Depois de introduzir a sua nova Classe Executiva, apresentada ao mundo no começo do ano passado, a British Airways prepara internamente uma “nova Primeira Classe” – nova, entre aspas, porque estamos falando do mesmo assento disponível na sua frota de Boeings 787-9 e 787-10. A grande novidade é que a companhia está adicionando portas deslizantes nestes assentos na sua aeronave carro-chefe, o Boeing 777-300ER.
“A nova Club Suite tem sido tão popular entre nossos clientes que tomamos a decisão no início do ano de reformular o assento de Primeira Classe nos novos B777-300 introduzindo uma porta para proporcionar uma privacidade adicional”, disse o porta-voz da companhia ao Executive Traveller.
Imagine a cabine acima (disponível em Dreamliners da empresa), agora com portas. A novidade pode estar disponível [muito] em breve. A British Airways espera receber já no mês que vem novos Boeings 777-300ER. Estas aeronaves já virão com a cabine reformulada.
Um e-mail interno disparado para a equipe da BA fornece um pouco mais de detalhes. “A partir de outubro, daremos as boas-vindas a duas novas variantes em nossa frota de 777: o 77L e o 77H. A variante 77H oferecerá a experiência de assentos de Primeira Classe modificada, que inclui uma porta e um cinto de segurança de três pontos”. O e-mail diz ainda “é importante observar que essas novas aeronaves foram encomendadas bem antes da crise da COVID-19 e não podíamos adiar a entrega”
Club World e Club Suite
O Boeing 777-300ER é o principal jato da frota internacional de longo alcance da British, que atualmente trabalha para adicionar a nova Club Suite (Classe Executiva) na aeronave. A Club Suite veio para substituir a controversa Club World – que possui assentos apertados e invertidos (alguns deles são posicionados “de costas” ao cockpit, uma disposição que não agrada boa parte dos viajantes). Nesta matéria do The Guardian, o jornal britânico fala do investimento de 100 milhões de libras feito na cabine em 2006.
Foram 13 anos até que, finalmente, a British deu o braço a torcer e apresentou a Club Suite – a única Classe Executiva com portas de uma companhia aérea europeia. O Passageiro de Primeira foi o primeiro grande veículo de comunicação a avaliá-la em língua portuguesa – pouco depois do seu lançamento.
O sucesso e as inúmeras opiniões positivas sobre a nova Classe Executiva está fazendo com que a British Airways adicione portas deslizantes também na sua Primeira Classe. Não está claro ainda, contudo, se a reformulação dos assentos de Primeira Classe faz parte do atual projeto de retrofit que substitui a Club World pela Club Suite em triplo-setes selecionados.