Foi por pouco: voo que atrasou 1 minuto força passageiros a se quarentenar por 10 dias

Notícias

Por Gabriel Marinho

Acredito que já tenha ficado claro para todos que a situação do coronavírus em diferentes lugares muda a cada dia, a cada hora e, no caso dos passageiros desse voo da Scandinavian Airlines, a cada minuto.

avião da SAS parado na pista


Novas restrições para quem chega à Noruega

Segundo a Forbes, os 158 passageiros do voo da SAS SK4700 que fazia o trajeto entre Nice, na França, e Oslo, na Noruega, terão que se isolar por dez dias após perderem uma verdadeira corrida contra o tempo.

Exatos 60 segundos antes da chegada da aeronave ao aeroporto de Oslo, entrou em vigor um decreto das autoridades norueguesas que marcava a França como uma “zona vermelha”, já que o país havia passado o limite de 20 novos casos de COVID-19 por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

Segundo informado Visit Norway, a partir do dia 7 de agosto, “qualquer pessoa que chegue à Noruega do exterior ficará em quarentena por 10 dias, com exceção de determinados países da Europa com transmissão suficientemente baixa.” A França não era um desses países.


Corrida contra o tempo

A decisão, em si, foi anunciada com alguns dias de antecedência pelas autoridades norueguesas.

O voo SK4700 que saiu do Aeroporto Nice Cote d’Azur (NCE) deveria chegar às 0h10 ao Aeroporto Oslo Gardermoen (OSL), na madrugada do dia 6 para o dia 7. Sabendo da medida que entraria em vigor às 0h00, os pilotos fizeram tudo o que puderam para evitar o auto-isolamento e o Boeing 737 de registro LN-RGG, conseguiu pousar nove minutos antes do previsto, às 0h01.

Segundo relatos, os passageiros até aplaudiram a tripulação quando foram informados que pousaram à meia-noite.

Entretanto, havia um problema. Como Elisabeth Johansen, consultora do Ministério da Saúde norueguês explicou à agência de notícias France Press, houve um debate sobre quando exatamente a regra entraria em vigor: meia-noite em ponto ou 00:01. Essa diferença de um minuto foi essencial para o voo da SAS já que o site Flightradar24 registrou o pouso um minuto depois da meia-noite.

Foi por pouco: voo que atrasou 1 minuto força passageiros a se quarentenar por 10 dias

No final, a decisão foi de que a medida entraria em vigor à meia-noite, portanto, embora o voo tenha pousado nove minutos antes de sua chegada programada, ainda não era cedo o suficiente.


Quarentena

Infelizmente para os passageiros, o avião pousou um minuto atrasado. “A mudança para a zona vermelha foi a partir da meia-noite, então meia-noite exatamente ou um minuto depois da meia-noite, portanto, esses passageiros devem ir para a quarentena”, explicou Johansen. A quarentena requerida é de 10 dias.


Comentário

Esse tipo de mudança nos requisitos de entrada em um país tem sido relativamente frequentes, e pode alterar drasticamente os planos de viagem de quem planeja visitar um outro território durante a pandemia.

Caso esse seja o seu caso, lembre-se de ficar atento às medidas dos governos locais. Esse mapa da IATA dá atualizações constantes sobre as medidas de restrição de fronteira de cada país.

Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsAppEntre para os Grupos de Alerta do PP no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Livelo e ganhe até 104.000 pontos bônus
Hotéis
HotéisGanhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2025!
Airport Park
Airport ParkReserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsAppEntre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.