Pouco mais de três meses após aumentar o custo de alguns resgates com companhias parceiras, o ConnectMiles voltou a reajustar sua tabela fixa, elevando os valores para voos tanto com parceiras — como Azul e United — quanto com a própria Copa Airlines. Além disso, o programa passou a aplicar valores diferenciados para resgates na cabine Executiva Dreams em voos com origem ou destino na América do Sul e do Norte. Confira os detalhes!

Nova tabela de regiões
A primeira mudança identificada foi a introdução de uma nova tabela de regiões do programa. Entre os principais destaques estão a América do Sul, que passou a ter diferenciação específica para voos na Classe Executiva Dreams, os Estados Unidos, agora segmentados em três sub-regiões também com diferenciação de cabine; e a África, que foi unificada em uma única região. A Ásia também deixou de ter distinção entre centro, norte e sul, seguindo o mesmo modelo adotado para o continente africano Confira abaixo:
- Tabela de regiões vigente até outubro/25

- Tabela de regiões vigente a partir de outubro/25

Nova tabela para voos com a Copa Airlines
O ConnectMiles também publicou oficialmente uma nova tabela de resgates para voos operados pela Copa Airlines, já adaptada à recente reestruturação de regiões. O maior impacto foi observado na Classe Executiva, especialmente em voos entre as regiões América do Sul Dreams, onde, em alguns casos, a tarifa Saver teve aumento superior a 80%.
Por exemplo, voos entre São Paulo (GRU) ou Rio de Janeiro (GIG) — ambos operados com aeronaves equipadas com a cabine Dreams — e Los Angeles (LAX), também atendida pela mesma configuração, agora exigem 100.000 milhas na tarifa Saver. Anteriormente, esse mesmo trecho custava 55.000 milhas. Já para voar na mesma cabine até a região América do Norte 2, onde está localizada Nova York (JFK), o custo passou de 55.000 para 80.000 milhas.
- Nova tabela para Classe Econômica com a Copa Airlines

- Nova tabela para Classe Executiva com a Copa Airlines

Mais reajustes com companhias parceiras
Em julho, divulgamos aqui no PP que o ConnectMiles havia aplicado os primeiros reajustes no custo dos resgates, afetando voos com origem ou destino no Sul da América do Sul — região que inclui o Brasil — para quatro destinos previstos na tabela do programa: Japão, Norte da Ásia, Sul da Ásia e Ásia Central. Também foram observados aumentos em resgates entre outras regiões das Américas e esses mesmos destinos asiáticos.
Na ocasião, em nota ao PP, a Copa Airlines informou que o programa passava por um processo de atualização e que, após sua conclusão, seria publicada uma nova tabela de resgates com companhias parceiras. Pouco tempo depois, a tabela anterior foi removida do site.
Agora, novos aumentos já foram identificados, afetando resgates com a United Airlines e a Azul. Além disso, a nova tabela prometida pelo programa ainda não foi divulgada. Confira abaixo alguns exemplos:
- Campinas (VCP) x Orlando (MCO)
Companhia aérea: Azul
Executiva: de 60.000 para 125.000 milhas na tarifa Saver

- São Paulo (GRU) x Washington (IAD)
Companhia aérea: United
Executiva: de 120.000 para 180.000 milhas na tarifa Standard

Como funciona o resgate de passagens no ConnectMiles
O ConnectMiles apresenta dois tipos de precificação para bilhetes emitidos com milhas: o Standard Awards e o Saver Awards. O Standard Awards é um produto-prêmio com um custo mais elevado, mas que praticamente todos os lugares no avião estão disponíveis para viagens. Este tipo de precificação está disponível somente para voos operados pela United, Copa Airlines e Copa Airlines Colombia.
O Saver Awards, por outro lado, é o clássico bilhete na tarifa award que possui um custo mais vantajoso e que está disponível para resgate com todas as companhias parceiras do programa. No entanto, este tipo de tarifa apresenta uma disponibilidade que pode ser limitada, além de compartilhada com outros programas parceiros daquela companhia no qual você busca emitir a sua passagem. Confira abaixo todas as companhias parceiras do programa:
- Companhias membros da Star Alliance;
- ITA Airways (em integração);
- GOL;
- Azul;
- KLM;
- Emirates (temporariamente suspenso).
Regras para emissão de bilhetes
Confira abaixo algumas regras importantes para emissão de bilhetes-prêmio no ConnectMiles:
- Os prêmios de viagem não acumulam milhas e não contam como atividade de qualificação para obtenção de categorias elite;
- Bilhetes reservados a 7 dias ou menos da data da viagem estarão sujeitas a uma taxa de reserva tardia;
- Não é permitido alterações de rota em bilhetes-prêmio;
- É permitido combinar diferentes companhias parceiras, cabines e tipos de prêmio (Saver & Standard);
- Não há cobrança de taxa de combustível;
- Voos com a Emirates e KLM estão disponíveis para resgate em Classe Econômica e Executiva através do Call Center do programa;
- Em bilhetes de ida e volta, são permitidos um stopover além de duas viagens de open jaw (ida com volta de destino diferente);
- Alterações e cancelamentos são permitidos, com incidência de taxas. Consulte-as nesta página.
- Os bilhetes-prêmio são válidos por um ano a partir da data de emissão. A viagem deve ser concluída no prazo de um ano a partir da data de emissão.
Para conferir os Termos e Condições completo do programa, consulte o site da Copa Airlines.
Comentário
Má notícia para os membros do ConnectMiles! O programa aplicou novos reajustes que afetam não apenas os voos com companhias parceiras, mas também aqueles operados pela própria Copa Airlines. Vale destacar que, conforme já mencionamos, a nova tabela de parceiras ainda não foi publicada. Por isso, não é possível descartar novos aumentos — só teremos clareza sobre o cenário quando a tabela atualizada for disponibilizada oficialmente no site do programa.
Ressaltando, ainda, que reajustes são comuns, tendo em vista, principalmente, a inflação – conforme você pode observar nesta matéria Inflação das Milhas – Saiba como se proteger!, onde abordamos exatamente os possíveis motivos do aumento. Todavia, é importante que tais mudanças sejam comunicadas ao público com maior aviso prévio para que os clientes consigam se proteger e planejar sua próxima viagem com mais tempo. Para se proteger de futuros aumentos, também recomendamos a leitura da matéria: Earn and Burn: conheça a estratégia de acúmulo e resgate de milhas.
Você será impactado com o reajuste do ConnectMiles? Compartilhe conosco nos comentários!