fbpx

Korean Air adia compra da concorrente Asiana Airlines para 2024

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Korean Air adiou a compra da Asiana Airlines para 2024, segundo o The Korea Times. O acordo, segundo informou o Hanjin Group na ocasião, tem como objetivo estabilizar a indústria de aviação coreana, que está sofrendo com a pandemia da COVID-19. No entanto, existem diversos obstáculos no caminho que podem prejudicar a fusão. 

Korean Asiana adiou compra


Mudança de planos 

Inicialmente, a Korean Air pretendia concluir a fusão até o final de 2022. Porém, para a concretização do negócio entre empresas desse porte, é necessária a aprovação de autoridades reguladoras, que buscam evitar fatores desleais no mercado, como o monopólio de uma companhia em um ramo, onde não exista concorrência justa.

Especialistas afirmam que o atraso ocorre em um momento em que a Korean Air luta exatamente para obter a aprovação de oito autoridades reguladoras em países atendidos pela transportadora. Os documentos foram apresentados em janeiro, mas apenas a Turquia aprovou o negócio até agora, enquanto outros sete países, incluindo a própria Coréia, Estados Unidos, China, Japão, Vietnã, Taiwan e Tailândia, não deram sua aprovação. São necessárias no mínimo quatro respostas positivas, excluindo o país anfitrião, para que a fusão seja aprovada. Se a Korean Air não conseguir o aval necessário, poderá ser proibida de operar em países que desaprovaram o acordo.


Preocupações futuras

Outro fato a ser levado em consideração é que as principais companhias aéreas estão preocupadas com tal acordo das coreanas, visto que elas se tornarão, em conjunto, a sétima maior operadora do mundo.

Vale ressaltar que a Coreia do Sul e os Estados Unidos estão vinculados em um “Tratado de Céus Abertos”, que permite que as empresas aéreas de ambos os países tenham liberdade para escolher as frequências dos voos, as rotas e os tipos de aeronaves a serem utilizadas. Mas muitas rotas dos EUA deverão sofrer mudanças inevitáveis, já que a Asiana Airlines pertence a Star Alliance operando em codeshare com a United Airlines nas rotas para Nova York, Los Angeles, Seattle e San Francisco. 

Se o negócio for concretizado, a Asiana passará a fazer parte da Korean Air e da aliança SkyTeam, o que impedirá parcerias com a United, fazendo com que aumente a possibilidade de que as autoridades reguladoras dos EUA levem isso em consideração.

Países como Japão, China e alguns europeus provavelmente solicitarão medidas adicionais contra a fusão para proteger suas companhias aéreas locais.


Sobre as companhias

Asiana Airlines

A Asiana tem uma frota de cerca de 80 aeronaves, incluindo 11 A350 e seis A380. Além desses modelos, a companhia ainda conta com o B747-400, A350-900, B777-200ER, A330-300, B767-300, A321-neo, A321-100/200 e A320-200 em sua frota.

Em relação aos destinos, além de voos pela Ásia, a companhia opera voos para a América do Norte, Europa e Oceania. Como a companhia faz parte da Star Alliance, é possível emitir voos para voar com a Asiana através de programas de fidelidade de companhias da aliança, como o TAP Miles&Go, LifeMiles, e MileagePlus, por exemplo.

Korean Asiana adiou compra

Korean Air

Já a Korean Air opera cerca de 170 aeronaves, incluindo dez A380 e dez B748-8. Além desses, a companhias ainda conta com aeronaves das variantes B787, B777, B747, B737 da Boeing e A330 e A220 da Airbus.

A companhia também atende destinos na América do Norte, Europa e Oceania, além de operar rotas por toda a Ásia. Vale lembrar que a Korean Air é uma das parceiras da Smiles, sendo uma excelente opção de resgate para quem tem milhas no programa.

Korean Asiana adiou compra


Sobre as alianças aéreas

Para deixar mais claro o assunto que abordamos sobre as alianças aéreas, vamos exemplicar para você com mais detalhes sobre as parcerias:

A Korean Air é uma das 19 aéreas membro da SkyTeam. Aliás, a companhia tem uma joint venture com a Delta, que possui participação na Korean Air.

Já sua rival Asiana Airlines é uma das 26 companhias membro da Star Alliance, sendo uma excelente opção para passageiros de companhias da aliança que desejam voar para a Ásia.


Comentário

Como divulgamos quando o acordo foi anunciado, a fusão de ambas as empresas já era um fato considerado impactante não só na aviação coreana, mas também a nível mundial. Se tornar a sétima maior empresa aérea do mundo faz com que muitas companhias concorrentes fiquem de olhos abertos nessa movimentação.

Apesar de ainda não confirmado, tudo indica que a marca Asiana vai desaparecer com a fusão entre as aéreas, o que deve impactar diretamente a aliança Star Alliance, que pode perder uma de suas principais companhias no continente asiático. Já a SkyTeam se fortalece, com a Korean Air otimizando suas operações e se tornando mais robusta no cenário atual.

Vamos aguardar os próximos passos para saber como será o futuro da Korean Air/Asiana Airlines.

O que você espera dessa aquisição? Já voou com alguma das companhias?

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.