Após 5 meses com operações suspensas, a GOL confirma o fechamento da sua base no aeroporto de Fernando de Noronha. A companhia aérea não realizava voos para o arquipélago desde outubro de 2022, quando foi proibida pela ANAC de usar aviões de grande porte.
Em contato com a companhia, a GOL nos enviou uma nota informando que o fechamento da base, bem como a suspensão dos voos para Noronha é devido a necessidade de manutenção da infraestrutura do aeroporto local. Também nos foi informado que a suspensão foi prolongada até outubro deste ano.
Confira a nota da GOL, na íntegra:
“Por decisão da ANAC, desde 12/10/2022 as operações com aeronaves a jato estão suspensas no aeroporto de Fernando de Noronha (FEN), em razão da necessidade de manutenção da infraestrutura aeroportuária. Por este motivo a GOL está com os seus voos do trecho Recife (REC) – Noronha (FEN) suspensos até outubro de 2023. A Companhia informa ainda que a sua infraestrutura no aeroporto de Noronha foi fechada até que as operações possam ser retomadas.
A GOL vem acompanhando a evolução do trabalho de requalificação da pista de pousos e decolagens, e demais melhorias, junto à ANAC e órgãos reguladores e reafirma o interesse em retomar as operações na Ilha imediatamente após a liberação das operações das aeronaves a jato, num prazo máximo de 90 dias após a publicação da revogação das restrições, nos horários previamente operados até 11 de outubro de 2022″.
Acordo com a VOEPASS
Devido a impossibilidade de operação de jatos bimotores, como é o caso dos 737 da GOL, os voos da companhia para o arquipélago são operados pela VOEPASS, que utiliza aeronaves ATR na rota.
O voo da companhia sai de Recife e é operada nas seguintes frequências:
Recife (REC) – Fernando de Noronha (FEN)
Voo: 5960 e 5962
Dias de operação: todos os dias
Partida: 10h25 e 14h40
Chegada: 12h55 e 17h10 (horário local)
Fernando de Noronha (FEN) – Recife (REC)
Voo: 5961 e 5963
Dias de operação: todos os dias
Partida: 13h25 e 17h40 (horário local)
Chegada: 13h55 e 18h10
Vale lembrar que, além da GOL, a VOEPASS também possui acordo de codeshare com a LATAM, possibilitando conexões com o hub de ambas as companhias na capital pernambucana.
Você foi afetado com a decisão?