El Al opera durante o Shabat pela primeira vez depois de mais de 40 anos

Notícias

Por Priscila Brisighello

Devido aos conflitos em Israel, a El Al está operando durante o Shabat pela primeira vez depois de mais de 40 anos. Desde 1982, a companhia israelense possui a política de respeitar o período entre o pôr do sol de sexta e o pôr do sol de sábado, considerado sagrado para o judaísmo.


Operações durante o Shabat 

Com os atuais conflitos envolvendo Israel, a El Al anunciou operações durante o Shabat, algo que não acontecia desde 1982, quando o primeiro-ministro da época, Menachem Begin, apresentou uma votação para proibir os voos aos sábados. No entanto, a companhia aérea ressaltou que se tratam de situações excepcionais, as quais receberam todas as certificações necessárias, inclusive religiosas.

Ao todo, dois voos saíram de Bangkok (BKK) e Nova York (JFK) nesta sexta-feira (13) e estarão no ar durante o período considerado sagrado para o judaísmo. As operações, gratuitas e sem finalidade comercial, têm como objetivo trazer de volta soldados da reserva israelenses localizados no exterior, bem como forças de segurança e resgate.

O custo dos voos, que serão operados por duas aeronaves Boeing 787, foi arcado pela El Al e pelas grandes instituições financeiras dos EUA.


Sobre a El Al e o Shabat

Para aqueles que não conhecem muito do judaísmo, cabe uma explicação: para os judeus, o período entre o pôr do sol de sexta e o pôr do sol de sábado é considerado sagrado. Trata-se do Shabat, quando abster-se de qualquer tipo de trabalho e concentrar-se em rezas e reflexões são a ordem do dia. Dado isso, os religiosos entendem que voar durante o Shabat é proibido – motivo pelo qual a El Al  opta por estacionar suas aeronaves, onde quer que estejam, até que o dia sagrado termine.

A mesma restrição é muitas vezes exigida de outras cias aéreas que voam para Israel. Apesar de não serem desse país, transportam clientes religiosos que se negam a voar, por exemplo, quando o voo original que sairia numa quinta é postergado para sair na sexta.

Para entender mais sobre a El Al e o Shabat, leia este texto.


Comentário

Diante de situações excepcionais, muitas vezes, são necessárias também medidas excepcionais – e este é o caso da El Al, que optou por voar de maneira atípica durante o Shabat pela primeira vez depois de mais de 40 anos. Vale lembrar que a restrição contempla todo e quaisquer trabalhos, portanto ela será quebrada não somente em relação ao voo, como também em relação à toda operação da companhia aérea israelense.

Para acompanhar o voo de Bangkok para Tel Aviv, que ainda está ocorrendo, clique aqui.

Cupom 'CYBER20' ✈️
Cupom 'CYBER20' ✈️Aproveite 20% de desconto em todos os Grupos de Alerta do PP no WhatsApp!
Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Hotéis
HotéisGanhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2025!
Airport Park
Airport ParkReserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsAppEntre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.