Conheça o Aria – A nova promessa de assentos de executiva da Optimares para aviões de corredor único

Notícias

Por Fábio Vilela

Conforme contei para vocês hoje mais cedo, eu estou em Hamburgo na Alemanha para participar da AIX2019 – a maior feira de interior de aviões do mundo.

E hoje em primeira mão para vocês a Optimares (mesma fabricante italiana que desenhou o novo assento da econômica da Qatar) compartilhou comigo sua nova promessa de assentos de executiva para aviões de um corredor – chamado de Aria.

O Marco Tonucci, que é o business development da Optimares, me explicou que este novo layout Lopa pode ser instalado tanto nos modelos A320/A321neo quanto nos B737 MAX.

Foto: Optimares

A grande aposta da fabricante é o fato de que cada vez mais as cias aéreas tem usado aviões narrow body para rotas mais longas – devido a boa autonomia das aeronaves. Com isto a demanda por mais conforto aumenta, principalmente para o passageiro premium que quer uma poltrona adequada para descansar/trabalhar em um voo de 6-7hrs.

Foto: Optimares

Veja que pela projeção das imagens apresentadas, o layout varia entre 1-1 e 2-2 dependendo da fileira. E toda poltrona, além de flatbed, garante total acesso ao corredor para todos os passageiros.

Foto: Optimares

O curioso é que a primeira fileira já começa com o assento virado pra trás – justamente para otimizar espaço. Eu teoricamente não me importo, mas tem gente que não gosta de voar de costas.

Foto: Optimares

Por este outro ângulo de visão vocês conseguem ter uma noção melhor de como é dividido o espaço entre uma poltrona e outra dependendo da fileira que você senta.

Além disto, a Optimares conseguiu otimizar mais ainda a densidade da cabine, colocando mais assentos sem que o passageiro perca a mobilidade/privacidade/espaço.

Foto: Optimares

No A321 – que foi o modelo usado para as fotos, eles conseguem colocar até 18 poltronas – e ainda com opção de portas – se o cliente preferir.

Conforme falei no início do post, existe uma tendência muito forte da empresas aéreas em usarem aviões menores em rotas mais longas, como é o caso da GOL com o B737 MAX nas rotas diretas para os EUA (que atualmente estão fazendo escala em Punta Cana), a Azores Airlines com o A321 entre Europa e EUA, a Qatar com os A320 entre Oriente Médio e Europa, entre outras que eu também poderia citar aqui como Aer Lingus, JetBlue, FlyDubai, etc.

Falando em cias aéreas, pelos rumores que escutei aqui, dizem que o novo A321neo da Qatar já vai vir com 2 classes. No caso, nós já vimos a econômica que foi desenhada pela Optimares, mas ainda não temos idéia de como será a business. Seria o Aria uma boa aposta?

A verdade é, o fato da empresa poder oferecer um assento de qualidade, confortável e do mesmo padrão que você encontraria em um avião wide body (de 2 corredores) faz ela ficar ainda mais competitiva na hora de oferecer o produto, afinal quem deixaria de voar em um avião de corredor único se a poltrona fosse tão boa ou melhor do que num B777/A350 por exemplo?

Quando eu vejo este tipo de inovação surgindo para um novo nicho de mercado eu fico muito animado, pois no fundo quem vai poder se beneficiar seremos nós – que vamos usufruir do conforto de uma super Business Class, em um avião menor.

Eu sou a favor desta tendência, mas penso que algumas cias aéreas não tem interesse em adotar, afinal pode não ser o público alvo da cia, ou simplesmente não enxergam a necessidade de investir mais pesado em uma poltrona melhor.

Qual a opinião de vocês sobre esta tendência? Aprovam?

Alertas de Viagem no WhatsApp
Alertas de Viagem no WhatsApp Receba Alertas de Passagens com Milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Inter
Inter Abra sua conta no Inter e aproveite inúmeras vantagens
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.