fbpx

Foi por pouco: voo que atrasou 1 minuto força passageiros a se quarentenar por 10 dias

Notícias

Por Gabriel Marinho

Acredito que já tenha ficado claro para todos que a situação do coronavírus em diferentes lugares muda a cada dia, a cada hora e, no caso dos passageiros desse voo da Scandinavian Airlines, a cada minuto.

avião da SAS parado na pista


Novas restrições para quem chega à Noruega

Segundo a Forbes, os 158 passageiros do voo da SAS SK4700 que fazia o trajeto entre Nice, na França, e Oslo, na Noruega, terão que se isolar por dez dias após perderem uma verdadeira corrida contra o tempo.

Exatos 60 segundos antes da chegada da aeronave ao aeroporto de Oslo, entrou em vigor um decreto das autoridades norueguesas que marcava a França como uma “zona vermelha”, já que o país havia passado o limite de 20 novos casos de COVID-19 por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

Segundo informado Visit Norway, a partir do dia 7 de agosto, “qualquer pessoa que chegue à Noruega do exterior ficará em quarentena por 10 dias, com exceção de determinados países da Europa com transmissão suficientemente baixa.” A França não era um desses países.


Corrida contra o tempo

A decisão, em si, foi anunciada com alguns dias de antecedência pelas autoridades norueguesas.

O voo SK4700 que saiu do Aeroporto Nice Cote d’Azur (NCE) deveria chegar às 0h10 ao Aeroporto Oslo Gardermoen (OSL), na madrugada do dia 6 para o dia 7. Sabendo da medida que entraria em vigor às 0h00, os pilotos fizeram tudo o que puderam para evitar o auto-isolamento e o Boeing 737 de registro LN-RGG, conseguiu pousar nove minutos antes do previsto, às 0h01.

Segundo relatos, os passageiros até aplaudiram a tripulação quando foram informados que pousaram à meia-noite.

Entretanto, havia um problema. Como Elisabeth Johansen, consultora do Ministério da Saúde norueguês explicou à agência de notícias France Press, houve um debate sobre quando exatamente a regra entraria em vigor: meia-noite em ponto ou 00:01. Essa diferença de um minuto foi essencial para o voo da SAS já que o site Flightradar24 registrou o pouso um minuto depois da meia-noite.

Foi por pouco: voo que atrasou 1 minuto força passageiros a se quarentenar por 10 dias

No final, a decisão foi de que a medida entraria em vigor à meia-noite, portanto, embora o voo tenha pousado nove minutos antes de sua chegada programada, ainda não era cedo o suficiente.


Quarentena

Infelizmente para os passageiros, o avião pousou um minuto atrasado. “A mudança para a zona vermelha foi a partir da meia-noite, então meia-noite exatamente ou um minuto depois da meia-noite, portanto, esses passageiros devem ir para a quarentena”, explicou Johansen. A quarentena requerida é de 10 dias.


Comentário

Esse tipo de mudança nos requisitos de entrada em um país tem sido relativamente frequentes, e pode alterar drasticamente os planos de viagem de quem planeja visitar um outro território durante a pandemia.

Caso esse seja o seu caso, lembre-se de ficar atento às medidas dos governos locais. Esse mapa da IATA dá atualizações constantes sobre as medidas de restrição de fronteira de cada país.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.