FAA revê classificação internacional de segurança para a agência de aviação do Paquistão

Notícias

Por Equipe

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) rebaixou a classificação de segurança internacional da agência de aviação do Paquistão (a ANAC do Paquistão) e proibiu as companhias aéreas paquistanesas de oferecer novos serviços aos Estados Unidos.

Em 15 de julho de 2020, a FAA, sob o programa International Aviation Safety Assessment (IASA), constatou que a Autoridade de Aviação Civil do Paquistão não estava cumprindo os padrões de segurança da ICAO. Assim, o país do sul da Ásia foi oficialmente rebaixado para a categoria 2.

De acordo com o IASA, a FAA avalia as autoridades de aviação civil de todos os países com transportadoras aéreas que se candidataram a voar para os Estados Unidos, atualmente realizam operações nos Estados Unidos ou participam de acordos de compartilhamento de código com companhias aéreas parceiras dos EUA. A Autoridade de Aviação Civil do Paquistão fornece supervisão de segurança da aviação para o Paquistão, assim como a ANAC supervisiona a segurança da aviação no Brasil.

As avaliações da IASA determinam se as autoridades estrangeiras da aviação civil cumprem os padrões de segurança da ICAO. A ICAO, por sua vez, é a agência técnica de aviação das Nações Unidas. A organização estabelece padrões internacionais e práticas recomendadas de segurança para operações e manutenção de aeronaves.

Uma classificação de Categoria 1 significa que a autoridade de aviação civil do país está em conformidade com os padrões da ICAO. Essa classificação permite que as transportadoras aéreas daquele país estabeleçam serviços para os Estados Unidos e transportem o código de transportadoras dos EUA por meio de acordos de compartilhamento de código.

As transportadoras aéreas de países com classificação de categoria 2 não podem iniciar novos serviços nos Estados Unidos, restringem-se aos níveis atuais de serviços existentes nos Estados Unidos e não podem transportar o código de transportadoras dos EUA em nenhum voo. Atualmente, nenhuma companhia aérea opera voos regulares entre o Paquistão e os Estados Unidos.

Os resultados da revisão da categoria de segurança da agência de aviação do Paquistão foram publicados após o acidente do voo PK8303 da PIA, que matou 97 pessoas em 22 de maio de 2020. Os primeiros resultados apontaram a negligência dos pilotos e a falta de reação adequada dos controladores de tráfego aéreo.

Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsAppEntre para os Grupos de Alerta do PP no WhatsApp!
Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Hotéis
HotéisGanhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2025!
Airport Park
Airport ParkReserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsAppEntre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.