Valendo! A partir de hoje (30), a isenção recíproca de vistos para os viajantes do Brasil e Japão passou a valer. A medida terá validade inicial de três anos para viagens com um período máximo de até 90 dias.
Nota do Itamaraty
Confira abaixo, na íntegra, a nota emitida pelo Itamaraty sobre a isenção de visto entre os países:
“Os governos do Brasil e do Japão chegaram a entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias. A isenção terá validade inicial de três anos, e vigorará a partir de 30 de setembro de 2023. Com a medida, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.
O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados.
A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil”.
Visto eletrônico
Em março desse ano, o Governo Japonês liberou a possibilidade de solicitar através do site Japan eVisa (em inglês). O procedimento para tirar o visto de turista de curta permanência, podendo ficar no país por até três meses a partir do dia seguinte à data de emissão.
Como informado na nota emitida pelo Itamaraty, a isenção de visto entre os países entrou em vigor a partir de 30 de setembro. Para viajantes que tenham viagens para o Japão até a data, é necessário solicitar o visto eletrônico.
Nós temos um tutorial aqui no PP ensinando como solicitar o visto eletrônico para o Japão e você pode mais sobre clicando aqui.
Comentário
Excelente notícia para os viajantes brasileiros! Com a isenção do visto eletrônico do qual dependia um procedimento burocrático mais demorado, o aumento do turismo entre os países deve aumentar. Vale destacar que, com essa nova medida, o Japão entra para a lista de 170 países que não exigem nenhuma permissão para entrada no seu território.
Para mais informações, acesse a nota emitida pelo Ministério de Relações Internacionais.