fbpx

Conheça os vencedores do Prêmio Aeroportos + Brasil 2020

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

Na manhã de ontem (03) estive presente na Cerimônia de Entrega do Prêmio Aeroportos + Brasil 2020. O evento organizado pela Secretaria da Aviação Civil, ligada ao Ministério da Infraestrutura, aconteceu no antigo Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Brasília e contou com a presença do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Premio Aeroportos + Brasil

O prêmio acontece nesse formato desde 2015, estando na sua 6ª edição, e tem se consolidado como um grande incentivador para que os aeroportos, os órgãos públicos e as companhias aéreas ofereçam serviços cada vez melhores aos passageiros.


O Prêmio

Recentemente, divulgamos aqui no PP os resultados relativos ao 4º trimestre de 2019 da Pesquisa de Satisfação do Passageiro e Desempenho Operacional realizada pela Secretaria da Aviação Civil, onde também explicamos um pouco da sua metodologia e dos indicadores que são avaliados. O Prêmio Aeroportos + Brasil 2020 é resultado das quatro etapas trimestrais do ano anterior com o objetivo de premiar os melhores aeroportos do país.  Além dos aeroportos, são premiados ainda órgãos públicos e empresas aéreas.

Participam da pesquisa e do prêmio Aeroportos + Brasil, os 20 principais aeroportos do país: Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Salvador, Cuiabá, Brasília, Goiânia, Confins (Belo Horizonte), Viracopos (Campinas), Vitória, Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Guarulhos e Congonhas (São Paulo), Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

A premiação inclui oito categorias e a maioria delas é dividida de acordo com o número de passageiros que cada aeroporto recebe por ano:

Categorias Prêmio Aeroportos


And the Oscar goes to…

Companhia Aérea com o Check-In mais eficiente: Azul Linhas Aéreas.

Aeroporto com o Raio-X mais eficiente:

  • Categoria até 5 milhões de passageiros: Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares.
  • Categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional de Viracopos – Campinas.
  • Categoria acima de 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional Tom Jobim RIOgaleão.
Galeao Premio Aeroportos

O Presidente da concessionária RIOgaleão, Luiz Rocha, recebe o prêmio de Aeroporto com Raio-X + eficiente (categoria acima de 15 milhões de passageiros).

Companhia Aérea com Restituição de Bagagem mais eficiente: Azul Linhas Aéreas.

Controle Migratório mais eficiente:

  • Categoria até 5 milhões de passageiros: Polícia Federal do Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes.
  • Categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros: Polícia Federal do Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba.
  • Categoria acima de 15 milhões de passageiros: Polícia Federal do Aeroporto Internacional de Brasília – Pres. Juscelino Kubitscheck.

Controle Aduaneiro mais eficiente:

  • Categoria até 5 milhões de passageiros: Receita Federal do Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares.
  • Categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros: Receita Federal do Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba.
  • Categoria acima de 15 milhões de passageiros: Receita Federal do Aeroporto Internacional de Brasília – Pres. Juscelino Kubitscheck.

Aeroporto com mais Serviços ao Passageiro:

  • Categoria até 5 milhões de passageiros: Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares / Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz.
  • Categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba / Aeroporto Internacional de Viracopos Campinas.
  • Categoria acima de 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional Tom Jobim RIOgaleão.
Premio Aeroportos Brasil

O Superintendente do Aeroporto de Curitiba, Antonio Pallu, e o Diretor de Operações do Aeroporto de Viracopos, Marcelo Mota, recebendo o prêmio de Aeroporto com + serviços ao passageiro (categoria 5 a 15 milhões de passageiros).

Aeroporto que mais evoluiu em 2019: Aeroporto Internacional Hercílio Luz – Florianópolis.

Aeroportos + Brasil:

  • Categoria até 5 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional de Vitória – Eurico de Aguiar Salles.
Vitoria Premio Aeroportos

O Superintendente de Gestão de Operações da Infraero, Paulo Cavalcante, recebe do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o prêmio de melhor aeroporto na categoria de até 5 milhões de passageiros para o Aeroporto de Vitória.

  • Categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba / Aeroporto Internacional de Viracopos Campinas.

O Superintendente do Aeroporto de Curitiba, Antônio Pallu, e o Diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, recebem do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o prêmio de melhor aeroporto na categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros.

  • Categoria acima de 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional de Brasília – Pres. Juscelino Kubitscheck.
Premio Aeroportos Mais Brasil

O presidente da concessionária do Aeroporto Internacional de Brasília, Inframérica, Jorge Arruda, recebe do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o prêmio de melhor aeroporto na categoria acima de 15 milhões de passageiros. Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil.


Comentários

Me chamou a atenção o fato dos dois prêmios direcionados às empresas aéreas terem sido conquistados pela Azul Linhas Aéreas, o que mostra que, na opinião dos passageiros, ela tem realmente se despontado na qualidade dos serviços avaliados na pesquisa: eficiência no check-in e na restituição das bagagens.

Do total de 16 prêmios para os aeroportos, percebi que 09 deles (mais de 50%) foram dados para aeroportos que, durante o ano de 2019, estavam sob a gestão e operação da estatal Infraero: Aeroportos de Maceió (concedido para a AENA que assumiu as operações somente em 13/02/2020), Vitória (concedido para Zurich Airports com operação transferida em 03/01/2020), Manaus e Curitiba. O último, por sinal, foi o aeroporto mais premiado (4 prêmios) e se destacou em relação aos controles migratório e aduaneiro, serviços ao passageiro, além de ter sido reconhecido como o melhor aeroporto em sua categoria (empatado com Viracopos).

O Aeroporto Internacional de Brasília recebeu o prêmio máximo pela 3ª vez consecutiva na categoria aeroportos com mais de 15 milhões de passageiros por ano. O resultado mostra como a concessionária tem investido ao longo dos anos para a manutenção desse posicionamento enquanto um dos aeroportos favoritos para os passageiros brasileiros. Algo que sempre me chama muito a atenção é o marketing desenvolvido por eles que acabou criando uma “persona” bem humorada, divertida, nerd/geek e super atenta ao que está acontecendo na internet para o aeroporto.

Outro destaque é o Aeroporto Internacional de Florianópolis que recebeu o prêmio de aeroporto que mais evoluiu em 2019, o que é SUPER merecido. Quem acompanhou a minha cobertura da inauguração do novo Floripa Airport pelo Instagram viu que a diferença é realmente gritante e, na minha opinião, coloca o aeroporto como um grande concorrente ao prêmio Aeroporto + Brasil em 2021 dentro da sua categoria.

Parabéns a todos os aeroportos, companhia aérea e órgãos públicos premiados! Parabenizo também a Secretaria da Aviação Civil  e o Ministério da Infraestrutura pela realização da premiação que, sem dúvidas, incentiva uma concorrência saudável entre os aeroportos brasileiros.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.