fbpx

Como foi voar no novo A330neo da Azul

Notícias

Por Dérek Arakaki

A Azul realizou no último sábado (01/06) o primeiro voo comercial com a mais nova aeronave de sua frota, o A330-900neo. A companhia foi a primeira das Américas a receber esse novo modelo da Airbus. Fomos convidados a participar desse voo especial e mostramos para você todos os detalhes no novo A330neo da Azul.

A330neo da Azul


Primeiro voo comercial

A aeronave de matrícula PR-ANZ e nome de batismo “O mundo é Azul” será responsável por cumprir os voos internacionais da Azul para Europa e Estados Unidos. Excepcionalmente neste voo inaugural, a aeronave foi utilizada na rota entre Campinas e Recife. Essa foi uma ótima oportunidade para acompanhar de perto todos os detalhes desse novo modelo.

Os passageiros foram informados no portão de embarque que seriam os primeiros a voar na nova aeronave da companhia.

Por se tratar de um voo doméstico, mesmo voando na classe executiva, o serviço de bordo foi de um voo nacional da Azul. Para quem não conhece os famosos snacks da companhia, são esses:

Snacks doces

  • Goiabinha
  • Cookies Integrais de Laranja com Gotas de Chocolate (com sete grãos)
  • Aviõezinhos (balas de gelatina em formato de avião)
  • Bolinho de laranja
  • Maça

Snacks salgados

  • Batatinha Chips
  • Amendoim Japonês
  • Biscoito de polvilho
  • Torresminho

Em uma próxima oportunidade avaliaremos o serviço de bordo por completo em uma rota internacional do A330neo da Azul!

Comissários no A330neo da Azul


A aeronave

A nova aeronave é a mais eficiente de sua categoria e foi projetada para consumir até 14% menos combustível por assento em relação ao modelo atual. O A330neo da Azul conta com 298 assentos, sendo 34 na Azul Business, 108 na Economy Extra e 156 na Economy.

O A330neo possui o Airspace, um conceito de cabine apresentado pela Airbus na Aircraft Interiors Expo em 2016, que busca oferecer uma experiência mais agradável para os passageiros, através de um sistema de iluminação de LED de última geração que produz tons mais agradáveis aos olhos, mais espaço nos banheiros e compartimentos de bagagens e sistemas de entretenimento de última geração.


Wi-Fi

O modelo já vem preparado com a tecnologia para disponibilizar Wi-Fi para os passageiros. Porém, a companhia informou que ainda está em processo de escolha da empresa responsável por fornecer o serviço.


Azul Business

Os 34 assentos da executiva são 100% flat bed e estão dispostos no layout 1-2-1. Nessa configuração todos os passageiros tem acesso direto ao corredor. O modelo de assento escolhido pela companhia é o da Recaro, o mesmo que equipa os A330neo da TAP.

Executiva no A330neo da Azul

Tanto nos assentos da janela quanto nos centrais, a posição do console se alterna entre as fileiras, proporcionando mais ou menos privacidade em relação ao corredor.

Assentos centrais

Nas fileiras em que o console protege em relação ao corredor os assentos ficam mais próximos, ideal para quem viaja acompanhando.

Assento da Executiva no A330neo da Azul

Caso você esteja viajando sozinho nesses assentos, é possível levantar a divisória para ter mais privacidade em relação ao passageiro ao lado.

Assento da Executiva no A330neo da Azul

Já nas outras fileiras centrais os consoles ficam entre os passageiros, te deixando mais exposto ao corredor.

Assento da Executiva no A330neo da Azul

Assentos na janela

A lógica é a mesma dos assentos centrais, com o console sendo alternado em cada fileira. Na foto abaixo é possível reparar a diferença em termos de privacidade.

Assento da Executiva no A330neo da Azul

Posição cama

Os assentos são 100% flat bed, coloquei na posição cama para mostrar os detalhes.

Assento na posição cama na executiva no A330neo da Azul

O espaço para descanso dos pés não é dos maiores e com frequência você acaba esbarrando na parte superior (onde fica a mesinha) ao mudar de posição.

Descanço de pés na executiva no A330neo da Azul

Veja no detalhe os comandos de posição do assento com todas as opções disponíveis.

Detalhes do assento

O assento conta alguns porta objetos para guardar itens pessoais, tanto na parte do console quanto na parte inferior ao lado do assento.

Também possui tomada universal e entrada USB para carregar dispositivos.


Entretenimento de bordo

O entretenimento de bordo é touch screen com um excelente tamanho de tala. O conteúdo é bem variado, com o mapa do voo, filmes, séries e jogos. O sistema de música ainda não estava disponível nesse voo.


Compartimento de bagagem

Outro ponto desse conceito de cabine é o compartimento de bagagem dentro da aeronave, muito mais espaçoso e com o detalhe do “espelhinho” na parte de cima. Ideal para verificar se não esqueceu algo para trás.


Economy Extra

Os assentos da Economy Extra estão dispostos no layout 2-4-2 e possuem maior reclinação e espaço para as pernas. A companhia não informou se será disponibilizado o Skysofa no A330neo.

Econômica Extra no A330neo da Azul


Economy

A configuração da Economy também é no layout 2-4-2, com assentos que contam com apoio de cabeça ajustáveis e entretenimento de bordo touch screen.

Econômica no A330neo da Azul


Próximos voos do A330neo

A previsão é que o primeiro voo internacional com o A330-900neo seja realizado no próximo dia 07 de junho, de Campinas para Orlando. Até o fim do mês, as rotas para Lisboa também terão operação com o novo avião.

A330neo da Azul


O A330neo é uma ótima aeronave, o que mais me chama atenção nesse modelo é o nível de ruído reduzido, principalmente durante a decolagem. Esperamos em breve realizar um voo comercial internacional para poder avaliar por completo o A330neo da Azul, incluindo o serviço de bordo.

Confira mais detalhes do A330neo nos reviews do site em voos que fizemos nessa aeronave com a TAP:

Sempre bom ver as companhias renovando suas frotas e oferecendo produtos mais modernos e eficientes, não acha? Alguém com voo marcado com a companhia vai conseguir experimentar o A330neo?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.