Má notícia! Em comunicado ao PP, o Santander confirmou que os cartões de crédito do banco deixarão de gerar pontos Esfera em transações que não representem compras de bens e/ou serviços, tais como pagamentos com carteiras digitais. A mudança, que entrará em vigor a partir do dia 20 de maio, não impactará os demais programas de pontos, como os da American Airlines (cartões AAdvantage), Decolar e Smiles.
Entenda a mudança
Desde semana passada, alguns portadores dos cartões de crédito Santander receberam um comunicado por email de que, a partir de 20 de maio, o regulamento do programa Esfera seria atualizado e que transações específicas, como recarga de valores em moeda real ou estrangeira, pagamentos de boletos feitos em carteiras digitais e transferências à vista ou parceladas para contas digitais, não gerariam mais pontos.
Confira parte do e-mail enviado para os usuários:
Posicionamento do Santander
Diante do comunicado, entramos em contato com a assessoria do Santander, que nos confirmou a mudança no regulamento do programa de pontuação Esfera. Veja a nota na íntegra:
“O Santander confirma que os cartões de crédito deixarão de gerar pontos Esfera em transações específicas, como recarga de valores em moeda real ou estrangeira, pagamentos de boletos feitos em carteiras digitais e transferências à vista ou parceladas para contas digitais. Neste momento, a mudança não impactará os demais programas de pontos, como os da American Airlines (cartões AAdvantage), Decolar e Smiles. O Banco esclarece ainda que compras parceladas que vencem após 20 de maio não pontuarão nas condições citadas.”
Deste modo, foi confirmado que a mudança inclui somente os cartões Santander que pontuam no programa de recompensas Esfera, não impactando os demais programas, como é o caso dos cartões AAdvantage. Ainda, as compras parceladas que vencerão após a data de vigência também deixarão de acumular pontos.
Comentário
Nos últimos meses, observamos muitas mudanças acontecerem envolvendo os cartões de crédito e pagamento em carteiras digitais. Vale lembrar que o primeiro banco a tomar tal decisão foi o Itaú, que, em novembro do ano passado, anunciou que seus cartões deixariam de acumular pontos em transações que não representem compras de bens e/ou serviços. Já em fevereiro, foi a vez do Bradesco de tomar a mesma medida.
No caso do Santander, apenas transações específicas, como recarga de valores em moeda real ou estrangeira, pagamentos de boletos feitos em carteiras digitais e transferências à vista ou parceladas para contas digitais, deixarão de pontuar no programa Esfera. Com isso, pagamentos efetuados no Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay permanecem com a política inalterada.
Muito se questiona as razões para tais mudanças, tendo em vista que, teoricamente, tais transações não representariam um prejuízo aos bancos. Todavia, é válido frisar que, nos últimos meses, houve um grande aumento na inadimplência, principalmente de pessoas físicas, batendo inclusive recordes históricos.
O que achou da notícia? Será impactado com a mudança no regulamento dos cartões Santander?