fbpx

Como emitir passagens da Delta com pontos LATAM Pass

Programas de fidelidade Tutoriais

Por Ana Zacaron

Você sabia que é possível emitir passagens para voar com a companhia americana Delta utilizando pontos do LATAM Pass, programa de fidelidade da LATAM? Nesta matéria, nós te ensinamos tudo o que você precisa saber para realizar a emissão!

☞ pular para…


Como funciona o resgate com parceiras no LATAM Pass

Dos programas brasileiros, o LATAM Pass é o único que utiliza uma tabela fixa para voar com as companhias parceiras. Infelizmente, desde a mudança no sistema de emissão do programa, não é mais possível consultar a disponibilidade de voos com parceiras de forma online.

Para quem não está familiarizado com o processo, em voos operados 100% por companhias parceiras, os resgates possuem valores tabelados, variando de acordo com origem e destino. O programa possui uma tabela de regiões, indicando os países que são contemplados em cada região.

Por exemplo, um voo entre São Paulo e Nova York é considerado como um voo entre as regiões Brasil e América do Norte. Quando operado por uma companhia parceria, como a Delta, o seu resgate terá, portanto, um valor fixo. Já se for operado pela própria LATAM, ele possui valores flexíveis, podendo estar mais barato ou mais caro em relação ao parceiro, dependendo de fatores como data, disponibilidade e promoções.

Estes voos costumam ter disponibilidade limitada, já que dependem de quantos assentos a companhia parceira disponibiliza. Deste modo, a LATAM não tem controle, por exemplo, de quantos assentos a Qatar ou a Delta vão liberar para os parceiros. Quem faz isso é a própria empresa que opera o voo.

Por se basearem em tabelas fixas, essas emissões dependem somente de disponibilidade e não sofrem flutuações na quantidade de pontos necessária. No entanto, desde a mudança do programa do LATAM Pass, as passagens só são possíveis de serem resgatadas através do Call Center ou WhatsApp da companhia. Se você procurar pelo site, é provável que encontre os mesmos voos, mas precificados como tarifa comercial, que é bem mais cara que a tarifa award disponibilizada via call center.


As tabelas fixas do LATAM Pass

Conforme falamos no tópico anterior, em voos operados por companhias parceiras da LATAM, como a Delta, os resgates possuem valores tabelados no LATAM Pass, variando de acordo com origem e destino.

Confira abaixo as quatro tabelas de precificação do programa, de acordo com as classes existentes.


Disponibilidade compartilhada

Quando uma companhia aérea disponibiliza um certo número de assentos para emissões com milhas, esta “disponibilidade é compartilhada” com todos os seus programas de fidelidade parceiros. Vamos a um exemplo com uma data aleatória.

A Delta está disponibilizando cinco assentos em Classe Executiva para emissões com milhas, as chamadas tarifas award, no voo DL6056 (São Paulo a Nova York) do dia 10 de dezembro. Estes cinco assentos vão estar disponíveis para emissão no SkyMiles, programa de fidelidade da própria Delta, como também estarão disponíveis no Flying Blue da Air France e da KLM, no LATAM Pass da LATAM, no Club Premier da Aeroméxico e qualquer outro programa de fidelidade parceiro da Delta.

Se um membro do Flying Blue emite dois bilhetes e um membro do LATAM Pass emite três, a disponibilidade de assentos do voo em questão acaba. Por essa razão, falamos que a “disponibilidade é compartilhada”.

Tenha em mente que, embora funcione assim em 99% dos casos, isto não uma regra. Determinados programas podem ter acesso a mais assentos ou até mesmo a nenhum.


Como encontrar disponibilidade de voos com a Delta

Para encontrar a disponibilidade de tarifas award da Delta, podemos usar os sites de outras companhias da SkyTeam, aliança aérea da qual a Delta faz parte. Veja abaixo:

Lembre-se de que utilizamos o site destas companhias parceiras apenas para buscar a disponibilidade, não para emitir. Sendo assim, você deve desconsiderar o valor que aparecerá nestes programas, uma vez que não é o valor cobrado pelo LATAM Pass.

