fbpx

Status Match e Status Challenge: o que são e como funcionam

Guias Notícias Tutoriais

Por Lorenzo Firmino

Você provavelmente já ouviu falar de Status Match e Status Challenge, certo? Em bom português, seria algo como de “Equiparação de Status” e “Desafio de Status” – ambos são formas de cortar caminho para atingir uma categoria elite superior em programas de fidelidade mundo afora. Mas, você sabe a diferença entre eles?

SkyTeam SkyPriority

pular para…

  1. Status Match
  2. Status Challenge
  3. Equivalência x Correspondência
  4. Benefícios em Alianças Aéreas
  5. StatusMatcher
  6. Comentário

Status Match

O Status Match é o mais simples. É quando você tem um status no programa de fidelidade “X”e recebe uma equivalência dele no programa de fidelidade “Z”. Em outras palavras, se você tem o 2º maior status do programa de fidelidade “X”, vai receber o 2º maior status do programa de fidelidade “Z”.

Não há contrapartidas. A companhia receptora do status, digamos, faz isso por por “livre espontânea vontade” (ou não tão livre, já que há um interesse comercial por trás e a companhia – ou a empresa de locação de carro ou a rede hoteleira – espera retê-lo como cliente durante os próximos meses).

  • Exemplo nº. 1: Starlux

A estreante no mercado Starlux, já conhecida como a “Emirates da Ásia Oriental”, desde o fim do ano passado oferece Status Match para passageiros elite ao redor do mundo. É fácil entender a sua lógica: como uma nova companhia aérea, ela tem poucos clientes e deseja fidelizá-los logo de cara. Além, claro, de apresentá-los a um serviço inédito até então.

Veja o meu post sobre o Status Match da Starlux.

  • Exemplo nº. 2: Aerolíneas Argentinas

A Aerolíneas Argentinas fez há algum tempo uma campanha de Status Match para passageiros elite de companhias aéreas selecionadas. Entre elas: LATAM, GOL, Avianca, Iberia, United, American Airlines e British Airways. O processo é simples e feito por e-mail. Basta enviar para a companhia uma cópia do seu último extrato no programa de fidelidade equivalente e cópia do cartão que mostre seu status atual.

Veja o post do Fábio sobre o Status Match da Aerolíneas.

  • Exemplo nº. 3: Hertz

A empresa de locação de carros Hertz oferece Status Match para quem tem status na Avis, Enterprise e National. A solicitação é feita através de uma página no site da Hertz direcionada a campanha. Entre os benefícios de status da empresa, temos upgrade de carro garantido e liberdade de escolha de qualquer veículo no espaço President’s Circle® através do Hertz Ultimate Choice.

Veja o post do Dérek sobre o Status Match da Hertz.


Status Challenge

O Status Challenge segue o mesmo princípio do Status Match: você tem um status no programa de fidelidade “X”e recebe uma equivalência dele no programa de fidelidade “Z”. Em outras palavras, se você tem o maior status do programa de fidelidade “X”, vai receber o maior status do programa de fidelidade “Z”.

Entretanto, ele requer um pouco mais dedicação porque há contrapartidas. A companhia receptora do status impõe alguns desafios para você obtê-lo a longo prazo. Usualmente o status é liberado por um certo período de tempo (de 90 a 180 dias) e você precisa completar alguns requisitos de qualificação para estendê-lo por mais tempo. Estes requisitos são mais fáceis do que você começar um processo de qualificação do zero, no entanto, ainda são necessários. Ou seja, você precisará voar com a companhia aérea (ou dirigir no caso de empresa de locação de carros ou se hospedar no caso de redes hoteleiras) no curto prazo para comprovar que você tem interesse em se tornar um membro pleno daquele programa de fidelidade.

  • Exemplo nº. 1: United

A United lançou no início do ano sua campanha de Status Challenge para 2020. No seu caso, ela aceita status de outras companhias americanas. Também é fácil entender a sua lógica: ela busca clientes de concorrentes diretas. Entretanto, impõe algumas dificuldades para que o caminho não seja alcançado com tanta facilidade e todo mundo vire “top tier” (termo designado aos passageiros com categorias mais altas de status). Veja a tabela de equivalência de status da United (MileagePlus) com a Delta (Medallion) e a American Airlines (AAdvantage):

Equivalência de status United

O passageiro que deseja receber um status na United deve completar os requisitos de qualificação em 90 dias após a aprovação do desafio. O passageiro deve atingir uma quantidade de PQF (número de segmentos de voo realizados) e PQP (quantidade de dólares gastos) que varia de acordo com a categoria almejada no MileagePlus.

