Depois de anunciar a reabertura das fronteiras para países como o Brasil, Reino Unido, China, África do Sul e países da União Europeia, os Estados Unidos anunciaram que também reabrirão suas fronteiras terrestres com o Canadá e o México.
Da mesma forma que a data exata da abertura das fronteiras por vias aéreas ainda não foi revelada pelo governo americano, a data exata da reabertura das fronteiras terrestres não foi anunciada. “O começo de novembro” continua sendo a referência dada pelo Department of Homeland Security em relação a quando isso irá acontecer.
O Senador Chuck Schumer disse que a decisão foi feita levando em conta os membros da comunidade transfronteiriça, que têm sentido a dor e as dificuldades econômicas do fechamento da fronteira terrestre. “Essa dor está prestes a acabar”, finalizou o senador.
Em junho deste ano, o tema foi alvo de debates entre líderes dos EUA e Canadá, que ressaltaram que o fechamento das fronteiras estava prejudicando empresas que possuem operações nos dois países.
As regras oficiais de entrada, tanto por vias aéreas quanto terrestres, serão anunciadas “muito em breve”, conforme foi dito por um oficial do governo. Espera-se no entanto que as exigências sejam distintas para os dois tipos de viagem. De acordo com a Reuters, o certificado de vacinação será solicitado de forma aleatória pelos oficiais de fronteira. Caso o viajante não esteja com pauta de vacinação completa, será barrado nas fronteiras entre os Estados Unidos, México e Canadá.
Lembrando que o país aceitará vacinas aprovadas tanto pelo CDC, como pela OMS.