Earn and Burn é uma expressão na língua inglesa que pode ser traduzida como Ganhe e Gaste ou Ganhe e Queime (literalmente).
Trazendo para o mundo dos programas de fidelidade, Earn and Burn pode ser considerada uma estratégia para acúmulo e utilização de milhas aéreas e pontos. Explico abaixo:
Como é aplicada a estratégia Earn and Burn?
Acumular e gastar é o que todos fazem (ou deveriam fazer) com seus pontos e milhas, mas a expressão Earn and Burn é utilizada no mercado como estratégia que incentiva um tempo curto entre acúmulo e uso.
Implicitamente, essa metodologia sugere que os usuários não façam poupança em milhas – o que pode ser especialmente útil no mercado de fidelidade brasileiro, no qual parte dos programas alteram seus regulamentos com frequência e com 90 dias de aviso prévio.
Vantagens da Estratégia
Uma das vantagens da estratégia Earn and Burn é evitar que os usuários exponham seu pontos a eventuais desvalorizações das tabelas de resgate e utilização nos programas de fidelidade.
Mas não é só isso: mesmo sem alterações no regulamento ou tabelas, a quantidade de pontos necessários para uma emissão varia constantemente, podendo colocar o seu resgate em jogo. O que hoje custa 100 mil pontos, amanhã pode custar 120 mil (ou até mais)!
Especialmente em tempos de promoções agressivas e de precificação dinâmica das passagens e estadias em hotéis, a estratégia Earn and Burn faz bastante sentido para redução de risco.
Desvantagens da Estratégia
Earn and Wait, ou acumular e esperar pela melhor promoção, pode dar certo. Usuários mais avançados muitas vezes fazem poupança de pontos e aguardam aquela super oferta para transferir ou resgatar sua passagem. Ainda assim, vez ou outra a estratégia pode dar errado.
Nem todos os Programas de Fidelidade são iguais
Enquanto alguns programas de fidelidade oferecem mais risco ao usuários, outros conseguem passar segurança e permitem que uma pessoa guarde seus pontos com mais tranquilidade.
Alguns programas têm histórico de desvalorização repentina; enquanto outros já até chegaram a compensar clientes por ajustes nas tabelas de resgate.
Recomendação
Eu não sigo a estratégia Earn and Burn. Tenho pleno conhecimento dos riscos envolvidos e por diversas vezes já me dei mal. Ainda assim, aproveito bem as promoções e diria que, na média, acabei me dando bem. Não me tenham como padrão: eu trabalho com isso e busco me atualizar diariamente sobre cada um dos programas de fidelidade dos quais participo.
Por outro lado, se você é um novato no mundo das milhas e programas de fidelidade, considere utilizar a estratégia Earn & Burn! Aproveite as ofertas e promoções, evite fazer grandes poupanças, especialmente em programas com poucas alternativas de uso e histórico de desvalorização.
As matérias abaixo podem ajudar em sua decisão de qual a melhor estratégia para seu perfil:
- Vale a pena comprar ou transferir Milhas? Nós te ajudamos!
- Quanto vale uma milha? Quanto vale um ponto? Minha visão!
- Como funciona o Viaje Fácil da Smiles!
Como o Passageiro de Primeira pode ajudar em sua estratégia de uso dos pontos?
Acompanhe diariamente nosso site e fique por dentro das novidades e ofertas dos Programas de Fidelidade, Cartões de Crédito e Passagens!
Se preferir, cadastre-se em nossa Newsletter e receba um resumo de tudo o que foi postado no final do dia! Assim você terá cada vez mais conhecimento e embasamento para maximizar seu acúmulo e uso de pontos e milhas. 🙂
Agora é a sua vez!
Agora é a sua vez. Você utiliza a estratégia Earn & Burn? Seu saldo de milhas e pontos costuma ser alto?