fbpx

LATAM Brasil será a 1ª companhia do Brasil a operar voos com o Boeing 787 Dreamliner

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A LATAM anunciou que deve voar, a partir de dezembro, com um novo modelo de aeronave na sua frota no Brasil, o Boeing 787 Dreamliner. Com isso, a companhia será a primeira aérea do país a operar este avião no território nacional, após o término do processo de certificação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

LATAM-B787-9.png


A adição do 787 na frota da LATAM Brasil

A LATAM Brasil receberá 4 aeronaves provenientes da filiam da companhia no Chile, que serão utilizadas para reforçar as operações internacionais da empresa. Depois da saída do A350 da frota da LATAM por conta da pandemia da Covid-19, o 777-300 e o 767 foram as únicas aeronaves widebody que continuaram operando para a empresa. Agora, os 787 entrarão em jogo para fortalecer as operações internacionais da LATAM.

A primeira dessas aeronaves já se encontra em Guarulhos, onde aguarda a finalização dos trâmites para a nacionalização do modelo – hoje com matrícula chilena – de acordo com regulamentação da Agência de Aviação Civil. Essa aeronave pertence ao Grupo LATAM, que atualmente conta com 23 unidades em sua frota.

Os novos modelos de aeronaves serão usados com prioridade para voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras com o avanço da vacinação contra a Covid-19.

Segundo Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, a novidade vai deixar a companhia mais competitiva para a volta desse mercado. “A decisão de colocar em operação no Brasil um modelo que já era utilizado pelo Grupo vem para gerar mais eficiência para as operações internacionais, que terão agora uma única frota – a da família Boeing, com os 767, 777 e 787.”

Com uma frota única de wide-bodies da Boeing, a companhia poderá aproveitar 200 tripulantes técnicos e 900 de cabine do Boeing 777 para operar o 787 Dreamliner. Como os modelos são equivalentes, esses profissionais precisam apenas realizar um treinamento curto e específico para capacitação. E para a manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.

A LATAM já realizou o treinamento de simulador dos pilotos no Chile, na CAE Santiago (centro de treinamento terceirizado). Dessa forma, estes tripulantes já estão aptos para voar o Boeing 777 e o Boeing 787 Dreamliner no País. Atualmente, mais de 200 profissionais já foram treinados e cerca de 80 comissários passarão por treinamentos a cada mês.


Primeiros voos

O primeiro voo de certificação, sem passageiros, está previsto para 27 de setembro em rota doméstica de São Paulo/Guarulhos para Manaus. A LATAM programou para a segunda quinzena de dezembro o primeiro voo com passageiros na rota São Paulo/Guarulhos-Madri.


Ficha Técnica

Boeing 787-9

  • Fabricante: Boeing
  • Capacidade: 313 passageiros
  • Comprimento: 62.82 metros
  • Largura: 5.49 metros
  • Envergadura: 60.17 metros
  • Altura: 16.8 metros
  • Peso máximo de decolagem: 252.7 toneladas
  • Motores: 2 Rolls-Royce Trent1000J2

Boeing 787-8

  • Fabricante: Boeing
  • Capacidade: 250 passageiros
  • Comprimento: 57 metros
  • Largura: 5.74 metros
  • Envergadura: 60 metros
  • Altura: 17 metros
  • Peso máximo de decolagem: 227.9 toneladas
  • Motores: Rolls-Royce Trent 1000

Classe Executiva

Lembrando que a LATAM vem realizando um processo de retrofit em diversas aeronaves nos últimos anos. Para os clientes que viajam em rotas long haul, a LATAM está transformando a cabine de algumas aeronaves wide body Boeing 767 e Boeing 777. Além disso, os novos Boeings 787 e Airbus A350 recebidos, como no caso do 787-9 que o Fábio participou da entrega, já vem de fábrica como o novo interior.

Confira abaixo as fotos das cabines:

Boeing 787-8 (Executiva antiga) | Layout 2-2-2
Saiba mais clicando aqui

Boeing 787-9 (Executiva antiga) | Layout 2-2-2
Saiba mais clicando aqui

Boeing 787-9 (Executiva nova) | Layout 1-2-1
Saiba mais clicando aqui

Realizamos uma pesquisa na rota entre São Paulo e Madri, para a segunda quinzena de dezembro, data em que está programado o início das operações de voos de passageiros do 787 da LATAM Brasil.

Analisando o mapa de assentos, a rota será operada com o 787-9 com a Executiva no layout 2-2-2, portanto, o segundo das fotos acima.


A LATAM Brasil informou que conseguirá voar este modelo no País graças ao acordo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) do Brasil e do DGAC (Dirección General de Aviación Civil) do Chile, onde é possível realizar o intercâmbio de aeronaves de um mesmo grupo, desde que sejam operadas em território com pilotos nacionais daquela localidade.

Para isso, a LATAM precisará apenas ter um avião do modelo matriculado no Brasil, que será essa primeira aeronave que se encontra em Guarulhos.

Ansioso para voar no 787 operado pela LATAM Brasil?

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.