Guarulhos recebe treinamento do TSA e equipamentos de segurança dos EUA

Notícias

Por Ana Beatriz Muzzi

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) fez uma publicação esclarecendo que o Aeroporto de Guarulhos está recebendo treinamento presencial do TSA, agência do governo dos Estados Unidos responsável pela segurança do transporte. Além disso, o governo norte-americano doou aparelhos que estão sendo instalados no Terminal 3. Isso explica o aumento das exigências no momento da checagem pelo raio-x, como o reforço na cobrança do uso de sacos plásticos do tipo “zip lock”. Saiba mais!

Guarulhos TSA segurança


Entenda o caso

O Art. 4º da Seção II da Resolução 515 de 2019 da Anac estabelece que produtos líquidos, incluindo géis, pastas e cremes de até 100 mL transportados na bagagem de mão, devem estar acondicionados em sacos plásticos do tipo “zip lock” nas viagens internacionais. No entanto, essa regra não vinha sendo aplicada de forma tão rigorosa no Aeroporto de Guarulhos.

No entanto, nos últimos dias, o aeroporto reforçou a aplicação do Art. 4º da Seção II da Resolução 515 de 2019 da Anac . O aumento da rigidez na checagem da bagagem de mão, resultou em longas filas na segurança do raio-x internacional. Na semana passada, em contato com a assessoria do Aeroporto de Guarulhos, recebemos a seguinte nota:

A GRU Airport informa que, em relação às regras aplicáveis à inspeção de segurança da aviação civil, o Aeroporto Internacional de São Paulo cumpre rigorosamente as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O procedimento segue integralmente a Resolução nº 515 especificamente a Seção II, que disciplina o transporte de líquidos em áreas de embarque internacional. Entre os principais pontos, destacam-se:

I – todos os líquidos devem estar em frascos com capacidade de até 100 ml;
II – frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios;
III – os frascos devem estar acondicionados em embalagem plástica transparente, vedável, de até 1 litro, com folga em seu interior;
IV – cada passageiro pode portar apenas uma embalagem plástica, que deve ser apresentada na inspeção de embarque.
§1º – Não há restrição quanto ao transporte de frascos vazios.


TSA em Guarulhos

Em uma publicação oficial, a Anac revelou que a inspeção de segurança realizada nos voos internacionais do Aeroporto de Guarulhos agora conta com equipamentos de última geração. Os aparelhos estão sendo instalados no Terminal 3 e foram doados pelo governo dos Estados Unidos, por meio do TSA, após um memorando de entendimentos firmado em 2023 entre a TSA e a GRU Airport, sob supervisão e apoio da Anac e da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor).

Disse ainda que as equipes de segurança do aeroporto estão passando por treinamentos específicos, com acompanhamento presencial de profissionais da TSA e da Anac. Segundo a agência, a operação dos aparelhos, que ocorre de forma gradual, deve elevar os padrões de triagem e o nível de segurança no aeroporto.


Declaração da Anac

Sobre o endurecimento da cobrança das regras previstas no Art. 4º da Seção II da Resolução 515 de 2019 da ANAC, a agência declarou:

A exigência de embalagens específicas para o transporte de líquidos em voos internacionais é um padrão mundialmente existente, adotado pelo Brasil e demais países signatários da Convenção de Chicago, com processos auditados internacionalmente pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). 

A embalagem tipo zip lock é uma boa prática aceita pelos aeroportos, mas não é obrigatória, considerando que a norma exige somente que a embalagem plástica possa ser fechada. O passageiro que apresentar produtos líquidos em desacordo com a regra de segurança estabelecida poderá procurar a companhia aérea e despachar esses itens, caso não possa regularizar o acondicionamento dos produtos no momento da inspeção.

O objetivo dessas regras e do procedimento de inspeção é prevenir atos de interferência ilícita na aviação civil e garantir a segurança de todas as pessoas nos aeroportos e nas aeronaves, evitando que armas, explosivos, artefatos ou agentes químicos, biológicos, radioativos e nucleares, ou substâncias e materiais proibidos, entrem nas áreas restritas de segurança ou a bordo dos aviões.


Comentário

A presença do TSA no Aeroporto de Guarulhos explica o movimento que temos observado nos últimos dias. Suspeitamos que a adequação dos padrões ao que é aplicado nos EUA pode ter relação com a expansão do One Stop Security. Claro, isso é uma suposição, mas está de acordo com a intenção do TSA de expandir o programa. O One Stop Security já está implementado em alguns aeroportos do Canadá, Caribe, Irlanda, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.

Caso você esteja embarcando em um voo internacional no Aeroporto de Guarulhos, não se esqueça de seguir as regras para transporte de líquidos na bagagem de mão. Além disso, chegue com antecedência, pois, devido a checagem rigorosa no raio-X, as filas estão mais demoradas.


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade!

Alertas de Viagem no WhatsApp
Alertas de Viagem no WhatsApp Receba Alertas de Passagens com Milhas no WhatsApp!
Conta Global
Conta Global Até R$ 100 de cashback após a 1ª compra com valor mínimo de R$ 100
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.