Olha só que interessante! A Iberia disponibilizou uma ferramenta no seu site que permite calcular a quantidade de CO2 que você emite quando está voando. É possível realizar simulações entre todos os trechos em que a empresa opera.
Como calcular suas emissões de CO2
Veja abaixo o passo a passo:
- Acesse esse link;
- Escolha a origem e destino, desde que seja um aeroporto que receba voos da Iberia;
- Marque a classe desejada;
- Aponte o número de passageiros desejado;
- Selecione a opção só ida ou ida e volta.
Após completar todas as opções, aparecerá ao lado direito da tela a distância em quilômetros do trecho selecionado e a quantidade total de CO2 expelidos.
Exemplos
São Paulo x Madri
- Origem: GRU
- Destino: MAD
- Passageiros: 1
- Trechos: 1
- Classe: Econômica
- Distância em milhas calculadas pelo site: 8583.24 km
- Quantidade de C02: 452.26 kg
São Paulo x Madri
- Origem: GRU
- Destino: MAD
- Passageiros: 1
- Trechos: 1
- Classe: Executiva
- Distância em milhas calculadas pelo site: 8583.24 km
- Quantidade de C02: 1386.77 kg
Vale ressaltar que o site usa dados reais e que a quantidade de CO2 varia de acordo com a classe em que você voa, condições meteorológicas e alguns outros fatores que influenciam diretamente na proporção. Por exemplo, dentro da classe executiva a emissão é mais alta por conta do tamanho do assento.
Objetivos em relação as emissões líquidas de carbono
As companhias aéreas membros da oneworld – incluindo a Iberia – se comprometeram a acabar com as emissões líquidas de carbono até 2050, fazendo da aliança – caso se concretize – a primeira aliança global a atingir a neutralidade de carbono, que planeja atingir essa meta dentro da estrutura ambiental existente previamente acordada pelos governos, incluindo por meio da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).
Veja abaixo quais são os 14 membros oficiais são da aliança:
- Alaska Airlines;
- American Airlines;
- British Airways;
- Cathay Pacific;
- Finnair;
- Iberia;
- Japan Airlines;
- Malaysia Airlines;
- Qantas;
- Qatar Airways;
- Royal Air Maroc;
- Royal Jordanian;
- S7 Airlines;
- SriLankan Airlines.
+Fiji Airways, companhia oneworld Connect.
Os membros estão desenvolvendo suas abordagens individuais para atingir a meta de emissões líquidas de carbono zero até 2050, por meio de várias iniciativas, como medidas de eficiência, investimentos em combustíveis de aviação sustentáveis e aeronaves mais eficientes em combustível, redução de resíduos e plásticos de uso único e carbono compensações entre outras medidas.
Várias companhias aéreas membros da oneworld já estão priorizando ativamente uma série de iniciativas de sustentabilidade ambiental. A IAG (controladora das transportadoras membros Iberia e British Airways) foi o primeiro grupo de empresas aéreas em todo o mundo a se comprometer com o objetivo.
Comentário
A possibilidade de compensar o carbono emitido durante os voos tem se tornado cada vez mais comum entre as empresas aéreas como parte de suas estratégias sustentáveis. Além das companhias da oneworld, outras transportadoras também estão seguindo o mesmo caminho, como a GOL, a Delta e a Air Canada.
Junto com as empresas, as fabricantes de aeronaves também estão olhando para o futuro da aviação com uma visão sustentável. A Airbus, por exemplo, revelou três conceitos para a primeira aeronave comercial de emissão zero do mundo a base de hidrogênio, que pode entrar em serviço em 2035.