A LATAM anunciou mudanças nos materiais empregados nos serviços de bordo da classe econômica de seus voos, que permitirão eliminar mais de 1.200 toneladas de plástico de uso único. A iniciativa está presente em todas as rotas internacionais regionais e de longo alcance e faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa, que tem como objetivo eliminar 100% dos plásticos de uso único utilizados nas suas operações até 2023.
Mudanças nos serviços de bordo
O novo formato do serviço busca implementar uma cabine mais sustentável. Para isso, foi primordial a mudança dos materiais empregados no serviço de bordo (copos, talheres e bandejas), que agora foram substituídos por materiais mais sustentáveis, tais como talheres de fibra de bambu, bandejas reutilizáveis, embalagens de papel kraft e copos de papel sustentável certificado.
De acordo com Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM, cuidar do planeta é um objetivo necessário para a LATAM. Por essa razão, a empresa revisou todos os seus serviços e identificou cerca de 1.800 toneladas de plástico de uso único em nossos voos internacionais. “Nossas equipes se empenharam para redefinir todos os detalhes dos serviços, oferecendo uma mudança vantajosa para nossos clientes e também para nosso planeta”, afirma o executivo.
Amenity kit ecológico e reutilização de uniformes
A proposta é acrescida das mudanças realizadas na cabine Premium Business, que incluem a incorporação de bolsas reutilizáveis para comportar os elementos de descanso. Além dele, a empresa também está investindo em seus novos amenities kits ecológicos, que, entre as novidades, estão a escova de dentes de fibra de bambu com embalagem de cana de açúcar, embalagem de papel kraft para os tampões de ouvidos e meia e tapa-olhos de plástico reciclado.
O Grupo LATAM também tem incluído outras ações de reciclagem e reutilização. Em voos domésticos do Chile, Peru, Colômbia e Equador, por exemplo, a empresa conta com o programa “Recicle sua Viagem”, em que os comissários de bordo recolhem os plásticos e latas utilizados a bordo. No caso da Colômbia, este processo é realizado em solo.
Por sua vez, em parceria com grupo de mulheres empreendedoras e entidades parceiras, o Grupo continua com seu programa de reutilização de uniformes no Peru, Chile, Colômbia, Equador e Brasil. Graças à iniciativa, os uniformes que seriam descartados passam a ter uma nova utilização e finalidade.
As iniciativas citadas fazem parte da estratégia de sustentabilidade do Grupo LATAM, cujas metas incluem ser zero resíduos para aterros sanitários até 2027, reduzir e compensar 50% das emissões domésticas até 2030 e neutralizar as emissões de carbono até 2050.