De todos os sites, o da Air France é o mais fácil de procurar; no entanto, para pesquisar, é necessário que você já tenha uma conta no programa de fidelidade da companhia, o Flying Blue. Uma vez que você já tenha a conta, o primeiro passo é acessar o site da Air France e selecionar “Reservar com Milhas”;

Na aba “Reservar com Milhas”, o site irá solicitar que você entre em sua conta do Flying Blue. Clique em “Entrar” e preencha seus dados de usuário e senha.

Agora, será possível inserir sua origem e destino. Para o nosso exemplo, selecionamos o trecho do Rio de Janeiro (GIG) para Atlanta (ATL), no dia 07/02/2023, na classe econômica. Após selecionar o trecho e data pretendida, basta selecionar “Buscar voos”;

Feito isso, o site irá te mostrar os voos disponíveis na data escolhida. Veja que o site encontrou um voo do Rio de Janeiro (GIG) a Atlanta (ATL) operado pela Delta.

Com a data em mãos, agora é só entrar em contato com o LATAM Pass para solicitar a emissão do seu voo!

Infelizmente, o site da Air France, diferente de outros sites que utilizamos para procurar disponibilidades com companhias parceiras, como o site da United, não possui a função do calendário, que consegue nos mostrar de forma consolidada todas as datas disponíveis dentro de um período. Por isso, neste caso, para buscar sua disponibilidade, é necessário procurar dia a dia até encontrar a data pretendida.


Como realizar a emissão no LATAM Pass

Conforme falamos no início do texto, o contato com o LATAM Pass pode ser feito via call center ou pelo WhatsApp. Veja abaixo como prosseguir para entrar em contato por ambos os canais.

Emissões via Call Center 

Pelo call center, você deve ligar para o telefone 4002-5700, digitar o seu CPF ou número LATAM Pass e prosseguir nas opções 2 > 3 > 1. Quando for atendido, peça a atendente para te transferir para a central de emissões com a tabela fixa.

Mas atenção! Uma dica é importante durante o seu telefonema com o agente do call center: não diga que encontrou a disponibilidade em sites de outras companhias. Muitas vezes, os atendentes podem falar que os sistemas e as disponibilidades são diferentes ou o próprio sistema não consegue tarifar de forma adequada o itinerário desejado. Caso ele não encontre, desligue e ligue novamente (e repita o processo quantas vezes forem necessárias).

Emissões via WhatsApp

Recentemente, a LATAM começou a disponibilizar um atendimento por WhatsApp para emissões com companhias parceiras utilizando a tabela fixa. Basta entrar em contato pelo telefone +56968250850 e enviar a seguinte mensagem padrão:

Quero resgatar passagens com meus Pontos LATAM Pass
Minha viagem seria: (coloque aqui se é Ida ou Ida e Volta)
Origem: (Insira os código dos aeroportos pretendidos)
Data de ida: (insira a data de ida no formato AAAA-MM-DD)
Data de volta: (insira a data de volta no mesmo formato da ida, caso tenha)
Cabine: (digite a cabine pretendida, como por exemplo, econômica ou executiva)
Adultos: (coloque o número de adultos)
Crianças: (coloque o número de crianças)
Bebês: (coloque o número de bebês)

Atenção! Não é necessário inserir nenhuma outra mensagem antes, como cumprimentos de “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”. Se você fizer isso, o sistema não reconhecerá sua solicitação e não irá te transferir para o atendente. Envie diretamente a mensagem padrão com a sua solicitação.

Com o formulário preenchido, entrei em contato pelo WhatsApp com o atendente, que conseguiu encontrar a disponibilidade do voo pretendido:

Veja que o preço cobrado pelo trecho foi de 57.000 pontos, que é exatamente o valor que a tabela fixa do programa estipula em voos do Brasil para América do Norte.


Comentário

Pelo fato de cobrar um valor fixo para qualquer emissão, de acordo com uma tabela de regiões, o LATAM Pass oferece ótimos resgates com companhias parceiras.

É verdade, no entanto, que muitas vezes encontrar a disponibilidade e entrar em contato com a central de atendimento pode ser uma tarefa árdua. Pensando nisso, fizemos esse tutorial para conseguir te ajudar nas emissões com a Delta e tornar o processo mais fácil.

Esperamos que assim você não precise perder tempo em ligações somente para pesquisar o trecho pretendido. Procure previamente e ligue com as informações prontas – assim você terá uma boa chance de conseguir emitir o seu voo!

Gostou da dica? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários!

Para fazer sua busca, acesse o site da Air France.

Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.