Hoje mais cedo fiz um post mostrando a inconsistência do LATAM Pass em relação aos valores publicados na tabela e os valores praticados no site. Pois bem, a empresa acabou de me confirmar que a partir de hoje vai adotar uma nova tabela para parceiros.
Como funciona o resgate de voos de parceiros
Para quem não está familiarizado com o processo, em voos operados 100% por companhias parceiras, os resgates possuem valores tabelados de acordo com origem e destino. O programa possui uma tabela de regiões, indicando os países que são contemplados em cada região.
Por exemplo, um voo entre São Paulo e Londres é considerado como um voo entre as regiões Brasil e Europa. Quando operado por uma companhia parceria, como a British Airways, ela terá um valor fixo. Já se o for operado pela própria LATAM, ele possuí valores flexíveis, podendo estar mais barato ou mais caro que o do parceiro, dependendo de fatores como data, disponibilidade e promoções.
Já falamos sobre esse assunto aqui no site, nesse post.
Tabelas de Resgate de Parceiros – Antigas
Confira abaixo como eram as antigas tabelas de resgate de parceiros do LATAM Pass:
- Econômica
- Executiva
- Primeira Classe
Tabelas de Resgate de Parceiros – Novas
Agora os valores são:
- Econômica:
- Executiva:
- Primeira Classe:
Comparação dos valores
Analisando a tabela, houve alguns resgates com aumento e outros não. Veja abaixo alguns exemplos:
Brasil x EUA
Econômica:
- Antes: 42.000
- Agora: 42.000
Executiva:
- Antes: 90.000
- Agora: 90.000
Brasil x Europa
Econômica:
- Antes: 48.000
- Agora: 67.200
Executiva:
- Antes: 120.000
- Agora: 168.000
Primeira Classe:
- Antes: 240.000
- Agora: 336.000
Pelo o que pude analisar, os reajustes praticamente foram exclusivos nos voos para a Europa.
Saída da oneworld e continuidade de parcerias bilaterais
Lembrando que a LATAM deixou a aliança oneworld a partir de 1º de maio. Porém, a companhia informou que vai manteve seus acordos bilaterais com a maioria dos membros da aliança (British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines).
Portanto, os novos valores de resgate valem para os voos operados pelas companhias em que ela manterá parceria, bem como com a Delta, já que os resgates já estão disponibilizados no programa.
Taxa de emissão LATAM
Vale lembrar que desde o dia 01/07 o Latam Pass também passou a cobrar uma taxa de emissão nas reservas de voos nacionais com menos de 90 dias ou internacionais com menos de 120 dias. Saiba mais aqui.
O que diz a LATAM
“O LATAM Pass, programa de fidelidade do Grupo LATAM Airlines, informa que, a partir de hoje, está disponível para todos os mercados a atualização da quantidade de pontos para resgates de passagens aéreas de companhias parceiras, que vale para todas as classes e destinos oferecidos. As tarefas mínimas, por classe, são de 24.000 pontos para tarifas Economy, 48.000 para Business e 60.000 pontos para First. As informações completas podem ser encontradas em: Regras de Resgate . As atualizações foram feitas de forma manual e gradual, por isso, alguns clientes puderam visualizá-las com antecedência por alguns períodos durante o dia.Reforçamos nosso compromisso com a transparência das informações e atualização constante dos benefícios do programa.”
Comentário
Analisando as tabelas podemos observar um reajuste bem significativo em alguns valores praticados para a Europa e, mais uma vez, temos que ressaltar que eles vieram sem aviso prévio do LATAM Pass para seus participantes – aliás, não sei se só veio porque fiz o post hoje de manhã. Normalmente, o mais justo e correto é a empresa avisa com 90 dias de antecedência.
Não somos contra alterações nas condições dos programas de fidelidade. Acho que em como qualquer negócio, ajustes precisam ser feitos (desde que com moderação), mas o que me deixa decepcionado é a falta de aviso prévio.
Vamos acompanhar se com todas essas mudanças na LATAM, o programa passa a disponibilizar o resgate de mais parceiros de forma online. Atualmente, grande parte deles só pode ser feito através do call center.
Para mais informações sobre as novas tabelas, clique aqui.