fbpx

É oficial! Iberia anuncia a compra da Air Europa por 500 milhões de euros

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Iberia anunciou oficialmente a compra de sua conterrânea Air Europa. Segundo dito pela companhia espanhola, o valor total do acordo foi de 500 milhões de euros (conforme anunciado anteriormente), com pagamento total em seis anos. Veja abaixo a nota da companhia.


Nota da Iberia

Nos termos do Acordo de Alteração, as partes concordaram que o valor a ser pago pela Iberia pela Air Europa será reduzido de um valor patrimonial de 1 bilhão de euros para 500 milhões de euros, com pagamento diferido até o sexto aniversário da conclusão da Aquisição.

Os termos revistos do Acordo de Alteração estão condicionados à negociação satisfatória entre a Ibéria e a Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (“SEPI”) sobre os termos não financeiros associados ao apoio financeiro prestado pela SEPI à Air Europa durante 2020. A Península Ibérica pretende iniciar discussões com a SEPI em breve sobre essas condições.

Assumindo a satisfação de todas as condições do Acordo de Alteração e da Aquisição, a conclusão está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2021. A Aquisição ainda está sujeita à aprovação da Comissão Europeia.

Fundamentação estratégica e impacto financeiro

O Conselho de Administração do IAG, grupo dono da Iberia, acredita que a aquisição continua estrategicamente importante para o futuro do IAG e da Península Ibérica e posiciona o Grupo para beneficiar de oportunidades de crescimento à medida que a indústria emerge do impacto da crise de COVID-19. Os benefícios da compra incluem:

  • Aumento da importância do hub do IAG em Madri, transformando-o em um concorrente dos aeroportos de Amsterdã, Frankfurt e Paris Charles de Gaulle;
  • Novas oportunidades de crescimento de rede;
  • Benefícios significativos ao cliente por meio do fornecimento de mais opções e flexibilidade de programação e maiores oportunidades de ganhar e resgatar milhas.

O IAG espera que a compra gere acordos de custo e receita significativas, com acordos de taxa de execução total semelhantes às originalmente previstas e agora esperadas até 2026. Espera-se, também, que a aquisição aumente os ganhos no primeiro ano completo após a conclusão, entregue um valor considerável para o Grupo por meio da geração de acordo antes do pagamento da contraprestação no sexto aniversário de conclusão, e gere retornos sobre o capital investido em linha com aqueles historicamente alcançados pelo IAG.

Assumindo a conclusão no segundo semestre de 2021, o IAG embarcará na Air Europa em um momento em que a recuperação de viagens aéreas pode ser significativa, à medida que o lançamento das vacinas COVID-19 prossegue em todo o mundo. A saída de caixa líquida para o IAG desta transação deve ser mínima em 2021 e os fluxos de caixa líquidos devem ser positivos até pelo menos o reembolso do empréstimo da SEPI em 2026, quando os acordos da fusão deverão estar em sua taxa de execução total.


Palavra dos executivos

“Tanto a Iberia quanto o IAG estão demonstrando sua resiliência para enfrentar a crise mais profunda da história da aviação. Fazer parte de um grande grupo é a melhor garantia para superar os desafios atuais do mercado, que também beneficiará a Air Europa assim que a transação for concluída. Estou satisfeito por termos chegado a um acordo com a Globalia para adiar o pagamento até a recuperação esperada em viagens aéreas após o fim da pandemia e quando esperamos realizar sinergias significativas resultantes da transação”, disse Luis Gallego, presidente-executivo da IAG.

Javier Hidalgo, presidente-executivo da Globalia disse “esta transação é um grande esforço de todos nós e é a melhor forma de recuperar o turismo, o transporte na Espanha e o hub de Madrid”. O presidente da Iberia, Javier Sánchez-Prieto disse “a união faz todo o sentido estratégico para reforçar a competitividade do hub de Madri em um cenário global. Irá beneficiar os consumidores e a incorporação da Air Europa no Grupo Iberia irá melhorar a viabilidade da empresa, beneficiando os funcionários da Iberia e da Air Europa”.


Mais detalhes sobre o acordo

O ativo bruto da Air Europa em 31 de dezembro de 2019 era de 967 milhões de euros. A receita de 2,1 bilhões de euros, o lucro operacional de 71 milhões de euros e o lucro antes dos impostos de 42 milhões de euros foram atribuíveis à Air Europa no ano encerrado em 31 de dezembro de 2019.

Esses números são baseados nos GAAP espanhóis (conjunto de leis e normas que devem ser seguidas pela área da contabilidade, a fim de padronizar as operações de cada empresa). A Air Europa transportou 13,1 milhões de passageiros em 2019. O volume de passageiros diminuiu aproximadamente 70% em 2020.

A Air Europa tem atualmente uma frota operacional de 52 aeronaves em comparação com 68 no final de 2019. Todas as aeronaves, exceto uma, estão em regime de leasing operacional. O IAG estima que o passivo de arrendamento (IFRS 16) da Air Europa seja de cerca de 1,6 bilhões de euros no final de 2020.


Comentário

O valor total a ser pago representa uma redução de 50% no pagamento prévio discutido antes da pandemia, que girava em torno de 1 bilhão de euros. Porém, dado à crise que a aviação enfrentou nos últimos meses, o valor acordado para a compra foi cortado pela metade. A Air Europa também cedeu alguns slots e rotas para outra companhia aérea – a Volotea. Esse fator também influenciou na queda do preço final.

Mesmo com o acordo firmado, as empresas não divulgaram um plano para as marcas – que agora farão parte do mesmo grupo. O futuro das duas companhias ainda é incerto, podendo cada uma delas permanecer operando de forma individual ou então criando uma empresa só (como a LATAM, por exemplo, que uniu a brasileira TAM com a chilena LAN). Caso as companhias continuem operando individualmente, é de se esperar que a Air Europa deixe a SkyTeam para entrar na oneworld, aliança que a Iberia faz parte.


Qual sua expectativa sobre o futuro das empresas?

Para mais informações, acesse a nota da Iberia.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.