Como preencher o formulário DS-160 para o visto americano de turismo

Tutoriais

Por Ana Zacaron

Em 2022, os Estados Unidos registraram o maior número de vistos emitidos para brasileiros da história. Desde que as atividades foram normalizadas nos consulados e na Embaixada Americana no pós-pandemia, a demanda por vistos de turismo não para de crescer. Se você pretende solicitar o visto para os EUA, nesta matéria iremos mostrar o passo a passo completo de como preencher o formulário necessário para a solicitação do visto americano. Confira!


Como funciona o visto para os EUA para brasileiros

Cidadãos brasileiros que queiram entrar nos Estados Unidos precisam obter um visto, que nada mais é do que uma autorização para ingresso no país que será colocada em seu passaporte. O propósito da viagem e outros fatos determinarão que tipo de visto é exigido pela lei de imigração dos EUA.

Para viagens a turismo, o visto que precisa ser solicitado é de não imigrante, na categoria B – vistos de visitantes. Esta categoria engloba pessoas que desejam entrar nos Estados Unidos temporariamente para negócios (B1), incluindo participação de reuniões profissionais, ou a lazer, incluindo férias, visitas à família ou tratamento médico (B2). Ainda, é possível solicitar a combinação de ambos propósitos – o que chamamos de visto B1/B2 – e ambos serão válidos por, no máximo, dez anos.

Para solicitar o visto, é necessário preencher o formulário DS-160 de forma online, realizar o pagamento da taxa de US$ 160 e, posteriormente, realizar uma entrevista presencial em um consulado dos Estados Unidos.


Como preencher o formulário DS-160

Para solicitar o visto americano, o primeiro passo é completar o formulário DS-160. Antes de começar, recomendamos que você acesse a página do formulário pelo computador, utilizando os navegares Google Chrome, Edge ou Mozilla Firefox. Não recomendamos o preenchimento no Safari ou outros navegadores.

Veja abaixo o passo a passo para preencher o formulário:

