El Al opera durante o Shabat pela primeira vez depois de mais de 40 anos

Notícias

Por Priscila Brisighello

Devido aos conflitos em Israel, a El Al está operando durante o Shabat pela primeira vez depois de mais de 40 anos. Desde 1982, a companhia israelense possui a política de respeitar o período entre o pôr do sol de sexta e o pôr do sol de sábado, considerado sagrado para o judaísmo.


Operações durante o Shabat 

Com os atuais conflitos envolvendo Israel, a El Al anunciou operações durante o Shabat, algo que não acontecia desde 1982, quando o primeiro-ministro da época, Menachem Begin, apresentou uma votação para proibir os voos aos sábados. No entanto, a companhia aérea ressaltou que se tratam de situações excepcionais, as quais receberam todas as certificações necessárias, inclusive religiosas.

Ao todo, dois voos saíram de Bangkok (BKK) e Nova York (JFK) nesta sexta-feira (13) e estarão no ar durante o período considerado sagrado para o judaísmo. As operações, gratuitas e sem finalidade comercial, têm como objetivo trazer de volta soldados da reserva israelenses localizados no exterior, bem como forças de segurança e resgate.

O custo dos voos, que serão operados por duas aeronaves Boeing 787, foi arcado pela El Al e pelas grandes instituições financeiras dos EUA.


Sobre a El Al e o Shabat

Para aqueles que não conhecem muito do judaísmo, cabe uma explicação: para os judeus, o período entre o pôr do sol de sexta e o pôr do sol de sábado é considerado sagrado. Trata-se do Shabat, quando abster-se de qualquer tipo de trabalho e concentrar-se em rezas e reflexões são a ordem do dia. Dado isso, os religiosos entendem que voar durante o Shabat é proibido – motivo pelo qual a El Al  opta por estacionar suas aeronaves, onde quer que estejam, até que o dia sagrado termine.

A mesma restrição é muitas vezes exigida de outras cias aéreas que voam para Israel. Apesar de não serem desse país, transportam clientes religiosos que se negam a voar, por exemplo, quando o voo original que sairia numa quinta é postergado para sair na sexta.

Para entender mais sobre a El Al e o Shabat, leia este texto.


Comentário

Diante de situações excepcionais, muitas vezes, são necessárias também medidas excepcionais – e este é o caso da El Al, que optou por voar de maneira atípica durante o Shabat pela primeira vez depois de mais de 40 anos. Vale lembrar que a restrição contempla todo e quaisquer trabalhos, portanto ela será quebrada não somente em relação ao voo, como também em relação à toda operação da companhia aérea israelense.

Para acompanhar o voo de Bangkok para Tel Aviv, que ainda está ocorrendo, clique aqui.

Alertas de Viagem
Alertas de Viagem Receba Alertas de Viagem com Milhas no WhatsApp!
Guia Essential
Guia Essential Explore 3 programas de fidelidade com 60% OFF no Guia das Emissões Essential
Guia Pro
Guia Pro Explore 10 programas de fidelidade com 60% OFF no Guia das Emissões Pro
Guia Expert
Guia Expert Explore 18 programas de fidelidade com 60% OFF no Guia das Emissões Expert
Conta Global
Conta Global Até R$ 100 de cashback após a 1ª compra com valor mínimo de R$ 100
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.