fbpx

Gol cancela plano de incorporação da Smiles

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Em fato relevante divulgado ontem, a Gol informou ao mercado que o plano de reestruturação societária do mercado foi cancelado.

Segundo a nota, a mudança ocorreu por conta dos eventos extraordinários ocorridos nos últimos dias nos mercados nacional e internacional.

Lembrando que em dezembro do ano passado, a Gol apresentou uma proposta de incorporação da Smiles. A reunificação tinha como principais objetivos:

  • Assegurar a competitividade de longo prazo do Grupo nos seus principais mercados (viagens aéreas e programas de fidelidade);
  • Unificação das bases acionárias de GOL e Smiles em uma única companhia aberta, o que simplificaria a estrutura acionária do grupo, alinhando os interesses de todos os acionistas e aumentando a liquidez no mercado das ações negociadas;
  • Aprimoramento e maior eficiência da governança e na tomada de decisões, através da maior coordenação administrativa e do compartilhamento do plano de negócios e da definição de objetivos para todas as empresas do grupo;
  • Integração total (em contrapartida à mera consolidação) dos resultados financeiros e operacionais das operações, dos balanços e fluxos de caixa da Smiles, GLA e da GOL, de forma a permitir ao Grupo otimizar sua estrutura de capital, custo de capital e recursos financeiros, permitindo que a companhia aérea concorra de forma mais eficaz e que o programa de fidelidade se beneficie do melhor posicionamento de seu principal parceiro de negócios;
  • Reforço da estrutura de capital da companhia aérea;
  • Realização de sinergias, incluindo gerenciamento de receitas mais dinâmico e a eliminação de ineficiências tributárias, resultantes da estrutura societária atual; entre outras.

Fato Relevante

Prezados Senhores,

GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. (B3: GOLL4 e NYSE: GOL) (“GLAI”) e GOL LINHAS AÉREAS S.A. (“GLA”), vêm, pela presente, em referência à carta de 9 de dezembro de 2019 e aos fatos relevantes divulgados pela GOL em 9 de dezembro de 2019 e 4 de fevereiro de 2020, a respeito  dos procedimentos visando a uma reorganização societária envolvendo a GLAI, a GLA e a SMILES FIDELIDADE S.A. (“Reorganização”), informar que, em decorrência de eventos extraordinários  ocorridos nos últimos dias nos mercados nacional e internacional, e em especial por força dos seus impactos estruturantes no setor de aviação, decidiram cancelar a proposta de Reorganização.

Dessa forma a Assembleia Geral Extraordinária da GOL que seria retomada no dia 18 de março de 2020 está cancelada, uma vez que as matérias constantes da ordem do dia da assembleia restaram prejudicadas.

Sem mais para o momento, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,
André Fehlauer
Diretor Presidente, Financeiro e de Relações com Investidores da Smiles


É a segunda vez que a incorporação da Smiles pela GOL não é concluída, na primeira vez não foi atingido um acordo quanto aos termos para implementação da reestruturação societária proposta e agora, o Coronavírus.

Acredito que estabilizada a situação no setor, a GOL e SMILES voltem a conversar em novas condições. Juntas, elas me fazem mais sentido, inclusive em momentos de dificuldade como o que estamos passando.

Independente da incorporação, o contrato entre as empresas tem validade até 2032.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.