Alguns funcionários da NASA e da SpaceX, empresa do multibilionário Elon Musk, tiveram a ideia de transformar a Estação Espacial Internacional (ISS) em um museu depois de sua aposentadoria, em 2031. O curioso, é que a estação permaneceria no mesmo lugar, ou seja, o museu ficaria na órbita da Terra, podendo receber turistas em viagens espaciais.
Transformando a estação em museu
Foi Greg Autry, ex-encarregado de estratégias espaciais do governo Trump e responsável pela comunicação entre a Casa Branca e a NASA, que revelou os planos para o futuro da ISS durante uma entrevista ao jornal britânico The Times. “A ideia veio de um grupo de entusiastas do espaço, incluindo funcionários da NASA e da Space X”.
Porém, Autry comentou que haveriam obstáculos para tornar este plano realidade, como a necessidade de alterar a posição da ISS na órbita da Terra. Conforme o especialista, para permanecer na atual altitude, a estrutura teria que passar por ajustes em sua posição, eventualmente desviando de projéteis espaciais.
Companhias aéreas lançando viagens ao espaço
A ideia de lançar um museu no espaço surge em um momento que algumas companhias aéreas estão explorando o turismo espacial. A britânica Virgin Atlantic, por meio de sua subsidiária Virgin Galactic, iniciou vendas de passagens aéreas para o espaço.
Além da Virgin Galactic e da SpaceX, a Blue Origin, do empresário Jeff Bezos também está na disputa pelo turismo espacial. A Blue Origin, inclusive, chegou a realizar três voos para o espaço com tripulantes a bordo, mas a empresa não divulgou o preço pago pelos passageiros para participar da experiência.
No caso da Virgin, as “passagens” para o espaço custam a bagatela de 450 mil dólares (aproximadamente R$2,29 milhões). Os tickets dão a oportunidade do viajante realizar um passeio de 90 minutos pela borda da Terra com um foguete da companhia.
Mudanças na ISS para virar museu
Para que a estação possa virar um museu, o ideal seria se afastar ainda mais do Planeta Terra, já que, segundo Autry, ela precisaria de “menos manutenção”. Ele também é contrário à destruição da estação, devido sua importância para a humanidade, afirmando que destruir a estação seria um erro gravíssimo. “Há tempos que venho dizendo para preservar a ISS”.
Porém, por se tratar de uma estação espacial internacional, sua transformação em museu também dependerá de outros governos, incluindo o russo.
Os planos da NASA incluem expandir sua base lunar e aposentar a ISS até 2031, economizando aproximadamente 1 bilhão de dólares por ano para o governo norte-americano.
Você gostaria de visitar um museu no espaço?