A Delta conseguiu a aprovação para operar uma rota triangular entre os Estados Unidos e a África do Sul. Conforme anunciado em 2020, a companhia americana planejava operar voos a partir de seu hub em Atlanta, para as cidades de Joanesburgo e Cidade do Cabo, na África do Sul.
A Delta poderia voar tranquilamente com o A350-900 entre Atlanta e Joanesburgo sem escalas. O problema estava no voo de volta, pois existem ventos contrários significativos no sentido do oeste, além do aeroporto de Joanesburgo ficar em uma altitude de 1.680m, o que afeta o desempenho da decolagem. Ou seja, a companhia teria dificuldades para realizar a rota de Joanesburgo para Atlanta sem escalas com uma carga completa.
Em certos dias, a rota Joanesburgo – Atlanta exigia uma parada técnica em Boston (BOS) devido a limitações de desempenho. A Cidade do Cabo, por outro lado, fica a apenas 151 pés acima do nível do mar, o que permitirá à Delta maximizar a carga útil e o combustível para a viagem de volta a Atlanta sem ter que fazer paradas.
Em 2020, o Presidente da Delta, Glen Hauenstein, disse que a companhia continuaria operando para Joanesburgo com o A350, mas iria adicionar uma parada na Cidade do Cabo (CPT). Com isso, a operação da companhia na África do Sul seria em uma rota triangular.
Rota triangular
Confira como ficará a operação:
- Atlanta x Joanesburgo
- Joanesburgo x Cidade do Cabo
- Cidade do Cabo x Atlanta
Do ponto de vista logístico, isso também dá à Delta um acesso mais barato à Cidade do Cabo, permitindo que ambas as cidades sejam atendidas com uma única aeronave, já que a Cidade do Cabo é um destino muito procurado por turistas.
Voos sem escalas para a Cidade do Cabo
Embora a Delta sirva a Cidade do Cabo por meio de sua rota triangular, a companhia aérea também está buscando a aprovação do Departamento de Transportes dos EUA (DOT) para operar um voo separado para a cidade, na rota Atlanta – Cidade do Cabo sem escalas. O porta-voz da Delta confirmou ao TPG que a aprovação da rota triangular não altera os planos da transportadora para isso.
Contudo, para operar voos sem escalas para a Cidade do Cabo, a Delta enfrenta a concorrência da United pelos “slots” restantes da África do Sul, que estão disponíveis sob o acordo bilateral de serviços aéreos entre os dois países. A United espera lançar o serviço para a Cidade do Cabo a partir de seu hub no Aeroporto Internacional Washington Dulles (IAD). Cabe ao DOT decidir qual companhia ganha a autoridade de operar a rota.
De acordo com um porta-voz da Delta, é esperado que a rota triangular seja lançada ainda este ano. O que achou da novidade?
Com informações, The Points Guy.