fbpx

Embraer divulga imagens de táxi voador que está sendo desenvolvido no Brasil

Notícias

Por Equipe

Embraer revelou as primeiras imagens do teste com o protótipo de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical: o eVTOL. A fabricante também publicou um vídeo no YouTube, mostrando uma projeção do jato sobrevoando uma cidade com os dizeres “imagine um ecossistema seguro, acessível e que pratique a aviação limpa (verde)”.

Embraer Evtol

A aeronave está sendo desenvolvido pela Eve, que é divisão voltada para mobilidade urbana criada pela Embraer. O foco do eVTOL será oferecer transporte individual dentro dos grandes centros urbanos, uma alternativa ao táxi aéreo tradicional com potencial para ter custos menores e ser mais sustentável.

A Eve se beneficiará de maior foco, velocidade e agilidade, permitindo que a empresa inove e execute em um ritmo acelerado de forma a melhor aproveitar as oportunidades globais de UAM. Após ser incubada por quase quatro anos dentro da EmbraerX, este é o momento certo para estabelecer a Eve como uma empresa independente.

O eVTOL que está sendo testado tem 10 hélices movidas individualmente por motores elétricos. Segundo publicado pela revista Auto Esporte, a versão final ainda pode ter ainda dois rotores adicionais, voltados para trás, para melhorar o desempenho da aeronave em voo de cruzeiro. Mesmo assim, é provável que o eVTOL mantenha o estilo de “drone futurista”. A inspiração nos pequenos helicópteros por controle remoto é inevitável e se repete em aparelhos similares desenvolvidos pela Boeing e Airbus.

Veja abaixo o curto vídeo que a Embraer publicou em seu canal oficial do YouTube:


O primeiro protótipo funcional do veículo ainda está em escala reduzida e não tem capacidade para levar passageiros, sendo controlado de forma remota. O objetivo é avançar no desenvolvimento das superfícies de controle, software e propulsão. A Eve já está testando os softwares que farão a interface entre o eVTOL e o piloto, mas o objetivo é que a aeronave funcione de forma totalmente autônoma.

No futuro imaginado pela EmbraerX, os passageiros solicitariam o “táxi aéreo” pelo telefone, embarcariam em um heliporto próximo e seguiriam viagem automaticamente até o destino escolhido.

Outros países, como a Austrália, por exemplo, já estão liderando o mercado e serão os primeiros a contarem com o novo modelo de transporte, com previsão de início dos serviços em meados de 2023.

Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2024!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
20% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.