  1. Acesse o site do Consular Electronic Application Center (CEAC);
  2. Antes de começar, para facilitar o preenchimento, mude a linguagem para “Português”, no canto superior direito. Deste modo, você poderá ver a tradução da pergunta ao passar o cursor do mouse em cima da frase deseja. Veja abaixo:
  3. Feito isso, escolha o país e cidade do consulado que deseja fazer sua entrevista. No caso do Brasil, temos opções de cinco cidades: Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. No nosso exemplo, escolhemos a cidade de São Paulo. Confira:
  4. Escolhida a cidade, preencha o código mostrado na caixa de diálogo, e, logo após, selecione “Start an application”:
  5. Na próxima tela, você deverá ler com atenção e, caso concorde, aceitar os termos da Lei de Fraude e Abuso de Computador em “I Agree”. Mais uma vez, ao passar o cursor do mouse sobre o texto, você poderá consultar a tradução.
  6. Agora, o sistema pedirá para que você escolha uma pergunta de segurança. Escolha uma dentre as perguntas disponíveis e clique em “Continue”. Lembre-se: Sempre que quiser, passe o cursor do mouse em cima da pergunta desejada que o sistema mostrará a tradução. Nesta página, em “Your Application ID is:” também será mostrado o número do seu Aplicativo ID. Anote-o, caso precise entrar na sua conta depois.
  7. Ao continuar, você começará efetivamente a preencher o formulário. A primeira parte será completar suas informações pessoais. Comece informando o seu sobrenome completo (Surnames) e o seu primeiro nome (Given Names). Neste último campo, caso você possua um nome composto, coloque os dois. Logo após, preencha o conjunto do seu nome e sobrenome (Full Name), exatamente como aparece no seu passaporte.
  8. Ao descer a página, informe se você já utilizou outro nome antes, como por exemplo o seu nome de solteiro. Caso tenha utilizado, selecione “Yes” e o sistema abrirá um espaço para que você informe. Se não for o seu caso, selecione “No”.
  9. Nas próximas perguntas, ainda na mesma página, você deverá informar se há códigos especiais do seu nome em alfabeto não romano (não se aplica para brasileiros, então preencha “No”), seu sexo (Sex) e estado civil (Marital Status). Caso você seja casado(a), abrirá um campo para informar o nome do cônjuge. Lembre-se sempre: se tiver dúvidas sobre a tradução, passe o cursor do mouse sobre a pergunta que o sistema irá mostrá-la em português!
  10. Ainda nesta página, preencha também sua data de nascimento, assim como a cidade, estado e país de origem. Feito isso, clique em salvar. Atenção: é muito importante que você salve cada parte do formulário antes de avançar pra a próxima página. Isso fará com que você possa recuperar suas informações caso o sistema caia. Feito isso, avance a página clicando em “Next”:
  11. Na próxima página, preencha as informações da sua nacionalidade (Country/Region of Origin) e indique se você possui mais de uma cidadania na segunda pergunta. Por último, responda se sua residência atual é diferente da sua nacionalidade. Caso não seja, clique em “No”:
  12. Na mesma tela, informe o número do seu CPF em “National Idenfication Number”. Você só deve preencher dois próximos campos caso tenha documentos americanos. Neste caso, para os brasileiros, não se aplica. Portanto, marque a opção “Does Not Apply” para os campos “U.S. Social Security Number” e “U.S. Taxpayer ID Number”. Após preencher, não se esqueça de clicar em “Save” para não perder seu progresso e avance para a próxima página.
  13. Ao avançar, você precisará preencher as informações da sua viagem. Nas duas primeiras opções, você deverá colocar o tipo de visto que está solicitando, ou seja, o visto de turismo. Preencha exatamente com as opções mostradas abaixo.
  14. Ao descer a página, será preciso informar seus planos de viagem. O sistema pedirá as informações da sua viagem mesmo que você ainda não tenha uma. Neste caso, você colocará uma pretensão de quando e onde pretende ir e, ao fazer isso, será preciso inserir um endereço de onde pretende ficar. Aqui, é possível, por exemplo, colocar o endereço de um hotel que queira se hospedar. Lembre-se de que não é recomendável que você compre passagens aéreas antes de tirar o visto. Em “Person/Entity Paying for Your Trip”, informe quem está custeando a sua viagem. Se for você mesmo, escolha a opção “Self”. Salve o formulário e avance.
  15. Agora, será preciso informar os possíveis acompanhantes da viagem. Resposta com “Yes” ou “No” se há outras pessoas viajando com você. Se a resposta for positiva, abrirão duas novas perguntas, conforme mostraremos abaixo. Se a resposta for negativa, salve o formulário e avance.
  16. No entanto, caso haja outras pessoas te acompanhando, responda às questões abaixo. É preciso informar se está viajando em um grupo turístico. Caso positivo, você precisará responder sobre esse grupo. Caso negativo, preencha apenas os dados da pessoa que viajará com você em “Enter person(s) travelling with you”. Se houver mais de uma pessoa, clique em “+ Add Another” e adicione quantas pessoas forem necessárias.
  17. O próximo passo é informar se você já esteve nos EUA antes. Se essa for sua primeira vez, marque “No” ou marque “Yes” e responda os dados relacionados à viagem anterior. Logo após, informe também se esse é o seu primeiro pedido de visto. Caso positivo, marque “No”. Se você já tiver feito algum pedido, clique em “Yes” e informe os dados do visto anterior.
  18. Na próxima pergunta, responda se já teve um visto negado anteriormente. Caso positivo, informe o motivo. A última questão é se o seu visto necessita de uma petição americana, como em caso de casamento. Para a maioria dos vistos de turismo, neste caso, a resposta é “No”. Ao terminar, não esqueça de sempre salvar cada etapa. Avance em “Next”.
  19. Informe nesta página seu endereço em “Home Address” e logo após se o endereço da sua caixa postal é o mesmo do seu endereço residencial.
