Na manhã de ontem (03) estive presente na Cerimônia de Entrega do Prêmio Aeroportos + Brasil 2020. O evento organizado pela Secretaria da Aviação Civil, ligada ao Ministério da Infraestrutura, aconteceu no antigo Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Brasília e contou com a presença do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas.
O prêmio acontece nesse formato desde 2015, estando na sua 6ª edição, e tem se consolidado como um grande incentivador para que os aeroportos, os órgãos públicos e as companhias aéreas ofereçam serviços cada vez melhores aos passageiros.
O Prêmio
Recentemente, divulgamos aqui no PP os resultados relativos ao 4º trimestre de 2019 da Pesquisa de Satisfação do Passageiro e Desempenho Operacional realizada pela Secretaria da Aviação Civil, onde também explicamos um pouco da sua metodologia e dos indicadores que são avaliados. O Prêmio Aeroportos + Brasil 2020 é resultado das quatro etapas trimestrais do ano anterior com o objetivo de premiar os melhores aeroportos do país. Além dos aeroportos, são premiados ainda órgãos públicos e empresas aéreas.
Participam da pesquisa e do prêmio Aeroportos + Brasil, os 20 principais aeroportos do país: Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Salvador, Cuiabá, Brasília, Goiânia, Confins (Belo Horizonte), Viracopos (Campinas), Vitória, Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Guarulhos e Congonhas (São Paulo), Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
A premiação inclui oito categorias e a maioria delas é dividida de acordo com o número de passageiros que cada aeroporto recebe por ano:
And the Oscar goes to…
Companhia Aérea com o Check-In mais eficiente: Azul Linhas Aéreas.
Aeroporto com o Raio-X mais eficiente:
- Categoria até 5 milhões de passageiros: Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares.
- Categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional de Viracopos – Campinas.
- Categoria acima de 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional Tom Jobim RIOgaleão.
Companhia Aérea com Restituição de Bagagem mais eficiente: Azul Linhas Aéreas.
Controle Migratório mais eficiente:
- Categoria até 5 milhões de passageiros: Polícia Federal do Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes.
- Categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros: Polícia Federal do Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba.
- Categoria acima de 15 milhões de passageiros: Polícia Federal do Aeroporto Internacional de Brasília – Pres. Juscelino Kubitscheck.
Controle Aduaneiro mais eficiente:
- Categoria até 5 milhões de passageiros: Receita Federal do Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares.
- Categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros: Receita Federal do Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba.
- Categoria acima de 15 milhões de passageiros: Receita Federal do Aeroporto Internacional de Brasília – Pres. Juscelino Kubitscheck.
Aeroporto com mais Serviços ao Passageiro:
- Categoria até 5 milhões de passageiros: Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares / Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz.
- Categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba / Aeroporto Internacional de Viracopos Campinas.
- Categoria acima de 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional Tom Jobim RIOgaleão.
Aeroporto que mais evoluiu em 2019: Aeroporto Internacional Hercílio Luz – Florianópolis.
Aeroportos + Brasil:
- Categoria até 5 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional de Vitória – Eurico de Aguiar Salles.
- Categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba / Aeroporto Internacional de Viracopos Campinas.
- Categoria acima de 15 milhões de passageiros: Aeroporto Internacional de Brasília – Pres. Juscelino Kubitscheck.
Comentários
Me chamou a atenção o fato dos dois prêmios direcionados às empresas aéreas terem sido conquistados pela Azul Linhas Aéreas, o que mostra que, na opinião dos passageiros, ela tem realmente se despontado na qualidade dos serviços avaliados na pesquisa: eficiência no check-in e na restituição das bagagens.
Do total de 16 prêmios para os aeroportos, percebi que 09 deles (mais de 50%) foram dados para aeroportos que, durante o ano de 2019, estavam sob a gestão e operação da estatal Infraero: Aeroportos de Maceió (concedido para a AENA que assumiu as operações somente em 13/02/2020), Vitória (concedido para Zurich Airports com operação transferida em 03/01/2020), Manaus e Curitiba. O último, por sinal, foi o aeroporto mais premiado (4 prêmios) e se destacou em relação aos controles migratório e aduaneiro, serviços ao passageiro, além de ter sido reconhecido como o melhor aeroporto em sua categoria (empatado com Viracopos).
O Aeroporto Internacional de Brasília recebeu o prêmio máximo pela 3ª vez consecutiva na categoria aeroportos com mais de 15 milhões de passageiros por ano. O resultado mostra como a concessionária tem investido ao longo dos anos para a manutenção desse posicionamento enquanto um dos aeroportos favoritos para os passageiros brasileiros. Algo que sempre me chama muito a atenção é o marketing desenvolvido por eles que acabou criando uma “persona” bem humorada, divertida, nerd/geek e super atenta ao que está acontecendo na internet para o aeroporto.
Outro destaque é o Aeroporto Internacional de Florianópolis que recebeu o prêmio de aeroporto que mais evoluiu em 2019, o que é SUPER merecido. Quem acompanhou a minha cobertura da inauguração do novo Floripa Airport pelo Instagram viu que a diferença é realmente gritante e, na minha opinião, coloca o aeroporto como um grande concorrente ao prêmio Aeroporto + Brasil em 2021 dentro da sua categoria.
Parabéns a todos os aeroportos, companhia aérea e órgãos públicos premiados! Parabenizo também a Secretaria da Aviação Civil e o Ministério da Infraestrutura pela realização da premiação que, sem dúvidas, incentiva uma concorrência saudável entre os aeroportos brasileiros.