A LATAM anunciou que passagens domésticas na tarifa Light não são mais elegíveis para upgrade de cabine para membros elite do LATAM Pass. O benefício, que esteve em vigor até 31 de março, foi oficialmente encerrado e não será prorrogado. A informação foi confirmada ao PP pela assessoria de imprensa da companhia.
Fim do upgrade de cabine na tarifa Light
A política de upgrade de cabine do LATAM Pass permite que passageiros com status no programa escolham uma cabine superior (Premium Economy ou Premium Business) em voos da LATAM, desde que tenham adquirido passagens nas tarifas Standard ou Full.
Em agosto de 2023, a companhia fez uma exceção para bilhetes domésticos emitidos na tarifa Light, permitindo o upgrade para voos dentro do Brasil, desde que houvesse disponibilidade de assentos. Essa regra se aplicava a passagens emitidas até 31 de março de 2025. No entanto, como mencionamos no início da matéria, essa exceção foi encerrada no mês passado e, segundo a LATAM, não será prorrogada.
Dessa forma, para continuar elegível ao benefício, os passageiros devem adquirir bilhetes nas tarifas Standard ou Full, seja em passagens internacionais ou nacionais. Em voos operados por aeronaves da família Airbus A320 (A319, A320, A320neo, A321 e A321neo), o upgrade dá acesso à cabine Premium Economy, que conta com atendimento preferencial, mais conforto e espaço para as pernas.
Como funciona o upgrade de cabine do LATAM Pass
No sistema para upgrade de cabine do LATAM Pass, você precisa de um trecho de cortesia para solicitar em cada voo. De acordo com sua categoria, você possui uma quantidade de trechos de cortesia para solicitar upgrade em voos pela América do Sul e outra quantidade de trechos de cortesia diferente para solicitar upgrade em voos fora da América do Sul. O uso dos primeiros não afeta nem desconta o uso dos segundos.
Veja abaixo como são distribuídos os trechos cortesia para os clientes Elite:
Clientes com cartão LATAM Pass Itaú (LATAM Pass Itaú Mastercard Black, LATAM Pass Itaú Visa Infinite, LATAM Pass Itaú Visa Platinum e LATAM PASS Itaú Mastercard Platinum) possuem trechos de cortesia adicionais.
Como solicitar o upgrade
Para solicitar upgrade de cabine em voos domésticos, é necessário ser cliente LATAM Pass com uma passagem em tarifa elegível em um voo LATAM, ter um saldo de Trechos de Cortesia para voos dentro da América do Sul e acessar o site oficial até 48 horas antes do voo. A prioridade da solicitação depende da categoria Elite do cliente no programa e da ordem de solicitação.
Veja o passo a passo a seguir:
- Com 48 horas de antecedência do seu voo, acesse a página de upgrade do LATAM Pass;
- Uma vez na página, solicite o upgrade;
- Em seguida você verá seu lugar na lista de solicitação, para que possa saber com antecedência a probabilidade de conseguir o upgrade;
- Solicitação concluída! De 12 horas até 45 minutos antes do seu voo, você será informado da confirmação do upgrade.
Para mais detalhes, leia nossa matéria completa: “Como solicitar upgrade de cabine com trechos de cortesia na LATAM“.
Comentário
A mudança impacta diretamente os membros do LATAM Pass que costumam utilizar o benefício de upgrade de cabine em voos domésticos. A partir de agora, para continuar elegível ao upgrade, será necessário adquirir passagens nas tarifas Standard ou Full, que possuem um custo mais elevado em comparação à tarifa Light.
O que achou da notícia? Para saber mais sobre o upgrade de cabine do LATAM Pass, acesse o site do programa.