  20. Agora informe seus dados de todos os seus telefones de contato. Caso só tenha um telefone, marque “Does Not Apply” nos próximos espaços. Informe também se você usou outro número nos últimos 5 anos e, logo após, informe seu email.
  21. Assim como o telefone, responda se você já usou outro endereço de email nos últimos 5 anos. Em “Social Media”, informe suas redes sociais em que você é ativo, como Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outros. Insira também o link de cada rede social em “Social Media Identifier”. Caso tenha mais de uma conta em redes sociais, adicione quantas forem necessárias em “+ Add Another”.
  22. Na última questão desta página, apenas selecione “Yes” se desejar informar alguma uma outra rede social antiga. Caso contrário, clique em “No”, salve e avance;
  23. Nesta página, você informará as informações do seu passaporte. Na primeira pergunta, informe o tipo do seu passaporte – provavelmente Regular. Logo após, informe o número do documento em “Travel Document Number”;
  24. O passaporte brasileiro não possui “Passaporte book Number”. Neste caso, marque que não se aplica;
  25. Continue preenchendo com o país, cidade e estado do seu passaporte;
  26. Também será necessário preencher a data de expedição e validade do seu passaporte, no formato dia, mês e ano. Logo após, informe se você já perdeu ou teve o passaporte roubado. Caso positivo, precisará explicar o que ocorreu em uma nova caixa de diálogo. Caso negativo, marque “No”, salve e avance;
  27. Agora, declare os contatos que você tem nos Estados Unidos. Isso vale para amigos, parentes ou qualquer outra pessoa conhecida. Se você não conhecer ninguém, deve informar o nome do local onde pretende ficar, como por exemplo um hotel, em “Organization Name”.  Também será preciso a sua relação com o contato informado;
  28. Informe se esse contato é um amigo ou familiar. No caso de um hotel, selecione “Other”. Será preciso informar o endereço desse contato ou hotel pretendido. Após preencher, salve e avance;
  29. O próximo passo é preencher os dados relativos ao seu pai, com nome, sobrenome e data de nascimento. Caso você não saiba algum dos dados, clique em “Do Not Know”. Informe também se seu pai reside nos Estados Unidos na pergunta “Is your father in the U.S.?”. Lembre-se de que todas as perguntas podem ser traduzidas passando o cursor do mouse em cima de cada uma;
  30. Da mesma forma, preencha os dados da sua mãe. Na última pergunta, responda se possui algum outro familiar nos Estados Unidos. Salve e avance;
  31. Caso você seja casado (a), também será preciso preencher os dados do seu cônjuge, com nome, sobrenome, data de nascimento e nacionalidade;
  32. Informe o local, a cidade e país de nascimento do cônjuge e o endereço atual. Salve e avance;
  33. Na próxima página, é preciso responder sobre sua ocupação profissional. Selecione em “Primary Occupation”, dentre as opções disponíveis, qual se encaixa na sua profissão;
  34. Informe os dados da empresa: nome, endereço e telefone de contato;
  35. Complete com a data de ingresso no emprego atual, faixa salarial e uma breve descrição das suas atividades. Se você for estudante, marque “Does Not Apply”. Salve e avance;
  36. Nesta página, informe primeiro sobre suas ocupações anteriores. Caso esteja empregado há mais de 5 anos ou não tenha ocupação anterior, marque “No”. Do contrário, será necessário preencher os dados da empresa anterior. Após isso, informe se está fazendo ou já fez algum curso superior. Caso positivo, também será necessário informar os dados da instituição. Feito isso, não esqueça de salvar o formulário e avance;
  37. O próximo passo é responder se você pertence a alguma tribo e adicionar os idiomas falados, além do nativo. Se você fala mais de um idioma, é possível adicionar novos campos em “Add Another”;
  38. Informe os países que você visitou nos últimos 5 anos;
  39. Responda se você trabalha ou participa de algum projeto social;
  40. Informe sobre suas ocupações militares e/ou participações em grupos armados, caso tenha. Finalize salvando o formulário ao clicar em “Save” e avance;
  41. Agora, será necessário responder perguntas de segurança. Essa fase é divida em 5 partes. Na primeira, responda sobre seu estado de saúde físico e mental, além de responder sobre possíveis vícios em substâncias químicas. Lembre-se de que, caso tenha alguma dúvida, basta passar o cursor do mouse em cima da pergunta que o sistema mostrará automaticamente a tradução;
  42. Na segunda parte, responda sobre antecedentes criminais;
  43. Responda sobre envolvimento em corrupção e outros crimes;
  44. Na terceira parte, responda sobre envolvimento com organizações terroristas;
  45. Continue respondendo sobre envolvimento com organizações terroristas;
  46. Por último, responda sobre a participação em outros crimes ou organizações;
  47. Na quarta parte, responda sobre possíveis problemas anteriores com o visto ou com a imigração americana. Salve o formulário e avance;
  48. Finalizando as questões de segurança, será apresentado de forma resumida todos as respostas preenchidas por você. Nesta parte, você terá a chance de revisar cada questão e, se necessário, realizar alguma alteração. Importante: essa será sua última chance de corrigir possíveis erros de preenchimento. Confira com atenção!
  49. Feito isso, leia com atenção os termos da aplicação. Lembre-se de que a tradução está disponível;
  50. Ao término da leitura, é necessário responder se você obteve alguma ajuda para realizar a aplicação ao visto. Responda de acordo com a sua realidade. Feito isso, insira o número do seu passaporte e preencha a caixa de diálogo com o código apresentado, clique em “Sing and Submit Application”;
  51. Ao confirmar, aparecerá na tela a mensagem que seu formulário foi enviado com sucesso. Agora, é só avançar para a página de confirmação.
  52. Pronto! O seu formulário foi preenchido. Não esqueça de imprimir o página de confirmação.

