fbpx

Conheça as medidas de saúde e segurança adotadas pela Air Canada no Brasil

Notícias

Por Dérek Arakaki

Na última quarta feira (04), o Passageiro de Primeira foi convidado pela Air Canada para conferir de perto todas as medidas de saúde e segurança que vem sendo adotadas pela companhia, em especial no Aeroporto de Guarulhos, nos voos que partem do Brasil. Atualmente a Air Canada está operando voos entre São Paulo e Toronto e em dezembro planeja retomar os voos entre São Paulo e Montreal.


O programa CleanCare+

Antes de começar a contar minha experiência por lá, vale lembrar que a Air Canada possui um programa chamado CleanCare+, desenvolvido para reduzir o risco de exposição à COVID-19 e garantir o bem-estar de passageiros e funcionários a bordo de suas aeronaves.

Ao longo da matéria vou abordar os detalhes desse programa, mostrando como ele vem sendo aplicado na prática pela companhia.


Chegando no Aeroporto de Guarulhos

Antes de acompanhar todo os procedimentos da Air Canada, aproveitei para andar um pouco pelo aeroporto para conferir algumas medidas que estão sendo adotadas pelo GRU Airport. Fazia um bom tempo que não visitava um aeroporto, e a primeira sensação foi ver como o fluxo de passageiros era baixo. Para se ter uma ideia, a média de passageiros atualmente no Aeroporto de Guarulhos está em cerca de 50% do que era antes da pandemia.

De imediato, já é possível observar que o aeroporto tem adotado diversas medidas para garantir a segurança dos passageiros. Por exemplo, estações com álcool em gel estão espalhadas pelo local, como essa ao lado dos quiosques de autoatendimento no Terminal 3.

Outras medidas também estão sendo adotadas, como nas escadas rolantes, por exemplo. Foram instalados higienizadores que limpam constantemente os corrimões, deixando-os esterilizados a todo momento. Já para as escadas tradicionais, a limpeza foi reforçada e vem sendo realizada com mais frequência durante o dia.

Por todo o aeroporto é possível ver sinalizações informando e orientando os passageiros sobre medidas importantes, como manter um distanciamento, por exemplo.

Também dei uma passada no laboratório inaugurado no terminal, que realiza testes para COVID-19 com resultado em até 4 horas. Como muitos países estão exigindo a apresentação de teste negativo, é bem conveniente poder contar com esse tipo de serviço no local.


Check-in da Air Canada

Após uma volta pelo aeroporto, fui conferir como está sendo o processo de check-in dos passageiros da Air Canada. Em função do momento atual e das restrições de viagens não essenciais para o Canadá, já era esperado um fluxo menor de passageiros, o que pude perceber assim que cheguei próximos aos balcões da companhia.

A Air Canada disponibiliza para os passageiros quiosques de autoatendimento, todos os equipamentos respeitando um distanciamento entre eles para evitar qualquer aglomeração.

Air Canada medidas Brasil

Nos balcões de check-in foram instaladas proteções de acrílico entre os funcionários e os passageiros para uma proteção adicional. Além disso, também há álcool em gel no local para utilização dos clientes.

Air Canada medidas Brasil

Aqui vale um ponto de atenção. Como o Canadá segue fechado para viagens não essenciais, durante o processo de check-in está sendo feita uma verificação dos documentos de autorização do embarque para o país. Em função disso, o processo como um todo está demorando um pouco mais que o normal. Para mais informações sobre as restrições de viagens para o Canadá, clique aqui.

Durante o processo de check-in também são feitas perguntas sobre o estado de saúde dos passageiros. Essa é uma das ações que fazem parte do programa CleanCare+.


Sala VIP

Passageiros voando na Classe Executiva da Air Canada têm acesso ao Star Alliance Lounge. Aproveitei que iria acessar a área de segurança e dei uma passada rápida pela sala VIP para conferir as medidas adotadas por lá.

Assim como no terminal, o fluxo de clientes no Star Alliance Lounge também era baixo. No local, alguns assentos foram removidos para garantir o distanciamento social. Além disso, como algumas poltronas não puderam ser retiradas do local, elas contam com avisos informando que estão bloqueadas para uso.

Em relação ao buffet, devido ao cenário atual, as opções estão bem restritas. No local é disponibilizado um menu e o cliente deve solicitar o que deseja a um funcionário do lounge que lhe entregará em seguida.

Outras medidas também estão sendo adotadas, como um tapete para higienização logo na entrada e um dispenser com álcool em gel acionado sem necessidade de toque, por exemplo.

Em relação aos outros serviços, os chuveiros ainda não foram liberados. Já o bar conta com um funcionário do lounge preparando as bebidas para os clientes.


