Milhares de viajantes ficaram retidos no Caribe após o avanço do furacão Melissa, que levou ao cancelamento de 167 voos e atrasou outros 96 em diversos destinos da região. A tempestade afetou diretamente aeroportos em países como Jamaica, Bahamas, Barbados, Haiti e Ilhas Virgens Americanas, além de serviços de balsa em portos locais. Confira!

Aeroportos e destinos mais impactados
Entre os mais afetados, estão o Aeroporto Internacional de Sangster, em Montego Bay, na Jamaica, onde 72 voos foram cancelados, e o Aeroporto Internacional Norman Manley, em Kingston, que registrou 35 cancelamentos e 28 atrasos. Em Nassau, no Aeroporto Internacional Lynden Pindling, foram relatados 4 cancelamentos e 28 atrasos, enquanto o Aeroporto Grantley Adams, em Barbados, teve 7 cancelamentos e 7 atrasos.

Voos cancelados no Aeroporto Internacional Norman Manley, em Kingston. Créditos: Flighradar
No Haiti, os aeroportos de Porto Príncipe e Cabo Haitiano somaram 16 cancelamentos, e o terminal de Les Cayes também enfrentou paralisações. Já em Trinidad e Tobago, no Aeroporto de Piarco, assim como em Providenciales, nas Ilhas Turcas e Caicos, houve múltiplas ocorrências de atrasos e suspensões.

Voos atrasados em Port-au-Prince Toussaint Louverture International Airport. Créditos: Flighradar
Nos portos de Charlotte Amalie (St. Thomas) e Christiansted (St. Croix), nas Ilhas Virgens Americanas, os serviços de balsa também foram cancelados, afetando a mobilidade entre as ilhas.
Companhias aéreas afetadas
As maiores interrupções foram registradas em voos da American Airlines, JetBlue, Delta Air Lines, Southwest e Caribbean Airlines, especialmente na Jamaica, onde várias operações chegaram a ser suspensas integralmente. Em Kingston, companhias como JetBlue, Delta e Southwest também relataram cancelamentos em série.
Outras aéreas, como United, WestJet, Spirit, Air Canada, Copa Airlines e Virgin Atlantic, também enfrentaram problemas em Nassau, Providenciales e Porto Príncipe. A Seaborne Airlines, que opera hidroaviões e balsas entre St. Croix e St. Thomas, cancelou 20 operações e atrasou outras 2 durante a passagem da tempestade.
Meu voo foi cancelado. E agora?
Se seu voo foi cancelado, antes de tudo, mantenha a calma. Nestes momentos em que a emoção vai à flor da pele, é importante manter a calma ao exigir os seus direitos como passageiro, pois, legalmente, você não estará desamparado. Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regulamenta todas as questões relacionadas aos voos no Brasil.
Como passageiro, uma das resoluções mais importantes da ANAC a ter conhecimento é a Resolução 400, que, dentre tantas coisas, trata sobre os seus direitos. É justamente ela que te dará todo amparo legal caso seu voo seja cancelado – ou em outros momentos em que se sinta prejudicado pela companhia aérea.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.

A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Comentário
O impacto do furacão Melissa reforça a vulnerabilidade da infraestrutura aérea e marítima do Caribe em eventos climáticos extremos. Para os passageiros, a situação expõe não apenas o risco de atrasos e cancelamentos em massa, mas também a dificuldade de mobilidade em uma região altamente dependente do transporte aéreo e marítimo para conectar países e ilhas.
Para saber seus direitos como passageiro em caso de cancelamentos, clique aqui.