Como agendar a entrevista

Após preencher o formulário, é necessário realizar o pagamento da taxa através do site oficial do U.S. Department of State Visa Appointment Service. Nele, você precisará criar um novo cadastrado, com as informações solicitadas. Não se preocupe, diferente do site utilizado para preencher o formulário, a página de cadastrado para pagar e agendar o seu visto é totalmente em português!

Ao completar seu cadastro, será gerado um boleto no valor de US$ 160 para solicitações realizadas até o dia 29 de maio de 2023. Após esta data, o novo valor será de US$ 185. O boleto pode ser pago no banco de sua preferência ou via cartão de crédito, diretamente no site do departamento de Estado Americano. Feito isso, você poderá agendar a sua entrevista em um dos consulados, localizados nas seguintes cidades:

  • Brasília;
  • Porto Alegre;
  • Recife;
  • Rio de Janeiro; e
  • São Paulo.

No dia da entrevista, não se esqueça de levar a página de confirmação de preenchimento do seu formulário DS-160 com o código de barras claro e legível. Não é necessário apresentar o formulário completo no dia da entrevista, apenas a página de confirmação.


Desconto em hotéis, seguro viagem e mais

Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad.


Comentário

Como dissemos no início da matéria, o numero de emissões de vistos dos EUA para brasileiros atingiu um número recorde no último ano. Para solicitá-lo, o primeiro passo é preencher o formulário DS-160, tendo atenção a todos os questionamentos e sem ocultar nenhuma informação das autoridades americanas.

E você? Está pensando em solicitar o visto americano de turismo? Para iniciar a sua solicitação, clique aqui.


☞ veja também: Como aplicar para o Global Entry e tornar sua entrada nos EUA mais rápida

Clube Smiles
Clube Smiles
Receba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Supermercado
Supermercado
Até R$ 200 de desconto com frete grátis na primeira compra!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2024!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
Até 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.