fbpx

Como eu ganhei status na oneworld por 1 ano de forma gratuita

Notícias Programas de fidelidade

Por Lorenzo Firmino

Pessoal, muitas vezes postamos aqui no site ofertas de companhias aéreas estrangeiras que a primeiro momento podem não fazer sentido para muita gente. É o caso de campanhas de Status Match e Status Challenge – formas de cortar caminho para atingir uma categoria elite superior em algum programa de fidelidade. A última grande companhia aérea a oferecer esta oportunidade foi a Qatar Airways (veja o post aqui). Eu cumpri os requisitos exigidos pela empresa e obtive a resposta dessa equiparação na manhã de hoje.

Recebi o status Gold no Privilege Club – programa de fidelidade da companhia árabe. Entre os benefícios desse status, tenho salas VIP com acompanhante no mundo todo e até upgrades de cabine confirmado em voos da Qatar Airways. Mas, como foi o caminho até aqui?


Um breve histórico

Em dezembro de 2018 a Aerolíneas Argentinas começou uma campanha de Status Match em que oferecia a clientes de outras companhias aéreas equiparação para as categorias Oro e Platino do Aerolíneas Plus. Dentro da SkyTeam, aliança da Aerolíneas, estes status são equivalentes as categorias SkyTeam Elite e SkyTeam Elite Plus, respectivamente.

O Match oferecido pela Aerolíneas Argentinas representava pra mim uma excelente oportunidade de viajar com mais conforto (com acesso às salas VIP, despacho gratuito de mala e outras regalias) em companhias como a Air France e a KLM. Eu não tinha pretensão de voar com a companhia argentina, mas o status no Aerolíneas Plus fazia sentido devido a sua equivalência na SkyTeam.

Participei da campanha e enviei o meu status Executive Platinum (o mais alto da American Airlines). Algumas semanas depois, recebi uma equiparação ao status Platino (o 2º mais alto da Aerolíneas Argentinas). Note que eu poderia, por ex., ter enviado o status Diamante da Smiles e tê-lo equiparado da mesma forma (já que a Smiles estava entre os programas elegíveis a campanha).

A essa altura eu tinha a equivalência máxima de status em duas alianças aéreas: Emerald na oneworld e Elite Plus na SkyTeam. Faltava o Gold na Star Alliance.

Foi quando aproveitei do Status Challenge da Turkish Airlines para tentar uma equiparação com o status que havia conseguido com a Aerolíneas Argentinas. Infelizmente, não recebi uma equiparação para o status mais alto do Miles&Smiles, programa de fidelidade da Turkish. Contudo, o objetivo fui cumprido, já que o status Elite (o 2º mais alto do programa) também oferece equivalência a categoria Gold na Star Alliance.

Com o tempo, perdi o meu status na oneworld e SkyTeam. Até aparecer…


O Status Match da Qatar Airways

Um dos requisitos da campanha do mês passado de Status Match da Qatar Airways (que na verdade é um Challenge que deve ser completado em até 12 meses) era ter um status em uma dessas companhias aéreas:

  • Emirates
  • Etihad
  • Singapore Airlines
  • South African Airways
  • Turkish Airlines

Assim que a campanha foi divulgada enviei então meu cartão digital da Turkish (junto com o extrato e outros documentos) para a Qatar Airways. Deu certo! Hoje de manhã recebi o e-mail de boas-vindas “Welcome to Gold membership in Privilege Club”.


status Gold

O status Gold é o 2º mais alto do Privilege Club. Entre os benefícios desse status, temos:

  • Acesso gratuito aos premiados lounges da Qatar Airways com convidado
  • Serviço Al-Maha Gold no Aeroporto Internacional Hamad
  • Prioridade de check-in e embarque
  • Excesso de bagagem
  • Qcredits que podem ser utilizados para upgrades de cabine

A Qatar disponibiliza uma calculadora onde é possível visualizar quantos QCredits são necessários para um upgrade de cabine. Foram creditados 40 Qcredits na minha conta devido ao status Gold. Veja o que é possível fazer com eles:

  • Upgrade da Classe Econômica para a Executiva entre São Paulo e Buenos Aires (ida e volta):
    17 Qcredits por trecho

  • Upgrade da Classe Econômica para a Executiva entre Paris e Doha (um trecho):
    28 Qcredits por trecho

  • Upgrade da Classe Econômica para a Executiva entre Nova York e Doha (um trecho):
    39 Qcredits por trecho


Equivalência na oneworld

A cereja do bolo é a equivalência do status Gold do Privilege Club a categoria Sapphire na oneworld (a 2ª mais alta da aliança). Como Sapphire, terei os seguintes benefícios quando voando em companhias aéreas da oneworld:

  • Acesso às salas VIP para Classe Executiva;
  • Acesso ao check-in preferencial para a Classe Executiva;
  • Acesso a assento preferencial ou pré-reservado;
  • Lista de espera preferencial;
  • Embarque preferencial;
  • Limite de bagagem adicional;
  • Entrega de bagagem preferencial.

Possibilidade de extensão por mais 12 meses

Como disse antes, ainda que a Qatar tenha chamado sua campanha de Status Match, se trata de um Status Challenge de longa duração (que deve ser completado em até 12 meses). Se você não sabe a diferença entre Match e Challenge, clique aqui.

Caso eu complete os requisitos abaixo em até 12 meses, terei meu status estendido até junho de 2022 – ou seja, serão dois anos de status. A notícia ruim é que pelo que andei pesquisando não será nada fácil cumprir estes requisitos.


Comentário

Esta foi a 1ª campanha de Status Match já criada pela Qatar Airways e fiquei muito feliz de ter conseguido aproveitá-la. Ainda que eu não tenha planos de viajar com a companhia nos próximos meses, a equivalência a uma boa categoria na oneworld é muito relevante para mim.

E tal equivalência não poderia ter vindo em melhor hora (visto que meu status na American Airlines expirou em janeiro e eu perdi a categoria Emerald). Agora volto aproveitar de benefícios de um passageiro frequente quando voando com companhias da aliança, como check-in e embarque preferencial e acesso a excelentes lounges de Classe Executiva com um convidado (destaque para os lounges da Cathay Pacific e Qantas em Londres-Heathrow e demais espalhados pelo mundo).

Por mais remota que possa parecer a possibilidade de receber uma equiparação de um status em uma companhia aérea estrangeira – nunca deixe essa oportunidade passar. Como eu sempre digo “um status a mais, nunca é demais”!

Quando foi o último Status Match que você conseguiu?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.