A KLM operou anteontem (18), um voo ligando Amsterdã a Vancouver com a embalagem de seu catering reutilizada. O material foi recolhido no início de dezembro, em quatro voos ligando a cidade canadense à capital holandesa e foi re-introduzido aos passageiros durante o voo dessa última quarta-feira.
Durante esse teste, bandejas para sobremesas e saladas, tampas, copos de plástico e bandejas para refeições quentes – que, de acordo com a legislação européia, teriam que ser descartadas em voos de fora da Europa – agora podem ser lavadas e recicladas. Os talheres podem ser reutilizados depois de lavados e verificados.
“A KLM está realizando este teste com suprimentos de restauração reciclados para pesquisar os efeitos sobre o meio ambiente e descobrir o quão escalável esse loop fechado pode ser. O teste se encaixa na iniciativa de sustentabilidade da KLM “Fly Responsably” e deve contribuir para a meta de reduzir o volume de resíduos em 50% até 2030, em comparação com o nível de 2011“, disse Martine van Streun, diretora de engenharia de produtos e serviços da KLM.
“O material para os produtos foi adaptado especialmente para o teste. As tigelas de sobremesa e salada, as tampas e os copos para o voo de 18 de dezembro são feitos de um material com uma gravidade específica menor que a original. Agora pode ser lavado de acordo com a lei e reciclado adequadamente em novos equipamentos de restauração. Além disso, o material é menos prejudicial ao meio ambiente durante a produção. Materiais mais leves resultam em menores emissões de carbono. e contribuir para atingir a meta de redução de 15% nas emissões de CO 2 até 2030, em comparação com 2005. Isso também levará a menos desperdício, é claro. Portanto, esperamos que o impacto ambiental geral seja reduzido“, completou ela.
A medida faz parte do novo projeto da companhia, chamado de Fly Responsibly. A KLM já entrou em contato com a De Ster, que fornece o material do catering para a companhia e também conversou com suas fornecedoras de alimentos para abraçar essa causa.
O que você achou da iniciativa?