Como proteger sua mala despachada contra crimes no aeroporto

Notícias

Por Juliano Moda

A cada dia que passa, presenciamos cada vez mais uma realidade: precisamos proteger melhor nossa mala no aeroporto. Seja pelo risco de trocas ou até para “presentes” inesperados e ilícitos, a pauta da necessidade de novas e melhores formas de resguardar nossas malas é cada vez mais presente. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como fazer isso.


Segurança nos aeroportos

Recentemente, o casal líbio-brasileiro que teve suas etiquetas de bagagem trocadas e colocadas em malas cheias de cocaína foi preso por tráfico de drogas pelo Tribunal Criminal da Turquia, conforme noticiado pelo G1. A este caso, soma-se o das passageiras brasileiras detidas na Alemanha, também vítimas do “golpe da mala”.

O golpe começa após as malas serem despachadas pela companhia aérea e entrarem na zona de segurança de responsabilidade do aeroporto. Lá, um funcionário cooptado (participando por livre e espontânea vontade ou ameaçado) pela quadrilha encontra uma bagagem com etiqueta para o destino desejado e envia uma foto dela a criminosos. Após um tempo, aparecem duas pessoas no terminal de passageiros, com malas semelhantes, mas carregadas com drogas.

Ao receberem o sinal de um segundo funcionário cooptado em um guichê – que não deveria estar funcionando no momento – usado para despacho de bagagens em voos de conexão, o carregamento ilícito é “despachado” e entra no mesmo sistema de esteiras. Uma terceira pessoa cooptada é responsável por interceptá-lo antes dele entrar na área de inspeção de segurança. Então, há a troca de etiquetas e as malas que de fato entram com as etiquetas dos passageiros são as falsas. Assim, caso outra pessoa da quadrilha não intercepte as drogas no aeroporto de destino antes das verificações de segurança na chegada, os passageiros atribuídos às etiquetas são detidos.

Então, confira abaixo alguns meios que temos para proteger nossa bagagem deste tipo de ocorrência.


Fotos e vídeos

Somente uma fotografia ao lado da sua mala não é o suficiente para provar sua inocência, pois nada impede você de trocá-la após a foto. Procure então uma forma de mostrar a etiqueta próxima a alguma idiossincrasia da sua mala (um arranhão, adesivo único, amassado, desbotado), alguma marca que a identifique como única.

Além disso, dê preferência a videos como forma de se resguardar. Faça um video com sua etiqueta, junto com alguma marcação única que sua mala tenha, e dela se movendo na esteira ao despachar. Nessas horas, qualquer marcação ajuda a chamar atenção no vídeo, inclusive etiquetas antigas que darão mais trabalho para removê-las intactas do que o de buscar por outras malas.

Todavia, registros em vídeo, apesar de ajudarem, não conseguem, sozinhos, fornecer evidências concretas o suficiente sobre se a sua mala foi ou não violada ou trocada. Pois, mesmo assim, a presença da sua etiqueta em uma mala com produtos ilícitos é algo mais forte.

(disclaimer: essa antiga da KLM acompanha minha fiel escudeira de viagens há mais de meia década. Retirá-la e remontá-la intacta só não é mais difícil do que transferir as marcas de viagens feitas ao redor do mundo para uma mala idêntica)


Peso da bagagem

Toda bagagem que entra no avião é pesada. Isso é um procedimento de segurança para prover melhores dados sobre o peso total da aeronave e é importante até para determinar procedimentos de decolagem.

Portanto, ao despachar sua mala (ou ao colocá-la na balança), procure ter registros do peso dela, seja por foto, video ou outro tipo de evidência que a companhia aérea possa fornecer. Dessa forma, você se protege não só se sua mala for trocada, mas também se, por acaso, ela for violada e algo for colocado dentro dela. Afinal, mesmo que algo seja retirado de seu interior para dar espaço a algo ilícito, dificilmente o peso correto será batido.


AirTag e SmartTag

Tags são dispositivos que ajudam a rastrear objetos, como carteiras, chaveiros e, sim, malas! Tanto a Apple (para iOS) como a Samsung (para Android) possuem seus produtos do gênero. Elas emitem sinais para seu celular poder localizar seu paradeiro.

Além disso, caso fiquem offline ou identificadas como perdidas, elas passam a emitir sinais via bluetooth para todos os dispositivos Apple ou Samsung próximos, que os retransmitem até seu celular. Dessa forma, é possível localizá-las mesmo bem longe delas, a depender de quantos dispositivos estão ao seu redor.

Assim, é possível mostrar sua inocência simplesmente pelo fato de sua mala verdadeira estar com a tag.


Envelopamento com filme plástico

O serviço, comumente presente em aeroportos internacionais, consiste em colocar uma camada protetora de filme plástico em toda a mala. Embora não proteja da troca de etiquetas, o envelopamento pode ajudar a proteger contra quem tenta abrir sua bagagem e colocar algo que você não queira dentro dela.

Há empresas que realizam o procedimento através de máquinas no aeroporto. Porém, uma alternativa caseira são os filmes de PVC encontrados em supermercados. Apesar de serem normalmente mais fracos, você pode colocar algo entre as camadas de plástico (papeis fluorescentes e/ou com outras marcações) que ajudam a diferenciar visualmente sua mala de uma forma difícil de se reproduzir.


Desconto em hotéis, seguro viagem e mais

Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad. Além disso, saiba o que não pode faltar na hora de voar na Checklist do PP!


Comentário

O golpe, ao precisar envolver tantas pessoas de diferentes áreas e entidades, mostra o quão rígidos são os procedimentos de segurança nos aeroportos. A emissão de credenciais de acesso a essas áreas requerem investigação de antecedentes criminais. O próprio software emissor das etiquetas é também monitorado. Todavia, o fato de ter ocorrido mais de uma vez também levanta um sinal vermelho sobre como podemos evitar de nos tornarmos vítimas dele.

Nenhuma dessas medidas irá prevenir a ocorrência em si do crime, pois não há muito o que se possa fazer para impedir a motivação humana. No entanto, é possível estabelecer maneiras de identificar se uma bagagem despachada é de fato sua de formas além da própria etiqueta. Além de procurar formas de diferenciar visualmente sua mala, é possível ter controle de dados mais importantes no momento de provar sua inocência, como o peso. E, claro, ter localizadores instalados contribuem não só para inocentar você por uma mala falsa, como ajuda a identificar o paradeiro da verdadeira.

E aí, como você faz para proteger sua bagagem pensando nesses casos? Comente aqui embaixo.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Econômica e Executiva
Alertas de Econômica e ExecutivaAproveite o cupom PP13ANOS e faça parte do nosso grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.