Finnair vai adotar Avios como pontos do seu programa de fidelidade

Notícias Programas de fidelidade

Por Ana Zacaron

Excelente notícia! A Finnair, principal companhia aérea da Finlândia, anunciou que vai passar a adotar os Avios em seu programa de fidelidade, assim como faz a Iberia, British e Qatar Airways. Conforme comunicado da companhia, a mudança entrará em vigor no início de 2024.

Finnair voando


O que são Avios?

Avios é a forma como a Iberia, a British Airways, Aer Lingus, Vueling e Qatar Airways denominam as milhas/pontos dos seus programas de fidelidade. Portanto, toda vez que nos referimos aos Avios, estamos simplesmente falando das milhas dos programas Iberia Plus, Executive Club, AerClub, Vueling Club e Privilege Club.


Comunicado da Finnair

A novidade foi anunciada por e-mail para os membros do programa de fidelidade da Finnair, o Finnair Plus, e também já está disponível no site da companhia. Além de adotar Avios como moeda do programa, outras mudanças estão previstas para 2024, mas ainda sem data exata para acontecer.

Veja abaixo o comunicado enviado por Ole Orvér, diretor comercial da companhia, em tradução livre:

Olá Ana,

Estou animado para compartilhar com você as últimas notícias do Finnair Plus: 2024 marcará o início de uma nova era do nosso programa Finnair Plus. No início de 2024, apresentaremos Avios como nossa moeda de fidelidade e todos os seus pontos no Finnair Plus serão convertidos automaticamente em Avios, com um novo mundo de oportunidades se abrindo para você. Ao mesmo tempo, o programa Finnair Plus passará a ser baseado em gastos. Isso significa que iremos recompensá-lo com base em seus gastos com os serviços da Finnair, semelhante a muitos programas de fidelidade. Também adicionaremos novos benefícios ao programa e nosso Finnair Lounge no lado Schengen do Aeroporto de Helsinque mudará para instalações novas e mais espaçosas em 2024.

No programa Finnair Plus, você vai acumular pontos qualificáveis nas suas compras para progredir nas categorias e a moeda de fidelidade pode ser usada para comprar voos e extras de viagem, por exemplo. Isso será novo no programa Finnair Plus no início de 2024:

  • O programa Finnair Plus passará a ser baseado em gastos, então você acumulará Avios e alcançará categorias no programa com base nos gastos – tanto para o seu voo quanto para compras extras de viagem – com a Finnair. Isso significa que não será mais possível atingir categorias apenas com o número de voos. O acúmulo de pontos de categoria e moeda de fidelidade em voos operados ou comercializados por parceiros continuará a ser baseada na classe de viagem, classe de reserva e distância percorrida. No entanto, você acumulará com base nas milhas, não nos quilômetros voados.
  • Avios, a nossa nova moeda de fidelização, irá oferecer-lhe novas oportunidades para acumular e utilizar a moeda na extensa rede de parceiros Avios, incluindo uma vasta gama de experiências de viagem e marcas de compras online. Avios é a moeda de fidelidade usada por alguns dos programas de fidelidade de parceiros oneworld da Finnair, como British Airways Executive Club, Qatar Airways Privilege Club e Iberia Plus. Os pontos da Finnair Plus serão convertidos em Avios com uma paridade de 3:2, mas o valor dos seus pontos existentes não se alterará, uma vez que os preços serão atualizados com a mesma proporção.
  • Iremos rever os limites de pontos qualificáveis necessários para alcançar diferentes categorias para refletir o novo ganho baseado em gastos. Comunicaremos esses limites ainda este ano.
  • Milestones – ou marcos, na tradução literal – serão um novo benefício, o que significa que você, como membro Basic, receberá Avios adicionais ao atingir uma certa quantidade de pontos de nível dentro do nível existente. 
  • A sua possibilidade de utilizar Avios em voos prêmio é melhorada: vamos aumentar o número de lugares prêmio e garantir pelo menos 4 lugares prêmio nos voos da Finnair na Europa e 8 nos voos de longo curso da Finnair.
  • Como um novo benefício, todos os membros do Finnair Plus desfrutarão de uma conexão de internet gratuita para enviar mensagens em nossos voos europeus operados com aeronaves Airbus de fuselagem estreita. 

As novas e mais espaçosas instalações do lounge no lado Schengen do aeroporto de Helsinque serão inauguradas no segundo semestre de 2024. Nosso atual lounge Schengen continuará a atendê-lo até que o novo lounge seja inaugurado. Você pode continuar comprando acesso ao lounge como um extra de viagem.

Comunicaremos mais ainda este ano, incluindo a data exata para as mudanças. As alterações no programa Finnair Plus não exigem nenhuma ação sua e, antes que as alterações entrem em vigor, os pontos de prêmio e nível serão acumulados e você progride nos níveis como antes. Ao mesmo tempo, com a renovação do programa Finnair Plus, muitos dos benefícios, recompensas e oportunidades familiares de coletar e usar sua moeda de fidelidade permanecerão.


Mudança potencialmente boa?

A entrada da Finnair na lista de programas que utilizam os Avios pode ser potencialmente muito boa! Isso porque grande parte dos programas que compartilham a moeda (Iberia Plus, Executive Club, AerClub e Privilege Club) permitem que você transfira os Avios entre eles de forma online, imediata, ilimitada e sem nenhum deságio, ou seja, cada Avios em uma programa vai equivaler a mesma quantidade no outro.

Por exemplo, temos um guia completo ensinando como transferir Avios entre os programas da British Airways e Iberia e entre a British e a Qatar Airways. Será que a Finnair também vai permitir essa transferência? Se sim, será muito interessante, já que atualmente nenhum programa de fidelidade bancário brasileiro permite transferir pontos para o Finnair Plus, ou seja, uma transferência de Avios entre os programas abriria caminho para obter as “milhas” do programa com facilidade!


Comentário

Pessoalmente, encaro a notícia como sendo muito positiva. Atualmente no Brasil, é possível transferir pontos para o Finnair Plus através do ALL – Accor Live Limitless sem desvalorização, mas com transferência mínima de 2.000 pontos Reward. No entanto, existe um deságio de, pelo menos, 2,5:1, se considerarmos o atual fator de conversão entre o ALL e a Livelo, fator esse que aumentará a partir de 5 de setembro.

Adotando Avios como moeda de fidelidade, existe a possibilidade do Finnair Plus passar a aceitar o compartilhamento de pontos, por exemplo, do Iberia Plus, assim como ocorre com o Privilege Club da Qatar Airways, aumentando muito as oportunidades de acúmulo no programa. Vamos aguardar até o início do próximo ano para entender como toda essa mudança vai funcionar na prática!

O que você achou da novidade? Para mais informações acesse o site da Finnair.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.