O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos anunciou que a Fraport Brasil, empresa que administra o aeroporto de Porto Alegre desde 2018, está estruturando a operação de voos comerciais para o transporte de passageiros a partir de Base Aérea de Canoas. Saiba mais!
Sinal verde da ANAC
Em comunicado, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que as operações na Base Aérea de Canoas se iniciarão assim que a concessionária Fraport estruturar a logística mínima necessária para receber os passageiros, atendendo os requisitos mínimos operacionais e de segurança.
Além disso, a Base Aérea continuará como o principal hub da logística de cargas para receber as doações a serem distribuídas para a população atingida pelas fortes chuvas.
Preparativos da Fraport
O plano da Fraport contará com ações para adaptação da Base Aérea de Canoas para receber passageiros, além de cargas e ajuda humanitária – que já está em andamento.
Para garantir o cumprimento da legislação aeronáutica internacional e as regras da aviação brasileira, no momento, a Fraport Brasil tem a autorização para operar até cinco voos diários saindo deste novo ponto, chegando assim a 35 voos semanais.
A empresa afirma estar trabalhando para viabilizar os voos comerciais e divulgará nos próximos dias as informações referentes a destinos, horários e demais procedimentos relacionados para o embarque de passageiros.
A nota do Ministério de Portos e Aeroportos sobre a malha aérea emergencial para atender o estado gaúcho está disponível na integra aqui.
Comentário
Como informamos aqui no PP, nesta semana a ANAC suspendeu a comercialização de passagens para o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), severamente afetado pelas enchentes no estado. Assim sendo, voos comerciais operando na Base Aérea de Canoas, localizada a poucos quilômetros de Porto Alegre, podem ser de grande ajuda tanto para o deslocamento de passageiros como também para a chegada de ajuda humanitária e voluntários.
Novas informações sobre as operações em Canoas devem sair a qualquer momento.