O Star Alliance Lounge do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) encerrará suas atividades no dia 31 de março de 2021. A notícia – divulgada em primeira mão pelo Passageiro de Primeira – foi confirmada pela GRU Airport na noite de ontem. O espaço, contudo, não será definitivamente fechado. A partir de abril será administrado pela própria concessionária do aeroporto.
Desde a sua inauguração, em 2014, o Star Alliance Lounge de Guarulhos se posicionou como uma das melhores salas VIP do país – parte disso devido a gestão de excelência do espaço pela Ambaar.
A Star Alliance restará apenas sete lounges próprios e/ou licenciados pelo mundo – localizados em Amsterdã, Buenos Aires, Los Angeles, Nagoya, Paris, Roma e Rio de Janeiro. Ou seja, por ora, o cessamento das atividades do lounge de Guarulhos não significa que a aliança esteja abandonando o país por completo. Ela está se despedindo do aeroporto mais movimentado da América do Sul, mas continuará presente no RIOgaleão.
Em São Paulo, o Star Alliance Lounge recebe clientes de Classe Executiva e Primeira Classe de nove companhias aéreas (Air Canada, Avianca Internacional, Copa, Ethiopian, Lufthansa, SWISS, TAP, Turkish e United) e portadores de cartões de crédito elegíveis voando com essas e outras empresas em variadas classes. Ou seja, há público o suficiente para justificar a presença da aliança [ou havia no período pré-COVID]. Lamentavelmente, não há como não ligar o que está acontecendo com a crise histórica que o setor está atravessando.
Em nota ao PP, a GRU Airport disse que “todos os esforços estão concentrados nas negociações com as companhias aéreas da aliança para continuidade da utilização da sala a fim de garantir uma transição sem impacto para os passageiros”. Não podemos afirmar, porém, que essa negociação se dará bem sucedida com todas as companhias da Star Alliance que operam no terminal. Ainda há várias dúvidas.
- Ficará alguma companhia aérea da aliança sem sala VIP no aeroporto?
- A nova sala aceitará redes conveniadas de lounges como o Priority Pass e o LoungeKey?
- Portadores de cartões de crédito elegíveis do Bradesco continuarão com acesso gratuito?
- O espaço será temporariamente fechado para reformas e um possível rebranding?
Essas [e outras várias] interrogações deverão ser respondidas gradativamente ao longo das próximas semanas.
A Ambaar registramos o nosso reconhecimento por sete anos de uma administração primorosa. E, a GRU Airport, desejamos os nossos mais sinceros votos de sucesso.