Greve nacional de pilotos e comissários chega ao fim

Notícias

Por Igor Tonetti

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou o fim da greve de pilotos e comissários, anunciada nas últimas semanas. A paralisação afetava o horário de voo nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza, por tempo indeterminado.


Fim da greve

A categoria reivindicava melhores condições de trabalho, além da recomposição das perdas inflacionárias e um ganho real, com a justificativa de que os altos preços das passagens aéreas têm gerado crescentes lucros para as empresas. Por conta da greve, pilotos e comissários suspenderam as atividades todos os dias das 6h às 8h – após esse horário, as decolagens ocorriam normalmente.

No último sábado (24), no entanto, após reunião com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) que se estendeu até às 12h de domingo (25), os tripulantes chegaram a um acordo e resolveram cessar a greve.


Nova proposta

A proposta do TST prevê o reajuste pelo INPC dos últimos 12 meses, mais 1% de ganho real, isto é, um reajuste de 6,97% sobre as partes fixas e variáveis do salário, além de diárias de alimentação nacionais e vale alimentação. Ainda, é prevista a renovação na íntegra das demais cláusulas sociais, definição dos horários de folgas e a possibilidade de início das férias em sábados, domingos e feriados.

Foram registrados 70,11% de votos favoráveis à proposta e 28,80% de votos contra, além de 1,09% de abstenções. No total, 5.834 tripulantes participaram da votação, que foi realizada de maneira online. Com a aprovação da proposta, haverá a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular.


Algum dos nossos leitores foi impactado com a greve?

Com informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
3 Meses de Alertas grátis!
3 Meses de Alertas grátis!Abra sua conta na Nomad e ganhe 3 meses de acesso ao Grupo de Alertas do PP no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.