fbpx

Virgin Galactic revela o design da cabine dos seus voos para o espaço

Notícias

Por Gabriel Marinho

O futuro das viagens espaciais para turismo parece estar cada vez mais próximo. Foi em 12 de abril de 1961 que Iuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a viajar para o espaço, um feito impressionante para a época e que hoje parece estar bem mais próximo de se popularizar. Essa semana, a Virgin Galactic, uma empresa que está desenvolvendo naves espaciais comerciais, revelou o interior da cabine de seu primeiro veículo de modelo SpaceShipTwo, o VSS Unity, em um evento virtual transmitido ao vivo no YouTube.

Virgin-Galactic-cabine-01


Voos espaciais

A SpaceShipTwo, a sonda suborbital da Virgin Galactic, visa fornecer voos espaciais suborbitais para turistas e lançamentos suborbitais para missões de ciência espacial. A sonda é lançada por baixo de um avião porta-aviões conhecido como White Knight Two.


Design da aeronave

Pensar em um design para uma aeronave de turismo espacial é um pouco diferente de pensar no design de uma aeronave espacial comum. Afinal de contas, o objetivo da viagem em si é poder observar o lado de fora, por isso as janelas são mais essenciais do que nunca.

A Virgin Galactic, em colaboração com uma agência de design de Londres chamada Seymourpowell, esforçou-se para desenvolver um conceito elegante, mas progressivo, focado na experiência, para a cabine de sua nave espacial. Embora tenha sido criado para integrar-se perfeitamente a todos os outros aspectos da jornada dos astronautas da Virgin Galactic – a cabine também é a peça central do design; proporcionando segurança sem distração.

As texturas, cores e estruturas dentro da cabine tem o objetivo de inspirar um senso de confiança nos astronautas a partir do momento em que eles embarcam na nave no dia do voo.

Virgin-Galactic-cabine-02


Os assentos

Nada de flat-bed por aqui! Até porque o objetivo é ficar bem acordado durante a viagem. Assentos de tamanho individual, criados usando alumínio e fibra de carbono de alta qualidade, reforçam esse sentido. A importância do conforto dos astronautas para otimizar o desempenho é acentuada pelo uso de espuma de engenharia e tecidos técnicos.

A Under Armour desenvolveu os trajes espaciais dos astronautas e também a tecnologia de tecido apresentada nos assentos da cabine. Aproveitando as ideias de mais de duas décadas para maximizar o desempenho humano, a Under Armour criou uma malha 3D com construções que mapeiam a respirabilidade e funcionam no tecido que envolve cada assento da cabine para proporcionar conforto e mobilidade durante os voos espaciais.

Virgin-Galactic-cabine-04

Cada assento foi projetado para corresponder ao dinamismo do voo. Um mecanismo de reclinação controlado pelo piloto posiciona os astronautas de maneira ideal para gerenciar as forças G no impulso e na reentrada e libera espaço na cabine para maximizar uma zona de flutuação irrestrita dos astronautas quando em gravidade zero.


A cabine

A paleta de cores da cabine foi cuidadosamente selecionada para complementar a arquitetura do assento, a própria cabine e os trajes espaciais. Os metálicos dourados se assemelham às areias luminosas do deserto, os azuis evocam o espaço celeste e o oceano, ajudando os viajantes a ainda se sentirem na Terra.

A Virgin foi pioneira na iluminação ambiente em seus aviões comerciais, e essa ideia foi traduzida pela Virgin Galactic para a nova era dos voos espaciais comerciais. Os LEDs multicoloridos estão dentro das janelas e são usados ​​para refletir sutilmente quem olha por elas e, portanto, elevar as respostas humanas a cada um dos estágios contrastantes do voo. No auge da experiência, à medida que a Terra aparece diante do céu negro do espaço, toda a luz é desligada, trazendo um foco instantâneo para a vista exterior.

As telas do encosto do banco fornecem dados de voo digitais para conectar cada astronauta à cabine de comando. Os sistemas de comunicação pessoal e integrado complementam as telas com uma conexão direta de cada astronauta com os dois pilotos espaciais.

Virgin-Galactic-cabine-03

A cabine da SpaceShipTwo foi deliberadamente dimensionada para permitir uma experiência de leveza fora do assento para os astronautas a bordo. O design concentra-se nesta parte crítica da experiência. Superfícies e elementos macios tornam-se pontos de apoio para a mão, permitindo que os astronautas explorem a cabine livremente. O “Halo” circunda até doze janelas grandes, com bordas suaves e estendidas, que permitem aos astronautas se posicionarem perfeitamente em 360º de vistas inspiradoras, do infinito espaço sideral à beleza do nosso planeta natal.


Câmeras por todos os lados

Tirar fotos e vídeos de sua experiência em um voo espacial para compartilhar é de suma importância em uma viagem como essa. Por isso, há 16 câmeras na cabine, mais as do cockpit e outras montadas externamente, para gerar imagens em alta definição para fornecer tudo, desde as primeiras postagens do Instagram até um filme pessoal maravilhosamente editado e historicamente significativo.

Para elevar ainda mais a experiência de flutuar em gravidade zero, a cabine inclui um grande espelho circular na antepara traseira que, adicionando uma tonalidade à superfície reflexiva, permite que os astronautas se vejam sem peso enquanto iluminados pelo brilho natural da Terra.


Comunidade Virgin

Os aspirantes a astronautas podem aproximar ainda mais seu sonho de voar no espaço, juntando-se hoje à comunidade da Virgin Galactic. Para isso é preciso fazer um depósito reembolsável de US$ 1.000, que lhe garantirá um lugar na linha de frente para quando as reservas de voos espaciais forem lançadas. Mais informações aqui.


Evento de lançamento

No vídeo abaixo você confere na íntegra como foi o evento de lançamento das cabines.


Mais alguém animado com o futuro das viagens espaciais?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.