fbpx

LATAM anuncia grandes mudanças no LATAM Pass

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Em coletiva realizada agora há pouco, a LATAM divulgou uma série de mudanças no seu programa de fidelidade, o LATAM Pass. O grande destaque é a possibilidade de emissão com pontos das principais parceiras do programa de forma online. Contudo, nem tudo é positivo – a companhia anunciou a retirada de dois bons benefícios de clientes elite: o desconto de 10% em emissões com pontos e a isenção de multa para cancelamento e/ou remarcação de bilhetes.

Vale a pena comprar milhas LATAM Pass com desconto


Mudanças já introduzidas

Rafael Abib Walker, diretor de Customer Care do Grupo LATAM, contou que os aprimoramentos da LATAM estão sendo baseados em três pilares:

  • 1ª pilar: a reestruturação da plataforma
  • 2ª pilar: o redesenho da experiência do cliente (da emissão do bilhete a jornada de viagem)
  • 3ª pilar: agilidade, inovação e melhoria contínua

Essas mudanças vão ao encontro com outras features lançadas pela companhia nos últimos meses – como o novo site, que traz uma experiência mais simples, rápida e com um tempo no fluxo da compra de um bilhete 40% menor do que antes, a criação do perfil de usuário (com armazenamento de cartões de crédito e preferências de viagens), notificações personalizadas e o check-in automático.


Próximas mudanças

Martín Holdschmidt, diretor geral do LATAM Pass no Brasil, disse que chegou o momento do programa. Vamos entregar para o cliente LATAM Pass o mesmo nível de experiência digital que entregamos de forma inovadora para quem compra uma passagem com dinheiro. A lógica é a mesma: mais facilidade e transparência para todos que desejam resgatar uma passagem aérea com a LATAM”.

A partir de outubro será possível:

  • Emitir passagens utilizando Pontos + Dinheiro;
  • Alterar e cancelar passagens de forma online;
  • Marcar assentos e adicionar outros complementos em passagens aéreas;
  • Emitir bilhete das principais parceiras do programa de forma online (Aeromexico, Austrian, British Airways, Delta, Iberia, JAL, Lufthansa, Qatar Airways, Qantas e SWISS).

Em paralelo, a LATAM estará introduzindo uma “família de tarifas” (Light, Plus ou Top) em bilhetes emitidos com pontos. Cada uma dessas tarifas contam com restrições e vantagens específicas – exatamente como acontece com ‘bilhetes pagantes’.

Algumas mudanças negativas, no entanto, foram anunciadas. Clientes de categoria Platinum ou superior não terão mais:

  1. 10% de desconto na emissão de passagens com pontos;
  2. Isenção de multa para cancelamento e/ou remarcação de bilhetes aéreos (este benefício passará a ser exclusivo das tarifas Top).

Resumo das mudanças

Veja abaixo uma tabela com o resumo das mudanças divulgadas pelo LATAM Pass:

*As mudanças não alteram a quantidade de cupons de upgrade disponíveis para cada categoria do LATAM Pass. Seguindo o mesmo modelo de passagens pagas com dinheiro, só será possível utilizar os cupons em passagens resgatadas nos perfis de tarifa Plus e Top.


LATAM Wallet chega ao Brasil

A carteira digital da LATAM – apelidada da LATAM Wallet – chegou ao Brasil. A carteira armazena créditos que podem ser utilizados na compra de passagens aéreas e customização da jornada (como assentos e bagagens, por exemplo).

Através dela, a LATAM poderá oferecer compensações por serviços e reembolsos. Os reembolsos, vale notar, poderão continuar sendo solicitados da forma “tradicional”, caso você prefira.

Será possível carregar a LATAM Wallet com boleto bancário, transferências (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Banrisul) e cartão de crédito. É esperado também a possibilidade de transferência direta de créditos do LATAM Wallet para a conta bancária.


Comentário

A modernização do LATAM Pass é amplamente aguardada por membros do programa – e, aparentemente, está chegando “para valer”. Segundo a companhia, a partir de outubro teremos um programa mais ágil e com um fluxo de compras muito mais eficiente. A grande novidade será a possibilidade de emitir voos com pontos das principais companhias parceiras do programa, como a Aeromexico, Austrian, British Airways, Delta, Iberia, JAL, Lufthansa, Qatar Airways, Qantas e SWISS.

A introdução da “família de tarifas”, no entanto, impactará diretamente membros elite do programa. Isso porque eles deixarão de ter 10% de desconto em bilhetes com pontos e não poderão mais cancelar e/ou remarcar bilhetes com isenção de multa. Além disso, os generosos cupons de upgrade – grandes atrativos do LATAM Pass – serão restritos as tarifas Plus e Top.

O que você achou das mudanças do programa?

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.