fbpx

Delta realiza os últimos voos com o MD-88 e MD-90

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Após anunciar a aposentadoria de seus MDs, a Delta realizou no dia de ontem (02), os últimos voos com as aeronaves MD-88 e MD-90. Os “Mad Dogs”, como eram apelidados os McDonnell Douglas da companhia, tiveram papel importante no cenário doméstico da empresa, transportando, até essa terça-feira, mais de 750 milhões de passageiros.

O último voo do MD-90 da Delta saiu de Houston rumo à Atlanta, principal hub da companhia nos Estados Unidos. Enquanto isso, o MD-88 chegou ao Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, vindo de Washington-Dulles. Como forma de homenagear essas aeronaves históricas, a Delta publicou as curiosidades de cada modelo, veja abaixo.


Curiosidades

MD-88:

  • A Delta fez seu pedido inicial de 30 MD-88, frequentemente chamados de “Mad Dogs”, em janeiro de 1986, com opção de adquirir mais 50. Oito aviões foram entregues no modelo MD-82, o precursor do MD-88 e posteriormente modificado pela companhia para ter a cabine de voo mais avançada da configuração MD-88.
  • O primeiro MD-88 entrou na frota da Delta em janeiro de 1988, servindo Austin, Birmingham, Cincinnati, Jackson, Dallas/Ft. Worth, Houston, Oklahoma City, Little Rock, Shreveport e a capital norte-americana, Washington. O último MD-88 foi entregue à companhia em dezembro de 1993.
  • Desenvolvido a partir do Douglas DC-9 original, o MD-88 de 149 lugares tinha o dobro da capacidade de passageiros da primeira versão, além de motores e aviônicos modernizados. O “cockpit de vidro” atualizado da aeronave continha telas digitais alimentadas por tubos de raios catódicos, um avanço em sua época. O modelo também apresentou melhorias aerodinâmicas em relação ao MD-82 anterior, incluindo uma cauda em cone reprojetada.
  • A aeronave também tinha um corredor com 55 centímetros de largura na cabine de passageiros e corrimãos ao longo da borda dos compartimentos superiores de bagagem para oferecer conforto e segurança adicionais para clientes e equipes que se deslocam pela cabine.
  • Em fevereiro deste ano, antes da redução da frota desencadeada pelo coronavírus, havia 47 MD-88s em operação.
  • O MD-88 serviu várias missões especiais durante seu período na Delta. Em 2019, quando os furacões devastaram partes das Bahamas, o avião foi usado para ajuda humanitária, levando suprimentos e retirando moradores das ilhas, como contou a tripulação de voo nesta entrevista à NPR.

MD-90:

  • A Delta foi o primeiro cliente do MD-90 de 158 lugares, que entrou em serviço comercial em abril de 1995, na rota entre Dallas e Reno. Algumas das primeiras cidades programadas para o serviço com o MD-90 incluíram Dallas/Fort Worth, Atlanta, Nashville, Newark, Reno e Jackson.
  • Como sucessor do MD-88, o MD-90 melhorou o desempenho de custos da Delta, economizando combustível e transportando cargas maiores, além de minimizar o impacto ambiental com menos ruído e emissões reduzidas. A aeronave ofereceu à Delta flexibilidade para fornecer serviços de passageiros e de carga em uma ampla variedade de ambientes operacionais, uma vez que teve um desempenho muito bom em aeroportos em lugares quentes ou de alta altitude, possibilitando à companhia direcionar o jato para operações em toda a América do Norte, tanto em voos de curta distância como em rotas mais longas.
  • A Delta comprou inicialmente o MD-90 para substituir o Boeing 727, mas quando a McDonnell Douglas foi comprada pela Boeing, em 1997, a companhia cancelou o restante dos MD-90 e começou a adquirir o Boeing 737-800. Após seu processo de recuperação judicial, a Delta expandiu a frota de MD-90 entre 2009 e 2013, quando comprou e recondicionou 49 ​​MD-90 usados. A adição dessas aeronaves ajudou a empresa a se fortalecer.
  • Em fevereiro deste ano, antes da redução da frota desencadeada pelo, havia 29 MD-90 em operação.


Os números dos MDs

Conforme dito anteriormente, os modelos participaram de boa parte da história da Delta, transportando mais de 750 milhões de passageiros e com quase 10 mil pilotos diferentes comandando a frota. A companhia disponibilizou um infográfico mostrando as características e a história dos MDs sob domínio da empresa.


A Delta foi a última companhia aérea dos Estados Unidos a operar estes modelos. A companhia contou com 185 “Mad Dog” em sua frota, que realizavam cerca de 900 voos diários. A aposentadoria dos MD-88 e MD-90 marca um momento especial para a Delta, pois a companhia procura evoluir “para uma empresa mais forte, melhor e mais ágil em meio à pandemia da COVID-19”, conforme disse a empresa.

Agora, as aeronaves seguem para Blytheville, Arkansas, para sua merecida aposentadoria.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.