Agora você poderá inserir a origem e o destino. No nosso exemplo, escolhemos o trecho do Rio de Janeiro (GIG) para Nova York (JFK) no dia 27/03/2025, na classe econômica. Depois de definir o trecho e a data desejada, é só clicar em “Buscar voos”.
Depois disso, o site mostrará os voos disponíveis na data selecionada. No nosso exemplo, ele encontrou um voo do Rio de Janeiro (GIG) para Nova York (JFK), operado pela Delta.
Com a data em mãos, agora é só entrar em contato com o LATAM Pass para solicitar a emissão do seu voo!
Diferente de outros sites usados para buscar disponibilidade em companhias parceiras, como o da United, o site da Air France não possui a função de calendário, que facilita a visualização de todas as datas disponíveis em um período. Por isso, a busca precisa ser feita manualmente, dia a dia, até encontrar a data desejada. Sim, dá um trabalhinho!
Como realizar a emissão no LATAM Pass
Como mencionamos no início do texto, o contato com o LATAM Pass pode ser feito pelo call center ou pelo WhatsApp. Veja abaixo o passo a passo para cada canal.
Emissões via Call Center
Para emitir sua passagem pelo call center, ligue para 4002-5700 e, quando a atendente virtual perguntar o motivo da ligação, responda “Falar com atendente”. Em seguida, informe o objetivo da solicitação, dizendo “Emissão com tabela fixa”, e sua chamada será direcionada para um agente.
Outra opção é navegar pelo menu telefônico, digitando as opções 2 > 2, para ser transferido diretamente para a central de emissões com tabela fixa.
Dica importante! Durante a ligação, evite mencionar que encontrou a disponibilidade em sites de outras companhias. Os atendentes podem afirmar que os sistemas são diferentes ou que não conseguem tarifar o itinerário corretamente. Caso o agente não encontre a disponibilidade desejada, simplesmente desligue e tente novamente – repita o processo quantas vezes for necessário.
Emissões via WhatsApp
A LATAM também disponibiliza atendimento por WhatsApp para emissões com companhias parceiras utilizando a tabela fixa. Basta entrar em contato pelo telefone +56968250850 e enviar a seguinte mensagem padrão:
Quero resgatar passagens com meus pontos LATAM Pass [até o presente momento, o sistema ainda não foi atualizado para “milhas LATAM Pass”]
Minha viagem seria: (coloque aqui se é Ida ou Ida e Volta)
Origem: (Insira os código dos aeroportos pretendidos)
Data de ida: (insira a data de ida no formato AAAA-MM-DD)
Data de volta: (insira a data de volta no mesmo formato da ida, caso tenha)
Cabine: (digite a cabine pretendida, como por exemplo, econômica ou executiva)
Adultos: (coloque o número de adultos)
Crianças: (coloque o número de crianças)
Bebês: (coloque o número de bebês)
Atenção! Não é necessário inserir nenhuma outra mensagem antes, como cumprimentos de “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”. Se você fizer isso, o sistema não reconhecerá sua solicitação e não irá te transferir para o atendente. Envie diretamente a mensagem padrão com a sua solicitação.
Com o formulário preenchido, entrei em contato pelo WhatsApp com o atendente, que conseguiu encontrar rapidamente a disponibilidade do voo pretendido:
Veja que o preço cobrado pelo trecho foi de 57.000 milhas + R$ 219,16 de taxa, que é exatamente o valor que a tabela fixa do programa estipula em voos do Brasil para América do Norte.
Comentário
Como o LATAM Pass trabalha com valores fixos para resgates, seguindo uma tabela de regiões, ele pode oferecer ótimas oportunidades para voar com companhias parceiras.
No entanto, encontrar disponibilidade e entrar em contato com a central de atendimento pode ser um desafio. Por isso, preparamos este tutorial para te ajudar nas emissões com a Delta e tornar o processo mais simples.
Com essas dicas, você não precisará perder tempo em ligações apenas para pesquisar um trecho. Faça a busca com antecedência e entre em contato já com as informações prontas – assim, suas chances de emitir o voo desejado aumentam!
Gostou da dica? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Para fazer sua busca, acesse o site da Air France.
Texto originalmente escrito pela editora Ana Zacaron em 29/08/2022 e atualizado em 17/03/2025 pelo editor Jonny Farias.