A Virgin Galactic iniciou a nova fase das vendas de passagens aéreas para o espaço nesta semana. Custando a bagatela de 450 mil dólares (aproximadamente R$2,29 milhões), os tickets dão a oportunidade do viajante realizar um passeio de 90 minutos pela borda da Terra com um foguete da companhia.
Sobre a viagem ao espaço
A operação é feita com duas aeronaves (a nave Unity, onde os passageiros e os pilotos ficam, e o avião White Knight Two, que é responsável por levar a Unity até a altura de 40 mil pés de altitude. Depois de atingir 40 mil pés de altitude, a Unity se desprende do avião e em 60 segundos quebra a barreira da velocidade do som. A SpaceShipTwo, apelido do modelo, pode levar dois pilotos e até seis passageiros. Veja abaixo a configuração do modelo:
Quando o motor da Unity é acionado, ele leva a espaçonave para uma subida em velocidade supersônica a altitudes superiores a 80,5 mil metros. No topo do arco da trajetória, os passageiros flutuam por cerca de 4 minutos, antes de o avião espacial reentrar na atmosfera.
Estreia da companhia
O início das operações comerciais, no entanto, tem sido uma incógnita para a Virgin Galactic. Desde que a empresa foi fundada em 2004, ela enfrentou vários atrasos e interrupções durante seu programa de desenvolvimento e teste.
Tudo estava se desenhando para acontecer no ano passado, quando a companhia fez um voo teste com o dono da empresa, Richard Branson, e outros tripulantes selecionados. Contudo, devido falha em um equipamento do foguete (que o fez ficar fora de órbita por 41 segundos), a Administração Federal de Aviação (FAA) suspendeu os outros voos testes.
Em setembro do ano passado, após diversas revisões feitas em conjunto com a FAA, a Virgin recebeu, novamente, a liberação para operar os voos experimentais. Até o momento, a companhia não informou uma data certa de estreia, mas não é esperado que ela chegue ao espaço com os viajantes até outubro.
Ações subindo e nova logotipo
De acordo com a CNN, a notícia da venda de ingressos fez com que as ações da Virgin Galactic, que sofreram uma dura queda no ano passado, explodissem – alcançando um ganho de mais de 30%. A Virgin Galactic também anunciou uma mudança de logotipo, substituindo o design anterior que era uma íris humana com o logo da companhia, por um silhueta de um foguete. Confira abaixo a mudança das logo marcas:
Concorrência no turismo espacial
Além da Virgin Galactic, a Blue Origin, do empresário Jeff Bezos e a SpaceX, do também empresário Elon Musk, estão na disputa pelo turismo espacial. A Blue Origin, inclusive, chegou a realizar três voos para o espaço com tripulantes a bordo, mas a empresa não divulgou o preço pago pelos passageiros para participar da experiência.
Emitindo passagens para o espaço com milhas
Em 2020, a empresa havia feito uma ação onde oferecia a chance do passageiro conhecer o espaço emitindo a passagem com milhas. À época, com 2.000.000 de milhas Flying Club (programa de fidelidade da Virgin Atlantic) você participava de um sorteio para concorrer a uma viagem para o espaço.
Comentário
Apesar do preço salgado, a Virgin já acumulou cerca de 600 reservas durante a primeira rodada da venda de passagens, entre os anos de 2005 e 2014, quando a empresa ainda estava estudando as viagens espaciais. Até o final do ano, a Virgin Galactic planeja chegar a mil ingressos vendidos. Entre os compradores estão os famosos Tom Hanks, Justin Bieber, Angelina Jolie e Lady Gaga.
Com o preço pago pela passagem, também está incluso o treinamento (parecido com o que os astronautas fazem) para acostumar a tripulação.
Alguém tem curiosidade de conhecer o espaço?