Desde a última terça-feira (8), identificamos que alguns resgates com companhias parceiras no ConnectMiles passaram a custar mais do que o previsto na tabela oficial divulgada pelo programa. O aumento foi perceptível em voos para as diversas regiões da Ásia. Diante da situação, entramos em contato com a assessoria da Copa Airlines, que confirmou que o programa passará por um reajuste na tabela fixa de resgates com companhias parceiras.
Comunicado do ConnectMiles
Conforme mencionamos, desde a semana passada, percebemos que alguns resgates com companhias parceiras no ConnectMiles passaram a custar mais do que o previsto na tabela oficial divulgada pelo programa. Trechos entre o Brasil e diversos países da Ásia, que anteriormente exigiam entre 50.000 e 60.000 milhas em classe econômica e entre 82.500 e 85.000 milhas em classe executiva passaram a custar, sem qualquer aviso prévio, 100 mil e 200 mil milhas, respectivamente — praticamente o dobro do valor anteriormente praticado.
Além disso, desde a última quinta-feira (10), a tabela que detalhava os custos de resgate com companhias parceiras foi removida do site oficial do programa, aumentando ainda mais a incerteza sobre os novos critérios de precificação. Em resposta ao nosso contato, a assessoria da Copa Airlines confirmou que a tabela de resgates com companhias parceiras será, de fato, reajustada. Veja a nota enviada na íntegra:
“Sim, realizamos alterações nos valores de resgate para resgates em companhias aéreas parceiras (OAL). A tabela de valores foi removida temporariamente, mas em breve publicaremos a versão atualizada.“
Reajustes por região
Até o momento, foram identificados reajustes nos resgates de voos partindo ou chegando do Sul da América do Sul — região que inclui o Brasil — para quatro destinos previstos na tabela do ConnectMiles: Japão, Norte da Ásia, Sul da Ásia e Ásia Central. Também observamos aumentos em resgates entre outras regiões das Américas e esses mesmos destinos asiáticos, mas, por se tratarem de rotas pouco utilizadas por brasileiros, não detalharemos a seguir.
Vale ressaltar que a nova tabela ainda não foi divulgada, e a Copa Airlines também não informou quando isso deve acontecer. Por esse motivo, é possível que outros reajustes já estejam em vigor, que novos aumentos sejam implementados nas próximas semanas ou, ainda, que alguns dos valores já alterados sofram novas mudanças. Portanto, só será possível ter uma visão completa quando a nova tabela for oficialmente publicada. Confira abaixo os reajustes que envolvem voos de/para o Brasil:
Sul da América do Sul ao Japão
- Econômica: de 55.000 para 100.000 milhas
- Executiva: de 85.000 para 200.000 milhas
Sul da América do Sul ao Norte da Ásia*
- Econômica: de 50.000 para 100.000 milhas
- Executiva: de 85.000 para 200.000 milhas
*China Continental, Coreia do Sul, Mongólia e Taiwan
Sul da América do Sul ao Sul da Ásia*
- Econômica: de 50.000 para 100.000 milhas
- Executiva: de 82.500 para 200.000 milhas
*Bangladesh, Butão, Brunei, Camboja, Hong Kong, Indonésia, Laos, Macau, Malásia, Myanmar (Burma), Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.
Sul da América do Sul à Ásia Central*
- Econômica: de 60.000 para 100.000 milhas
- Executiva: de 97.500 para 200.000 milhas
*Afeganistão, Índia, Cazaquistão, Quirguistão, Maldivas, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão
Comentário
Má notícia para os membros do ConnectMiles que pretendiam emitir passagens para as regiões inicialmente afetadas pelo aumento no valor dos resgates — especialmente diante da falta de qualquer aviso prévio por parte do programa. Vale destacar, no entanto, que a ConnectMiles ainda não divulgou todos os detalhes sobre os reajustes, como as rotas afetadas ou os novos valores oficiais. A promessa é de que uma nova tabela será publicada em breve no site.
Ressaltando, ainda, que reajustes são comuns, tendo em vista, principalmente, a inflação – conforme você pode observar nesta matéria Inflação das Milhas – Saiba como se proteger!, onde abordamos exatamente os possíveis motivos do aumento. Todavia, é importante que tais mudanças sejam comunicadas ao público com maior aviso prévio para que os clientes consigam se proteger e planejar sua próxima viagem com mais tempo. Para se proteger de futuros aumentos, também recomendamos a leitura da matéria: Earn and Burn: conheça a estratégia de acúmulo e resgate de milhas.
Você será impactado com o reajuste do ConnectMiles? Compartilhe conosco nos comentários!