Visita ao Boeing 787-9 da Air Canada

Também realizei uma visita ao Boeing 787-9 da Air Canada, que naquele dia iria voar de São Paulo com destino a Toronto. A aeronave que fez a rota foi a de matrícula C-FRSE.

Air Canada medidas Brasil

Assim que entrei na aeronave comecei um tour pelas cabines, começando pela Classe Executiva, a Signature Class. Para quem não conhece, ela conta com 30 assentos que viram cama, dispostos no layout 1-2-1, oferecendo acesso ao corredor para todos os passageiros.

Air Canada medidas Brasil

Em seguida fui conferir a Premium Economy, que conta com 21 assentos dispostos no layout 2-3-2. Nessa cabine os passageiros contam com mais espaço para as pernas além de maior reclinação do assento.

Air Canada medidas Brasil

Por fim, fui conferir a cabine da Econômica, que conta com 247 assentos dispostos no layout 3-3-3.

Air Canada medidas Brasil

O pessoal da Air Canada também me entregou um kit de cuidados que é distribuído para todos os passageiros, independente da cabine que ele esteja voando. Essa é mais uma das ações que fazem parte do programa CleanCare+.

Air Canada medidas Brasil

Dentro dele há uma máscara, álcool em gel, lenços antissépticos, fones de ouvido, uma água, um pacote com pretzels e uma mensagem assinada pelos executivos da companhia reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara a bordo e orientando sobre medidas de higiene.

Air Canada medidas Brasil


Limpeza da cabine e filtros HEPA

Em seguida, houve uma demonstração de mais uma ação do programa CleanCare+, o uso da pulverização eletrostática na limpeza da cabine.

Air Canada medidas Brasil

Aliás, vale conferir o vídeo abaixo em que a Air Canada demonstra como funciona a pulverização eletrostática na higienização de suas aeronaves.

Por fim, foi feita uma explicação de como funciona o sistema de ventilação da aeronave, que conta com filtros HEPA. Por meio deste sistema, o ar da cabine é renovado constantemente a cada dois ou três minutos, retendo até 99,9% das bactérias e vírus. Os filtros HEPA ficam localizados no porão da aeronave. Claro que eu fui até lá conferir de perto todo o equipamento.

Air Canada medidas Brasil

Também vou aproveitar para deixar outro vídeo disponibilizada pela Air Canada mostrando como funcionam os filtros HEPA em suas aeronaves.


Processo de embarque nos voos da Air Canada

Para finalizar, fui acompanhar o processo de embarque dos passageiros no voo daquela noite. Em outra ação do programa CleanCare+, a companhia está realizando a verificação da temperatura de todos os clientes antes do embarque.

Além disso, também foram aumentadas o número de zonas de embarque, que agora são 8. Neste novo sistema, que busca melhorar o fluxo de acomodação e evitar o contato entre os passageiros, o embarque se inicia com passageiros preferenciais, seguido pelos passageiros voando em Classe Executiva e depois com os demais passageiros, sempre de forma a preencher a aeronave do fundo para frente e das janelas para os corredores.

Air Canada medidas Brasil


Voos da Air Canada entre o Brasil e o Canadá

Lembrando que a Air Canada retomou a rota São Paulo-Toronto em setembro de 2020, depois de alguns meses com as operações paradas. A empresa está oferecendo três frequências semanais – as saídas do Brasil são às quartas, sextas e domingos e o retorno às terças, quintas e sábados.

Assim como no ano passado, o voo São Paulo-Montreal está programado para retornar em 12 de dezembro de 2020, com duas frequências semanais – as saídas do Brasil serão às segundas e sábados e o retorno às sextas e domingos. O plano é que a rota seja mantida no decorrer do ano de 2021.

Aliás, o Fábio participou do voo inaugural no final do ano passado, confira como foi a experiência dele, que por sinal também foi no Boeing 787-9, clicando aqui.


Comentário

Temos publicado muito nos últimos meses sobre as medidas de saúde e segurança que vem sendo adotadas por diversas companhias pelo mundo.

Poder acompanhar como tem sido tudo isso na prática foi muito interessante e espero ter conseguido transmitir para você um pouco da minha experiência.

A decisão sobre viajar ou não nesse momento ainda é muito pessoal. Mas com base em tudo do que acompanhei neste dia, as medidas adotadas tanto no aeroporto quanto pela Air Canada, me deixaram mais tranquilo. É importante ver de perto todas as medidas que vem sendo adotadas visando o bem-estar e segurança, tanto dos passageiros quando dos funcionários.

O que achou das medidas adotadas? Alguém com planos de voar com a Air Canada?

Para mais informações sobre o programa CleanCare+, clique aqui.

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.