Veja o meu post sobre o Status Challenge da United.

  • Exemplo nº. 2: Hilton

A rede hoteleira Hilton, que inclui marcas como Conrad, DoubleTree e Waldorf Astoria, oferece Status Challenge para membros do seu programa de fidelidade, o Hilton Honors. A empresa oferece 90 dias de status de acordo com a equivalência que você tem em outros programas de hotéis. Dentro de 90 dias você precisa cumprir os requisitos mínimos para estender a validade do seu status. Entre estes requisitos está a hospedagem de um certo número de noites que varia de acordo com a categoria almejada.

Veja o post do Fábio sobre o Status Challenge do Hilton Honors.


Equivalência x Correspondência

Usualmente quando falamos de equivalência estamos nos referindo a diferentes programas de fidelidade. Ex: o status Premier Platinum da United é equivalente ao status Platinum Pro da American Airlines (como mostra na tabela do tópico acima).

Quando falamos de correspondência estamos nos referindo a correspondência do status de algum programa de fidelidade dentro da aliança aérea na qual a companha faz parte. Ex: o status Executive Platinum da American Airlines é correspondente a categoria oneworld Emerald.


Benefícios em Alianças Aéreas

A “Combinação de Status” e o “Desafio de Status” é mais interessante em companhias membros de alianças aéreas (SkyTeam, Star Alliance e oneworld). Isso porque, ao receber um status em uma companhia pertencente a uma dessas alianças, você poderá usufruir de benefícios em todas as demais companhias membros daquela aliança.

  • Exemplo:

O status Premier Gold do MileagePlus, programa de fidelidade da United, é correspondente ao Star Alliance Gold – a categoria mais alta da aliança. Com isto, é possível aproveitar benefícios nas 27 companhias aéreas da Star Alliance, independente da classe de voo. Confira alguns benefícios:

Salas VIP Star Alliance GoldStatus Star Alliance Gold Bagagem extra Star Alliance Gold Embarque status Star Alliance Gold Check-in status Star Alliance Gold


StatusMatcher

O StatusMatcher é um site amplamente conhecido por informar se “Matches e Challenges” com as mais diversas companhias aéreas, empresas de locação de carro e redes hoteleiras foram concedidos ou não. É um termômetro que pode indicar suas chances de receber uma equivalência de status em algum programa de fidelidade.

Acesse o StatusMatcher neste link.


Comentário

Status Match e Status Challenge não são nenhum bicho de sete cabeças, concorda? São funcionalidades relativamente simples, de fácil entendimento e que nos ajudam a tirar o máximo de cada programa de fidelidade.

No ano passado, consegui combinar o meu status da American Airlines, que tinha correspondência a categoria oneworld Emerald, com a Aerolíneas – uma companhia na qual nunca voei – mas aproveitei do status no programa da companhia argentina para usufruir dos benefícios da correspondência a categoria SkyTeam Elite Plus voando com outras companhias aéreas da aliança SkyTeam. Alguns meses depois, combinei o status da Aerolíneas com a Turkish Airlines e aproveitei do status no programa da companhia turca para usufruir dos benefícios da correspondência a categoria Star Alliance Gold voando com outras companhias aéreas da aliança Star Alliance.

Em outras palavras, através de Matches e Challenges, consegui ‘replicar’ o meu status da American Airlines e atingir a categoria mais alta das três alianças aéreas. É por isso que eu sempre digo “um status a mais nunca é demais!” – principalmente quando este status tem correspondência na SkyTeam, Star Alliance ou oneworld e há possibilidade de você ‘replicá-lo’ posteriormente.

Vale lembrar, que como visto nesse post, Status Match e Status Challenge não são restritos a companhias aéreas. É uma prática comum no setor de fidelização e acontece também com empresas de locação de veículos e redes hoteleiras.

Qual foi o melhor Match que você conseguiu ou Challenge que conquistou? Compartilhe comigo nos comentários!


Veja também:aprenda a descobrir seu status de passageiro frequente em uma aliança aérea.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.