A Espanha anunciou a abertura do país para todas as pessoas que estiverem 100% vacinados a partir de 7 de junho. O anúncio vem junto da posição da União Europeia, que também estuda a permissão de entrada de todos os turistas que estejam vacinados.
O anúncio veio do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, nesta sexta-feira (21), que disse que passageiros que estiverem 100% imunizados contra o vírus, poderão entrar no país a partir do próximo mês. “A partir de 7 de junho todos os vacinados e seus familiares são bem-vindos, independente do seu local de origem“. Assim como o bloco europeu, as vacinas permitidas pela Espanha são as da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson&Johnson.
Viajantes vindos do Brasil são aceitos
Segundo a fala do primeiro-ministro, viajantes do Brasil também serão aceitos na Espanha. No entanto, só aqueles que foram 100% vacinados com as vacinas aceitas pela União Europeia. Das quatro permitidas, apenas duas são aplicadas por aqui atualmente (Pfizer e AstraZeneca).
Japão e Reino Unido ingressam à Lista Branca
Além disso, também foi dito que a partir da próxima segunda-feira (24) viajantes saindo do Japão ou Reino Unido não precisarão estar vacinados para entrar na Espanha, isso se deve porque os países fazem parte da Lista Branca espanhola. Essa lista define os países “seguros” em relação ao coronavírus, ou seja, aqueles que tiveram menos casos a cada 100 mil habitantes.
Os dois países se unem à outras nações como China, Israel, Austrália e Nova Zelândia, cujos passageiros são permitidos a entrar na Espanha em voos não-essenciais.
A decisão da União Europeia vem em boa hora para a Espanha, que é um dos destinos europeus mais procurados durante a temporada de verão do hemisfério Norte. Até 2019, período pré-pandêmico, o turismo na Espanha representava 14% do PIB do país.
Alguém pensando em visitar a Espanha?